Saiba como escolher o aquecedor de piscina ideal no Rio de Janeiro

(X) tipos de tratamento para piscina
outubro 11, 2021
Aquecimento para piscina no Rio de Janeiro: processo e produtos
outubro 22, 2021

Saiba como escolher o aquecedor de piscina ideal no Rio de Janeiro

Poder usufruir da piscina durante o ano todo é uma das grandes ambições dos banhistas, mesmo em regiões em que o ar quente perdura na grande maioria do tempo, poder utilizar da piscina em dias mais frios só é possível se a água estiver agradável, por isso saiba como o aquecedor de piscina ideal pode ser muito útil para você.

O aquecedor de piscina ideal é responsável por deixar a água em temperatura apta para o banho, tomar um banho fresco durante o verão e com a água aquecida durante o inverno só é possível com a ajuda de um aquecedor de piscina.

Para lhe auxiliar, neste post listamos as principais informações do que avaliar para escolher o aquecedor de piscina ideal. Continue a leitura e confira!

O que é um aquecedor de piscina?

O aquecedor de piscina nada mais é que um aparelho responsável por aumentar a temperatura da água, deixando ela agradável para o banho, para isso ocorrer é preciso alguns fatores determinantes no processo.

Conhecer a infraestrutura da piscina, as características do ambiente, entre outros fatores, são determinantes para a escolha de um aquecedor de piscina ideal.

Basicamente, o processo ocorre pela transferência de calor para à água a partir de um sistema, podendo ser elétrico, à gás, solar entre outros, por esse motivo é determinante analisar todas as características para só assim definir a escolha.

A ideia que um aquecedor de piscina é sinônimo de altos investimentos já está ultrapassada, hoje existem diversos modelos que se adaptam muito bem aos espaços, além de possuírem custos atrativos, considerando o custo-benefício esperado.

Por que é importante escolher um aquecedor de piscina ideal?

O aquecimento da piscina deixou de ser um item de luxo e passou a ser essencial para o bom uso e a valorização do imóvel. No entanto, é preciso estar atento a alguns fatores para poder usufruir de todos os benefícios propostos pelo equipamento. Veja o que analisar para escolher o aquecedor de piscina ideal.

Tamanho da piscina

O volume de água e o tamanho da piscina é um dos pontos essencial para a escolha de um aquecedor de piscina ideal, isso porque o tamanho influencia diretamente no tempo que o equipamento levará para aquecer a água.

Muitas vezes, em piscinas maiores alguns tipos de aquecedores acabam não suprindo a necessidade de aquecimento, justamente pelo tamanho, sendo necessário mais de um equipamento para realizar o processo, isso acaba elevando o custo.

Tipo de ambiente

O ambiente onde será instalado o aquecedor é decisivo para o fluxo do processo, uma vez que pode interferir no resultado esperado, assim como, nos custos de instalação.

Por exemplo, em uma piscina instalada em uma área de pouca incidência de sol, fica quase inviável optar pelo aquecedor solar, isso porque, para esse tipo de processo é fundamental a captação constante do calor solar e da luminosidade.

Tipo de instalação

Por haver diversos tipos de equipamentos no mercado é imprescindível analisar o processo de instalação do aquecedor, esse é outro fator determinante para escolher o aquecedor de piscina ideal.

Alguns tipos de aquecedores precisam de um pequeno espaço para serem instalados, se alocando perfeitamente no seu ambiente, por outro lado, alguns já requerem uma infraestrutura maior, muitas vezes, fazendo que até obras sejam realizadas, por esse motivo é importante analisar esse fator.

Qualidade do produto

A qualidade é definitivamente o item mais importante, mesmo existindo uma variedade de equipamentos a serem escolhidos, a qualidade deve ser priorizada, a dúvida aqui é qual dos aquecedores trará maior resultado na sua piscina, porém independentemente do modelo escolhido é importante verificar se ele é aprovado pelos órgãos responsáveis.

Custo de manutenção

Muitas vezes a escolha do aquecedor de piscina ideal esbarra no custo de manutenção. Muitos equipamentos com a aquisição menos onerosa são possuem um alto custo de manutenção, empatando com aquecedores mais caros, porém com manutenção mais baratas.

Para tirar proveito disso é importante analisar minuciosamente esses itens, escolhendo aquele que em longo tempo trará a qualidade esperada e o custo mais acessível.

Quais os principais tipos de aquecedores de piscina?

Como mencionamos, existem diversos tipos de aquecedores no mercado, porém para escolher o aquecedor de piscina ideal para você é importante analisar aquele que melhor se enquadra as suas necessidades, conheça os mais utilizados:

  • aquecedor elétrico: nesse tipo de equipamento a água passa por ele, fica aquecida e após é liberada, a sua principal desvantagem é o alto consumo de energia elétrica.
  • bomba de calor: basicamente, esse tipo de aquecedor capta a temperatura do ambiente e joga ele na água a deixando aquecida, sua principal desvantagem é a necessidade de ser instalado em um local bem ventilado e aberto além do tempo necessário para ocorrer o primeiro aquecimento;
  • aquecedor à gás: seu sistema de funcionamento também utiliza a troca de calor, porém ao invés de utilizar a temperatura ambiente, ele se utiliza da queima de gases, transferindo a temperatura para a água. Sua principal desvantagem é o alto custo com a compra de gás além de não colaborar com a sustentabilidade;
  • aquecedor solar: esse tipo de aquecedor tem como principal principio a captação de luz solar, por esse motivo é necessário a instalação de placas coletoras, geralmente instaladas no telhado para a melhor captura, elas transferem o calor para a água, sua principal desvantagem é a necessidade de se ter uma área equivalente ao tamanho da piscina para colocar as placas, além do equipamento aumentar em média apenas 10 graus a temperatura da água. Assim em dias muito frios a água não aquece o suficiente.

Quais as principais vantagens em adquirir um aquecedor de piscina?

Com uma escolha correta do aquecedor de piscina ideal é possível usufruir de diversas vantagens, tornando ainda mais agradável à utilização do equipamento. Veja os principais:

  • viabiliza o uso da piscina para qualquer estação do ano;
  • proporciona bem-estar e saúde, uma vez que sabemos do poder da água aquecida traz para os usuários;
  • valorização do imóvel.

Se você esta pensando em instalar um aquecedor de piscina, agora você tem as principais informações do que avaliar para não ser surpreendido no futuro. Considerando que há diversos fatores que precisam ser analisados, como o custo obviamente, mas também o espaço para instalação, os danos causados ao ambiente, entre outros.

Porém, mesmo com o acesso a todas essas informações é imprescindível poder contar com uma empresa especializada no assunto que lhe auxiliará nos demais pontos necessários para uma excelente escolha.

Agora que você sabe os principais detalhes para escolher o aquecedor de piscina ideal, entre em contato conosco, somos uma empresa especializada no assunto e pronta para lhe dar o suporte necessário!