VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

A manutenção em piscinas é essencial para que a água esteja com boa qualidade para mergulhos. Diversas ações são necessárias a fim de garantir que ela esteja apropriada e segura para a saúde dos banhistas.

Mas você sabe ao certo quais são os passos essenciais para fazer essa manutenção? Então continue lendo nosso artigo, pois explicaremos cada um deles. Você descobrirá como deixar sua piscina cristalina de novo, ideal para a diversão de toda a sua família. Acompanhe!

1. Limpe o entorno da piscina

O primeiro passo da manutenção em piscinas é remover a sujeira do entorno, incluindo folhas, galhos, flores, sementes, insetos, areia, terra e qualquer outra impureza. Isso para evitar que os resíduos caiam novamente na água. Essa limpeza pode ser feita com vassouras e assopradores, ou lavando com água.

2. Esvazie o skimmer e o pré-filtro

O skimmer é uma espécie de peneira que tem a função de reter resíduos maiores que caem na água. Sua limpeza é feita de modo manual, assim como a do pré-filtro. Não se esqueça de que a casa de máquinas deve estar desligada e os registros fechados.

3. Remova resíduos em suspensão na água

Com o auxílio da rede e do cabo telescópico “pesque” todos os resíduos que estiverem em suspensão na água ou no fundo da piscina. Não se preocupe se causar agitação e acabar levantando a sujeira sedimentada. Nos próximos passos ela também será removida.

4. Escove o tanque

Com a escova e o cabo telescópico, faça a escovação de todo o tanque para remover a sujeira incrustada e algas. Não se esqueça de dar uma atenção especial às áreas arredondadas e onde há encanamentos, iluminação e outros equipamentos que contenham cantos que acumulem sujeira.

5. Faça a decantação da água

Para eliminar a turbidez da água utilize um decantador, seguindo a indicação do fabricante. Esse produto fará a aglomeração das pequenas partículas, que ficarão pesadas e sedimentarão no fundo, separando-se da água. Não se esqueça de que a aplicação desse produto deve ser feita com a bomba desligada, para que ele possa agir adequadamente.

6. Aspire o fundo

Depois de passado o tempo de ação do decantador, use o aspirador de fundo e a mangueira flexível para retirar a sujeira sedimentada. Lembre-se de que é preciso ligar o equipamento à saída do esgoto, para que a sujeira não retorne à piscina.

7. Limpe as bordas

A limpeza das bordas e da linha da água também está inclusa na manutenção em piscinas, e existe um produto específico para isso. Utilize-o conforme indicação do fabricante para eliminar a sujeira. Essa aplicação é feita manualmente, geralmente com auxílio de uma esponja.

8. Meça e corrija os parâmetros químicos

Depois de realizar a limpeza física é preciso fazer o tratamento químico da água. Essa é uma etapa importante da manutenção em piscinas, que garante que elas estarão devidamente tratadas para não afetar a saúde dos banhistas, nem proliferar bactérias.

Utilizando kits específicos, meça:

  • o pH, que deve estar entre 7,0 e 7,4;
  • a alcalinidade, que deve estar entre 80 e 120 ppm;
  • o cloro Livre, que deve estar entre 1 e 3 ppm.

Quando houver variação dos resultados para mais ou para menos é necessário corrigir os parâmetros utilizando produtos específicos para isso. No caso do cloro, quando ele exceder o limite, também é possível deixar que evapore naturalmente.

Depois de fazer as correções, antes de liberar a piscina para mergulhos, é preciso fazer uma nova avaliação dos parâmetros para ter certeza de que eles estão dentro do limite recomendado, e pronto! Sua piscina está limpa e segura.

Periodicamente outras ações também devem ser realizadas, como a limpeza do filtro e a troca do elemento filtrante. E não se esqueça de que é fundamental utilizar produtos e equipamentos de qualidade, para cuidar da piscina de forma segura e eficaz.

Por isso, é interessante contar com uma empresa especializada em manutenção em piscinas. Assim você poderá adquirir produtos de boas marcas e ainda optar pelo suporte de especialistas para fazer as correções necessárias em sua piscina, sem erros ou desperdícios.

Entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas para saber como podemos lhe ajudar!

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS


Share This