As certificações de guardião de piscinas não são obrigatórias — nem por isso elas são menos importantes. Basta pensar em qualquer atividade profissional que exercemos: ter uma ou mais qualificações diferenciam um indivíduo de outro, destacando-o no mercado de trabalho.
Por isso, neste post nós vamos falar um pouquinho a respeito das certificações de guardião de piscinas e o que elas agregam no dia a dia. Continue com esta leitura e descubra o quanto uma especialização acadêmica pode contribuir para novos horizontes na carreira do guardião!
Comecemos pelo básico: o guardião de piscinas é uma figura que deve, acima de tudo, ser habilitada pelo Corpo de Bombeiros. Com isso, ele pode exercer o seu cargo em diversos locais — especialmente aqueles com piscinas de uso coletivo, como:
Entre outros estabelecimentos. E isso se deve ao fato de que, embora todas as certificações de guardião de piscinas não sejam necessárias, a presença dessa figura no local é. Inclusive, faz parte de projetos de leis em diversos municípios.
No Rio de Janeiro, por exemplo, podemos apontar a Lei nº 3728/2001. Nela, consta que esses espaços demandam um profissional, ao menos, para cuidar da segurança e do bem-estar dos usuários. Negligenciar essa lei é passível de multa ou mesmo a interdição do espaço.
Vale destacar, ainda, que no território fluminense um tipo de qualificação é exigido: o curso realizado por uma empresa que seja credenciada pelo CBMERJ (Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro).
Se a certificação é exigida para que um guardião de piscinas se especialize e atue no mercado, é fundamental que o profissional se atualize constantemente. E, como já mencionado, não apenas nesse setor, como em qualquer outro. Afinal de contas, um ou mais certificados profissionais são importantes para:
Além disso, convém destacar que, com as certificações de guardião de piscinas, o profissional consegue as melhores oportunidades do mercado. E, pensando no mais elementar: estamos lidando com a segurança dos usuários em piscinas coletivas. Quanto mais qualificados os profissionais, melhor.
Obter variadas certificações para guardião de piscinas faz com que o profissional se previna contra todo tipo de situação que possa encontrar em sua rotina. Afinal, são cursos que visam cercar o profissional de conhecimentos — teóricos e práticos — para se destacarem.
Em geral, as certificações para guardião de piscinas são valiosas para garantir que ele aprenda a:
Ou seja: mais que um vigilante, o guardião de piscinas é o responsável pela integridade de toda a área de lazer sob a sua responsabilidade. Vale apontar, ainda, que a segurança e a integridade dos banhistas não depende unicamente dos esforços desse profissional.
O texto de hoje te ajudou a compreender melhor a importância das certificações de guardião de piscinas? Então convidamos você a entender, agora, a relevância em combinar os serviços de guardião com a manutenção de piscinas!