VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Você sabia que a função do guardião de piscina é muito mais do que manter os banhistas a salvo?

A profissão já é regulamentada por lei e uma coisa é certa: em praticamente todas as capitais brasileiras, é obrigatória a presença de guarda-vidas ou salva-vidas em piscinas de uso público e coletivo, como hotéis, resorts, academias e clubes.

Neste post, saiba um pouco mais sobre essa profissão e o que é função desse profissional!

1. O guarda-vidas ajuda a prevenir acidentes

De acordo com o Boletim Epidemiológico 2017 da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), 17 brasileiros morrem afogados diariamente. Grande parte dos casos poderia ter sido evitada com medidas preventivas. 

É tarefa do guarda-vidas alertar sobre os riscos do nado e mergulho em locais perigosos, com correntezas, buracos, etc., e realizar ações preventivas. 

As crianças estão mais expostas e o afogamento é a segunda maior causa de morte na faixa etária de 1 a 9 anos, segundo a Sobrasa. E, para se ter uma ideia da importância de um guardião, de acordo com o estudo mencionado: 53% dessas mortes ocorrem em piscinas.

Por isso, uma das primeiras orientações do salva-vidas é a cobrança da presença de um adulto sempre que houver crianças na piscina. Ele pode não só fazer alertas orais, como sugerir placas educativas para a área de lazer.

2. É responsável pelo salvamento e primeiros socorros

Mesmo com todos os alertas, é possível ocorrer algum acidente dentro da piscina. O salva-vidas deve ficar sempre atento e realizar o salvamento. Ele identificará se o banhista está se afogando (o profissional reconhece os sinais), retirará a vítima da água e realizará os primeiros socorros.

Os guardiões de piscina devem ser treinados e credenciados de acordo com as técnicas de salvamento do Corpo de Bombeiros.

Entre elas estão a checagem dos sinais vitais e as técnicas de reanimação cardio-pulmonar (RCP). O mesmo profissional encaminhará a vítima para o socorro médico.

3. Cuida das condições de higiene e da qualidade da água

Ao chegar ao seu posto de trabalho, o guarda-vidas verifica o pH da água, limpa a piscina de folhas e resíduos, aplica tratamento químico, prepara as cadeiras e guarda-sóis, enfim, deixa o local em condições de banho e lazer. Tudo deve ser feito antes do horário de abertura da piscina.

Ele deverá orientar os banhistas quanto às regras para manter o espaço limpo, como não ingerir bebidas e alimentos na área da piscina e passar pela ducha antes de mergulhar.

O guardião deve manter tudo limpo e organizado, além de retirar qualquer objeto cortante ou que possa oferecer risco aos banhistas. Cabe a ele, também, avisar a administração se houver vazamentos, azulejos descolados ou outros problemas. 

guardião de piscina é figura fundamental para a segurança dos usuários. Ele tem o condicionamento físico e o treinamento necessários para manter as pessoas a salvo e o seu verão mais tranquilo. Prevenir é sempre a melhor solução.

Você já contratou os serviços de um guarda-vidas? Quer nos contar sua experiência ou simplesmente compartilhar sua opinião? Deixe seu comentário no post!

POSTS RELACIONADOS


Share This