Aquecimento para piscina no Rio de Janeiro: processo e produtos

Saiba como escolher o aquecedor de piscina ideal no Rio de Janeiro
outubro 15, 2021
Sauna indoor: o que é, como funciona, como colocar na casa e mais
outubro 22, 2021

Aquecimento para piscina no Rio de Janeiro: processo e produtos

Quando falamos em piscina, logo pensamos em poder usufruir dos seus benefícios durante o ano todo, porém para isso ocorrer é importante pensar na necessidade do aquecimento para piscina no Rio de Janeiro.

Pensar em todos os fatores que influenciam na comodidade em construir uma piscina é primordial, obviamente, existem alguns requisitos que trarão vantagens e desvantagens na sua utilização, por esse motivo é importante estar atento a esses pontos para que não haja surpresas futuras.

Se você está pensando no aquecimento para piscina no Rio de Janeiro, leia este post atentamente, pois trataremos das principais informações sobre o assunto!

Quais as vantagens de uma piscina aquecida?

O investimento em um ambiente com piscina é, consideravelmente alto, por esse motivo, só utilizá-la durante os meses do verão acaba sendo até um desperdício, para você poder usufruir da comodidade de uma piscina o ano todo é imprescindível pensar no aquecimento, dessa forma podendo usufruir dos banhos de piscina até mesmo no inverno.

Como mencionamos, há custo ao instalar uma piscina, da mesma forma quando decidimos pelo aquecimento para piscina esse investimento aumenta, contudo, é necessário pensar no custo benefício em longo prazo e todas as vantagens que se terá ao escolher o aquecimento para piscina no Rio de Janeiro.

Aproveitamento

Com um aparelho para o aquecimento da piscina a utilização desse ambiente, praticamente, dobra, pois é possível desfrutar de uma água em temperatura agradável durante todas as estações do ano.

Diversão

É comum as crianças e idosos não permanecerem muito tempo na piscina quando a tempera começa a cair, com o aquecimento para piscina no Rio de Janeiro é possível regular a temperatura da água, deixando ela morninha para esses usuários, garantindo à diversão por muito mais tempo.

Esporte

Muitas pessoas acabam deixando os esportes aquáticos de lado por falta de tempo e por não conseguir conciliar um horário flexível com a rotina do dia a dia, muitas vezes, é apenas a noite o tempo livre para dar um mergulho, no entanto, ter que encarar uma água mais fria acaba sendo um impeditivo.

Ao optar por uma piscina aquecida, isso deixou de ser um problema, pois você terá água agradável a qualquer hora do dia, sem falar de poder estar na comodidade da sua casa.

Esse fator é determinante não apenas pela comodidade e conforto, mas também é um alento para os amantes dos esportes, já que podem praticar seus hobby de maneira prática.

Manutenção

Mesmo havendo a necessidade de um investimento maior no início, o custo de manutenção não é algo que se deva fazer com que essa aquisição seja deixada de lado, por haver diversos modelos de aquecimento para piscina no Rio de Janeiro, a manutenção é algo fácil e que não renderá problemas para os usuários.

Como é realizado o processo de aquecimento?

De veras, há uma dificuldade na escolha do aquecimento para piscina no Rio de Janeiro, isso porque, no mercado existem diversos modelos que precisam ser analisados com o ambiente onde será instalado o equipamento. Conheça um pouco mais dos principais aquecedores de piscina utilizados.

Aquecedor à gás

Esse método de aquecimento da água é um dos que mais traz estabilidade na temperatura da água, no entanto, ele entra em conflito com os métodos sustentáveis, pois utiliza da queima de gás combustível para realizar o processo.

Além disso, é necessário pensar na infraestrutura, uma vez que, esse tipo de equipamento precisa de um espaço maior para serem armazenados, além de disso, precisa ser fechado, evitando o acesso de usuário, porém precisa ter ventilação,

Aquecedor solar

Esse aquecedor é um dos que requerem um maior investimento, contudo após instalados sua grande vantagem é que não se gasta com energia elétrica. Geralmente, sua instalação é realizada com grandes placas que captam a luminosidade e o calor solar, por esse motivo eles são acoplados no telhado, espaço com maior incidência de sol.

No entanto, é necessário avaliar o espaço, lugares com pouca incidência de sol não são recomendados para esse tipo de aquecimento, isso porque, necessitam do sol para realizar o processo.

Bombas de calor

O trocador de calor, como esse equipamento também é conhecido, utiliza da energia elétrica para realizar o seu processo, porém, além disso, ele é um mecanismo com um sistema de refrigeração.

Dessa forma, ele utiliza do calor do ambiente para realizar o seu processo, uma das suas desvantagens é a necessidade de ser instalado em local aberto com boa ventilação.

O que avaliar antes de optar pelo aquecimento para piscina no Rio de Janeiro?

Como há diversos modelos de aquecedores para piscinas, é preciso avaliar alguns fatores e, a partir daí verificar o que melhor se enquadra no ambiente e o que você almeja com a escolha.

Conhecer o ambiente em que se vive é imprescindível para essa escolha, primeiramente, se deve verificar as temperaturas médias do local, com essa informação é possível destacar os equipamentos que gerarão temperaturas maiores, o que seria uma ótima opção para as regiões com médias muito baixas no inverno.

O tamanho da piscina é outro fator a ser considerado, uma vez, que o volume influencia diretamente no tempo de espera para que o aquecimento ocorra.

Qualquer equipamento adquirido necessitará de uma manutenção, dessa forma, é preciso pensar nesse assunto, que tipo de manutenção será necessário para cada tipo de aquecedor.

Por exemplo, para realizar a manutenção dos aquecedores solares é preciso fazer esse processo nas bombas e também nas placas solares instaladas no telhado, já nos aquecedores elétricos e bombas de calor, a manutenção se estende as tubulações, a parte elétrica e nos componentes internos do equipamento.

A qualidade do produto é outro item de grande importância a ser avaliado, como mencionamos, há diversas opções no mercado, porém é fundamental se ater a qualidade do produto.

Por esse motivo, além de verificar as recomendações é essencial observar se o equipamento possui os principais selos de qualidade, sendo o principal dele, o do INMETRO.

Como vimos, há diversos fatores que precisam ser analisados antes de realizar a escolha pelo melhor tipo de aquecimento para piscina no Rio de Janeiro, no entanto, encontrar tudo que você precisa em uma mesma empresa facilita todo o processo, nós da Pool Rescue temos uma equipe especializada em piscinas para te ajudar.

Agora que você sabe as principais informações sobre aquecimento para piscina no Rio de Janeiro, entre em contato conosco, e conheça nossos serviços!