VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

O verão está chegando e, com ele, as férias! Quem tem criança sabe o quanto elas se divertem nessa época. Entre as diversões preferidas da estação certamente estão as brincadeiras na piscina, mas é preciso ter todo cuidado para deixá-las o mais seguras possível. 

As crianças devem sempre ser supervisionadas por um adulto quando estiverem na piscina, mesmo que já saibam nadar. Antes de mais nada, converse com seus filhos sobre a gravidade de um acidente na piscina e os perigos aos quais eles estão expostos, além de dar o exemplo não correndo ou cometendo manobras arriscadas no deck.

É recomendável o uso de coletes salva-vidas durante todo o tempo que as crianças estiverem na piscina. Além de não atrapalhar, este importante item de segurança pode até ajudar no desenvolvimento de algumas brincadeiras. Outras medidas fundamentais são instalar cercas e portões ao redor do deck — que não possam ser abertos pelas crianças — e investir em sistema anti-aprisionamento e bocal de aspiração com fechamento automático para evitar sucção dos cabelos.

Tudo pronto para a diversão? Então veja 12 brincadeiras seguras para fazer com a criançada neste verão!

1. Queimada

Para essa brincadeira você só vai precisar de uma bola macia. Quanto maior o grupo, melhor! Você vai dividi-lo em duas equipes. O jogador que estiver com a bola deve arremessá-la tentando acertar (queimar) um competidor da outra equipe, que deve sair do jogo. Vence o time que conseguir “queimar” todo o time adversário primeiro. 

2. Cinco cortes

Uma variação da queimada, mas nessa as pessoas ficam passando a bola uma para as outras e contando em cada passe até cinco. Quem estiver com a bola ao final da contagem deve “cortá-la” em cima de outro participante da brincadeira. Se acertar, este deve sair da roda e os demais continuam até que reste só um, que será o vencedor!

3. Plantar bananeira

Quem nunca plantou ou tentou plantar bananeira? E você já fez isso dentro d’água? Vai exigir um pouco de habilidade, mas dá para fazer. Basta ficar de ponta cabeça, mergulhando na piscina e esticar as pernas para cima. Podem ser tentadas outras acrobacias também, como dar cambalhotas na água para frente e para trás, sempre com cuidado para não bater a cabeça e prendendo bem a respiração!

4. Criar correntezas

Em piscinas rasas é muito divertido correr o mais rápido que puder para criar correntezas. Depois, as crianças podem boiar nos redemoinhos formados por elas.

5. Elefante colorido

Todas as pessoas se juntam em um lado da piscina, enquanto somente uma fica do lado oposto. Então, ela fala: “elefante colorido”. As outras perguntam: “que cor?”. Então, a pessoa, no caso o “pegador” fala uma cor. Quem tiver aquela cor na roupa de banho, pode cruzar ao outro lado, as outras terão que escapar do pegador.

6. Dizer palavras

Todos se reúnem fora da piscina e, após definida uma ordem, cada um deve dizer uma palavra na sua vez. Vale definir uma categoria, como “nomes de animais” ou só palavras aleatórias. Quem estiver incerto e demorar para responder terá que dar um passo em direção à piscina. Depois de alguns passos, o primeiro a cair na água perde!

6. Palavras cruzadas

Três pessoas ou mais fazem uma roda e escolhem uma letra do alfabeto. Depois, elas têm que jogar a bola uma para outra dizendo uma palavra com a letra escolhida. Quem errar sai da brincadeira. Ganha quem ficar por último.

7. Marco Polo

Esta é uma brincadeira das mais tradicionais de se fazer na piscina. Os participantes definem quem será o pegador, que deve girar com os olhos fechados ou vendados, contando até dez. Pode ser mentalmente para ficar mais divertido. Quando termina, ele grita: “Marco” e as demais crianças respondem: “Polo”. Ainda de olhos fechados, o pegador tenta adivinhar onde estão os participantes e pegá-los. Quem for pego tem que dizer “miau”. Se o pegador adivinhar quem é, a pessoa fica no lugar dele.

8. Caça ao tesouro

Basta escolher alguns objetos como “tesouros” e jogá-los na piscina. Os demais deverão ficar de olhos fechados nesta hora. Você pode fazer com um objeto só ou com mais. No caso de um, quem achá-lo ganha a brincadeira. Quando for mais, ganha quem encontrar o maior número de tesouros. Outra variação é jogar moedas e quem pegar a maior soma em valores, vence.

9. Corrida de boias

Essa é fácil e divertida. Cada participante senta em uma boia e começa a remar com as mãos. Quem chegar primeiro do outro lado da piscina é o vencedor. 

10. Rio de piranhas

Mais uma brincadeira com bolas. Só que desta vez não vale encostar nela. É assim: os jogadores dão as mãos, formam um círculo e colocam a bola flutuando no meio dele. Se a bola encostar em alguém, significa que essa pessoa foi mordida pelas piranhas e tem que sair do jogo. Os jogadores podem criar ondas para fazer com que a bola vá para o outro lado, mas não podem mergulhar para escapar dela.

11. Caça-números

Os jogadores espalham números feitos em EVA pela piscina, se dividem em duas equipes e formam duas filas. Um dos participantes fala fórmulas matemáticas. Dependendo da idade das crianças, podem ser contas de somar, diminuir, multiplicar ou dividir. O primeiro da fila deve pegar o número correspondente à resposta certa. Ganha quem chegar com o número correto primeiro. 

12. Torre

As crianças ficam de um lado da piscina e deixam, do outro lado, objetos flutuantes em EVA, pranchas, boias etc. Ao sinal do juiz, elas devem nadar até os objetos e trazê-los para onde estavam. Depois, devem montar uma torre com eles em até dois minutos. Quem fizer a torre mais alta, vence.

Divirta-se! Mas não esqueça de outros cuidados básicos para a hora de brincadeiras na piscina, como o uso do protetor solar. Evite ir para a piscina com os pequenos nos horários de maior radiação (entre 11 e 15 horas), beba bastante água para hidratar e quando fizer brincadeiras com mergulho ou que exijam sair da piscina, tenha atenção redobrada!

E então, pronto para curtir o verão com os amigos? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e programe bons momentos com a criançada!

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS


Share This