O que são cloraminas e por que fazem tanto mal à saúde?

Por que é importante trocar o vinil da sua piscina?
junho 22, 2021
Veja como ter piscina em ambientes pequenos no Rio de Janeiro
agosto 3, 2021

O que são cloraminas e por que fazem tanto mal à saúde?

As cloraminas são perigosas, pois causam diversos problemas à saúde. Elas se formam nas piscinas usadas em excesso sem cuidados ou que ficam sem uso e mal conservadas, sem tratamento por longos períodos.

Embora tenham sua raiz na palavra cloro, as cloraminas são combinações do produto químico com outras substâncias orgânicas e ambientais, como urina, suor, óleos e cremes para a pele, maquiagem, protetor solar e até mesmo o pólen das flores. Têm como característica o cheiro forte, confundido ao do cloro, mas este, misturado à matéria orgânica, já não tem nenhuma eficácia.

Quimicamente falando, a reação do cloro livre com o átomo de nitrogêneo resulta em amônia, que tem odor forte, ou compostos orgânicos contendo um átomo de nitrogêneo reativo.

Isso te causou mais dúvidas? Continue a leitura para entender mais sobre os males da cloramina e o que você pode fazer para evitá-la.

Por que as cloraminas fazem mal à saúde?

A dosagem correta de cloro é fundamental para o equilíbrio da água da piscina. Quando a quantidade utilizada fica abaixo do ideal, as matérias orgânicas não são combatidas e essa mistura com o pouco cloro resulta na cloramina, causadora do cheiro forte e da irritação nos olhos que, certamente, você já deve ter sentido alguma vez na vida.

Além disso, podem surgir:

  • irritação da pele e mucosas;
  • dor de cabeça;
  • dor de ouvido;
  • alergias ou o agravamento delas;
  • diarreia;
  • ressecamento da pele e do cabelo, entre outros sintomas.

Os efeitos são mais prejudiciais às crianças. Além disso, especialistas da área da saúde indicam que a exposição prolongada à cloramina pode provocar problemas respiratórios graves e até mesmo alguns tipos de câncer e a infertilidade masculina.

Como saber se a minha piscina está com cloraminas?

Por incrível que pareça, uma piscina com pouco cloro fica com cheiro forte de… cloro! Sim, a cloramina provoca um forte odor que pode ser confundido com o excesso de químicos, mas é o contrário.

Para ficar claro: o cloro, na quantidade certa, se dissolve na água e não apresenta odor. Quando a água começa a ficar com cheiro forte, significa que o cloro não está fazendo efeito e que a mistura dele com urina, suor e outras matérias orgânicas que não são eliminadas formou as cloraminas.

Assim, quando a sua piscina começar a “cheirar mal”, faça o teste com fitas e um kit apropriado para saber os niveis de cloro livre e total. Ao subtrair o cloro livre do total, é possível chegar no nível de cloro combinado.

Entretanto, basta manter o cloro total entre 1 e 3 ppm para não correr o risco. Abaixo disso, indica que está na hora de tratar a água.

Como eliminar as cloraminas da piscina?

Você já entendeu o que são cloraminas, como identificá-las e o quanto elas são prejudiciais a saúde, certo? Agora, vamos entender como eliminá-las.

Se você identificou cheiro forte na sua piscina, precisa realizar uma supercloração da água, também conhecido como tratamento de choque. Ou seja, você deverá fazer uma aplicação de cloro suficiente para atingir entorno de 5ppm no seu kit para medição da qualidade da água.

Em geral 14 a 20 gramas de cloro granulado por metro cúbico são suficientes para eliminar as cloraminas. Após o tratamento de choque faça a filtragem completa da água, garantindo que todo o seu volume passe pelo filtro. Não utilize a piscina no período em que estiver fazendo esse procedimento, que deve ser de pelo menos 24 horas.

Caso seja necessário, reaplique o cloro até que a piscina volte às condições de uso. Ou seja, com os níveis de cloro e pH equilibrados.

Alternativa

Uma alternativa ao tratamento de choque com cloro é a aplicação de ozônio na água, que também elimina as bactérias e, consequentemente, as cloraminas. Mas para ambos os casos é importante contar com o apoio de uma empresa especializada na aplicação dos produtos.

Do contrário, você pode acabar gastando cloro demais e não resolvendo o seu problema. Além disso, cabe lembrar que o excesso de químicos também pode ser extremamente prejudicial à saúde, principalmente para quem sofre de problemas respiratórios, como asma.

Posso prevenir o surgimento de cloraminas?

Certamente melhor do que fazer um tratamento de choque é prevenir o aparecimento de cloraminas na sua piscina. Para isso, basta ter alguns cuidados básicos para mantê-la limpa por mais tempo:

  • use e oriente todos da casa ou do condomínio a sempre utilizarem a ducha antes de entrarem na piscina, para retirar o excesso de protetor solar, suor, óleo ou outros produtos usados na pele e nos cabelos;
  • não use maquiagem quando for tomar banho de piscina;
  • não utilize piscinas públicas ou coletivas se você teve diarreia nas duas semanas anteriores, pois isso pode ser indicativo de alguma bactéria, o que pode acabar passando para a água;
  • evite piscinas cobertas, pois a cobertura faz com que a cloramina fique ainda mais concentrada na água;
  • oriente as crianças a não urinarem na piscina;
  • fique atento a qualquer alteração de cheiro, cor da água e se as paredes da piscina começarem a ficar lisas. Isso pode ser indicativo da formação de algas, o que associada ao cloro também leva à formação da cloramina;
  • use flutuadores, que distribuem o cloro de forma homogênea pela piscina, mantendo a água cristalina;
  • acompanhe diariamente os níveis de cloro, alcalinidade e pH da água com o kit medidor. A qualquer alteração, corrija imediatamente aplicando o produto adequado;
  • aplique o cloro sempre de acordo com as orientações do fabricante para o tamanho e volume de água da sua piscina.

Como você viu neste texto, as cloraminas são um problema sério, causador de diversas doenças e que pode ser evitado. Por isso, não poupe cloro, nem esforços para manter a sua piscina limpa e própria para banho.

Mesmo que a piscina não esteja em uso, evite ficar muito tempo sem tratar a água para que não seja mais difícil ainda eliminar as bactérias e protozoários. Lembre-se que água parada é um campo perfeito para o desenvolvimento dos agentes nocivos à saúde.

Gostou das nossas dicas? Você já tinha ouvido falar das cloraminas?Deixe seu comentário neste post.