Deck para piscina: como escolher um para colocar no condomínio

Powered by Rock Convert
Loja VirtualPowered by Rock Convert

Não há dúvidas de que um condomínio com piscina é muito mais valorizado, tornando muito mais atrativa sua área de lazer. O que poucas pessoas se dão conta é de que existe um item que pode enriquecer ainda mais o espaço da piscina, diferenciando-o de grande parte dos condomínios que existem por aí.

Estamos falando do deck para piscina, peça decorativa que, além de trazer elegância e sofisticação ao ambiente, proporciona mais segurança aos frequentadores.

Ficou curioso para saber mais sobre os decks? Então continue a leitura e veja as opções de decks disponíveis no mercado e qual o melhor tipo para cada tipo de piscina e condomínio.

Vamos lá?

O que é um deck de piscina, afinal?

O deck de piscina é a área ao redor da piscina, onde são colocados espreguiçadeiras, mesas e outros móveis de piscina. O deck é muito importante para trazer estilo e personalidade a esse espaço, devendo conter materiais antiderrapantes e um design convidativo e elegante.

Em suma, é o local perfeito para diversão em família.

Borda e deck: qual a diferença?

As bordas de piscina são feitas, geralmente, de concreto, azulejos, pedras naturais ou de fibra de vidro, acompanhando o material e o tipo das piscinas. Elas se configuram apenas pelos locais que margeiam a piscina, onde as pessoas costumam ficar sentadas ao molhar os pés, por exemplo.

Já o deck é o material construído logo após essa margem, podendo ser removível sem que isso afete a estrutura da piscina. Além de fornecer uma superfície segura e antiderrapante, o deck também ajuda no sistema de drenagem, fazendo com que qualquer fluxo de água escoe para longe da piscina.

Isso sem contar no efeito estético que o deck proporciona e que, dependendo do material que foi construído, torna o espaço sinônimo de sofisticação e conforto.

Quais são os principais materiais dos decks?

Uma das considerações mais importantes na hora de construir qualquer deck de piscina é o tipo de material que será utilizado. Essa escolha dependerá de vários fatores, como a paisagem ao redor, a disponibilidade de espaço, a quantidade de tráfego de pessoas que o deck receberá, o orçamento disponível etc.

Contudo, todos os materiais devem cumprir com alguns requisitos, incluindo serem resistentes à exposição constante de água e de sol e a produtos químicos utilizados para a limpeza das piscinas. Eles também precisam ser confortáveis aos pés descalços e ter superfícies antiderrapantes.

Veja abaixo os principais materiais utilizados em decks.

Concreto

O concreto é o material de deck de piscina mais popular (e geralmente o mais acessível). Eles podem ser feitos com acabamento desempenado ou vassourado, sendo este último responsável por criar uma estampa padrão no concreto. As estampas podem se parecer com pedra (granito ou mármore), azulejo ou tijolo. Várias opções de cores também estão disponíveis.

Powered by Rock Convert

Apesar da acessibilidade, o concreto tem algumas restrições climáticas. Se você mora em uma região com inverno rigoroso, o concreto pode não ser a melhor escolha, já que temperaturas muito baixas podem fazer com que o material apresente rachaduras ao longo do tempo.

Madeira

A madeira é outro material bastante popular para decks. Além de ter um baixo custo, é fácil de instalar e cria uma aparência bonita e natural a todo o ambiente. Uma vez que eles podem ser construídos alguns centímetros acima do solo, os decks de madeira são uma ótima escolha para pisos irregulares.

No entanto, há uma desvantagem: a quantidade de manutenção preventiva. Isso porque o deck de madeira precisará ser regularmente polido e envernizado para evitar danos e perda de cor.

No caso dos condomínios, essa mão de obra deve ser levada em consideração na hora do recolhimento das taxas de manutenção do prédio.

Pedra natural

As pedras naturais são duráveis e elegantes, tornando-as um dos materiais de deck mais populares para piscinas expostas a todos os tipos de climas. Elas estão disponíveis em diversas formas, tamanhos, cores e preços, fornecendo uma aparência atemporal e natural, adequada para praticamente qualquer estilo arquitetônico.

As pedras têm uma ótima durabilidade e quase não requerem manutenção, além de disporem de um atrito natural, que ajuda a aumentar a segurança à beira da piscina.

Diferentes tipos de pedras naturais estão disponíveis. O mármore travertino é uma das mais populares, já que tem propriedades antiderrapantes naturais que o torna confortável e seguro para um ambiente úmido.

No entanto, todas essas vantagens fazem com que as pedras sejam uma das opções mais caras para decks de piscina.

Bloquetes de concreto (pavers)

Os pavers são pequenos tijolos feitos de concreto ou pedra. Eles são organizados em um padrão de entrelaçamento e, em seguida, colocados em cima de uma base feita de pedra ou areia.

A vantagem em relação ao concreto é que os pavers têm muito menos probabilidade de se quebrar ou sofrer danos, além de sua reparação ser muito mais fácil. Se um dos tijolinhos rachar, por exemplo, ele pode simplesmente ser removido e substituído, o que não acontece com o concreto, que será preciso trocar o bloco inteiro.

Além disso, eles oferecem diversas opções de design, em uma grande variedade de formas, tamanhos e cores. Seu custo é relativamente alto em comparação com outros materiais de deck, em geral são mais baratos que as pedras naturais.

Quais os benefícios de uma área de piscina com deck?

Como visto, existem diversos tipos de materiais de deck para piscina, que suprem as necessidades de diferentes tipos de ambientes. Veja algumas das principais vantagens em investir nesse item:

  • visual mais aconchegante e diferenciado;
  • valorização do ambiente;
  • maior conforto térmico e menos possibilidade de reflexo de radiação solar;
  • mais segurança e menos ricos de acidentes;
  • auxílio no sistema de escoamento de água.

Sim, os decks para piscina são tudo de bom, independentemente de serem instalados em casas ou condomínios. É importante, contudo, escolher uma empresa especializada e que tenha credibilidade no mercado. A Pool Rescue, por exemplo, é conhecida por oferecer aos seus clientes serviços de excelência que priorizam a segurança de seus usuários.

E então, gostou do artigo? Aproveite e entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços! Teremos o maior prazer em atendê-lo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.