Sauna indoor: o que é, como funciona, como colocar na casa e mais

Aquecimento para piscina no Rio de Janeiro: processo e produtos
outubro 22, 2021
5 dicas de como fazer a limpeza de piscina corretamente
novembro 22, 2021

Sauna indoor: o que é, como funciona, como colocar na casa e mais

A comodidade e o relaxamento de uma sauna indoor é uma das grandes ambições dos usuários, poder usufruir desses benefícios em casa torna esse momento ainda mais atrativo, trazendo benefício para o corpo e para a saúde.

Para que isso ocorra de forma agradável é de suma importância estar atento aos diversos fatores que influenciam na instalação e proporcionam um melhor aproveitamento do ambiente de lazer.

No post de hoje, traremos as principais informações sobre os benefícios da sauna indoor e o que precisa ser analisado para realizar a instalação. Leia atentamente e confira!

O que é sauna indoor?

Criada para facilitar a instalação, os gerados de vapor indoor surgiram como uma solução rápida e prática para os amantes de saunas. Muitas vezes, o principal empecilho é necessidade de grandes ambientes ou uma infraestrutura adequada para essa instalação, gerando um alto custo.

A sauna indoor surgiu como um alento para os apreciadores desse ambiente. Por possuir um formato versátil, ele é mais compactos do que os habituais equipamentos de sauna, com isso, podendo ser instalado em ambientes menores, especialmente residências e apartamentos.

De modo geral, a sauna indoor precisa ter acesso à eletricidade e, obviamente, à água, a partir disso, à água é enviada para o equipamento, por meio de uma mangueira, passa pelo gerador de vapor, que libera, através de uma tubulação o vapor necessário para a sauna.

Mesmo sendo um equipamento de fácil utilização, é fundamental ter alguns cuidados para a sua utilização, visando sempre a segurança. Dessa forma, é fundamental que ele seja instalado em um ambiente fora do alcance dos usuários.

Além disso, uma sauna indoor significa a segurança e a comodidade para os usuários, além de privacidade. Considerando que o seu próprio banheiro pode ser transformado em sauna, por ser um ambiente fechado.

Quais os principais benefícios da sauna indoor?

Não é de hoje que os tratamentos terapêuticos têm cada vez mais adeptos, a sauna indoor é um grande aliado nesse processo. Pois, proporciona diversos benefícios aos seus usuários, confira alguns deles:

Auxilia na queima de gordura

É comum ouvirmos falar que “suor não emagrece”, contudo, isso não é totalmente verdade. Pois, para produzir o suor é necessário diversos fatores, esses por usa vez, auxiliam no processo de queima de gordura.

Quando falamos em suor, imediatamente lembramos na sauna, esse ambiente de veras é propício para o aumento do suor. Isso porque, para isso ocorrer é necessário estimular as glândulas sudoríparas, responsáveis pelo suor, essa estimulação ocorre na sauna.

Além disso, esse processo faz com que o coração trabalhe de forma mais acelerada, ocorrendo a queima de energia, logo, a utilização da sauna indoor auxilia na queima de gordura, ajudando na perda de peso.

Melhora da circulação sanguínea

A utilização da sauna é um forte aliado na prevenção de doenças cardiovasculares, isso porque, ao frequentar esse ambiente a circulação sanguínea apresenta uma grande melhora, pois o nível de temperatura elevado ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos, regulando a pressão arterial, dessa forma reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares.

Eliminação das toxinas

A utilização da sauna indoor trabalha também em benefício da pele, a partir do momento que o calor gerado na sauna atinge o corpo, a transpiração é liberada, esse processo ajuda na liberação de toxinas presentes no corpo.

Quando o assunto é uma pele lisinha, a sauna indoor é ainda mais recomendada, pois o vapor gerado auxilia na dilatação dos poros, facilitando a eliminação do sebo e das impurezas da pele.

Contudo, é preciso ficar atento, pois o uso inadequado ou por tempo demasiado, pode não trazer esses benefícios e sim prejudicar a saúde dos usuários. Seguir as recomendações do tempo na sauna é primordial.

Ajuda no combate as doenças respiratórias

Pessoas com doenças como asmas, bronquiolites, gripes e sinusites são uma das mais beneficiadas pelo uso das saunas. Isso se deve pela forma com que os brônquios reagem à elevação da temperatura e a produção do vapor.

Em um ambiente como a sauna, com a umidificação do ar, juntamente com a elevação da temperatura, em casos como a sinusite, esse conjunto de fatores auxilia, pois, com esse processo a mucosa nasal é umidificada e as secreções são liberadas mais facilmente.

O que precisa ser avaliado para a instalação da sauna indoor?

Atualmente, há diversas facilidades para a construção de uma sauna indoor, como mencionamos cômodos em casas e até apartamentos podem se tornar uma sauna, gerando toda a praticidade desse ambiente.

Contudo, se você pretende construir uma sauna é preciso estar atendo a alguns fatores determinantes que garantam o conforto e a segurança dos usuários, veja os principais deles.

Revestimento

É importante que o ambiente seja revestido, paredes, teto e piso, antes desse revestimento é importante que seja aplicada uma camada térmica. Isso ajudará no processo de geração de calor, a não aplicação desse material não impede a construção da sauna, porém pode comprometer a geração de vapor.

Teto

É recomendado que o teto tenha uma altura média de 220 cm, com uma leve inclinação do teto em relação aos bancos, ou seja, estando oposta aos bancos, com isso, as gotas frias não recaem sobre os usuários.

Bancos

Idealmente, por sua durabilidade muitas saunas utilizam bancos de alvenaria, contudo para uma estética mais moderna e aconchegante, muitos ambientes optam por materiais utilizados nos ambientes de jardins e piscinas, com materiais em plásticos.

Iluminação

Obviamente, esse fator é um dos que requerem mais atenção, como a sauna gerará vapor e com isso as gotículas de água serão geradas é necessário utilizar equipamentos de iluminação compatíveis com o ambiente. É recomendado que sejam utilizadas luminárias blindadas e à prova d’água, além disso, é necessário que sua instalação seja na parede e não no teto, dificultando o contato com a água.

Como você pode perceber a sauna já não é um assunto que requer grandes obras, é possível idealizar esse ambiente na sua própria casa, de um jeito prático e aconchegante. Nós da Pool Rescue temos tudo que você precisa realizar esse sonho.

Agora que você sabe o que é uma sauna indoor e os benefícios que ela proporciona, entre em contato conosco e veja as melhores formas de ter uma sauna em casa.