VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Cuidar de uma piscina exige trabalho sério, pois a ela estão relacionadas questões importantes como a saúde e a segurança dos banhistas. Por isso, é fundamental estar sempre atualizado sobre os equipamentos que podem ajudar nessa tarefa.

Um deles é o skimmer, um acessório essencial para a boa manutenção da qualidade da água da piscina. Tamanha é a sua importância que em alguns países, como nos Estados Unidos e em Portugal, seu uso é obrigatório em qualquer piscina — independentemente de ela ser privada ou pública.

Não sabe o que é skimmer? Nem imagina como ele pode ajudar na manutenção da sua piscina? Não faz ideia de como instalá-lo? Então esse artigo foi feito para você! Acompanhe esse guia e vire um expert no assunto!

O que é skimmer?

A palavra skimmer vem da língua inglesa e significa escumadeira ou desnatadeira. Com isso, já é possível formar uma imagem mental do que ele é, não é mesmo?

Trata-se de um equipamento voltado para a limpeza da superfície da água, que também é conhecido coadeira. Ele filtra coisas como folhas, insetos, fios de cabelo e até mesmo cremes de cabelo e gorduras que se desprendem do corpo e ficam em suspensão.

Ele também é responsável pelo controle do nível da água, evitando o transbordamento acidental e, consequentemente, o desperdício dela. Além disso, a coadeira movimenta a água, criando marolinhas — esse aspecto é muito importante para o bom funcionamento, como você verá adiante.

É um produto que pode ser feito de alvenaria, de vinil ou de fibra e possui dois tipos de variação: boca larga (por volta de 38 cm) ou boca pequena (cerca de 20 cm). Estas duas variações atendem a piscinas de diferentes tamanhos e volumes.

Por que devo utilizar a coadeira?

Você deve estar se perguntando: por que investir em um equipamento se esse trabalho pode ser feito pelo próprio guardião da piscina com o uso de uma peneira?

Primeiro, porque a lâmina superficial de água é a área com maior índice de contaminação da piscina, pois nela a concentração de cloro é menor. Por isso, é fundamental dar atenção especial a essa superfície.

Agora que você já sabe o que é skimmer, compreende que seu uso é indispensável. Afinal, você quer que a sua piscina tenha cuidados profissionais e não aparente uma manutenção amadora e improvisada, certo?

Em segundo lugar, existe também a questão da segurança dos banhistas. Quando o salva-vidas está cuidando da limpeza da água e removendo os detritos que ficam boiando, ele volta sua atenção a essa atividade — tirando-a das atividades dos frequentadores — e é nesses momentos que acidentes podem acontecer.

Mas não pense que isso possa ter algo a ver com a competência do profissional. Invariavelmente, ao darmos atenção a uma tarefa, o foco na anterior diminui. Com isso, é imprescindível que o guardião fique o menos responsável possível por esse tipo de tarefa, de forma a poder focar apenas no cuidado das pessoas.

E isso é especialmente importante em épocas do ano como o outono e a primavera: como são meses muito secos, a piscina tende a ficar mais suja devido ao excesso de impurezas carregadas pelo vento.

Assim, investindo em um skimmer, você garante uma piscina limpa, com água saudável e banhistas protegidos.

Como o equipamento funciona?

O mecanismo de funcionamento deste aparelho é muito simples. Para que tudo ocorra corretamente, no entanto, é preciso que sua instalação seja feita adequadamente. Portanto, continue a leitura pois mais à frente vamos esclarecer essa questão.

De maneira geral, o skimmer funciona da seguinte maneira:

  1. a água suja é aspirada;
  2. em seguida, passa por um coletor onde a sujeira é depositada;
  3. a água filtrada e limpa retorna à piscina.

É necessário que seja realizada uma limpeza periódica no coletor onde os resíduos são retidos. Mas não pense que isso será trabalhoso. Todo skimmer possui uma tampa de acesso no exterior da piscina. Basta abri-la e remover a sujeira que encontrar no local.

Sugere-se que esse processo seja feito ao menos uma vez por semana. No entanto, pode haver a necessidade de realizá-lo com mais frequência — isso vai variar de acordo com a época do ano e o número de visitantes no local.

Como deve ser feita a instalação?

A primeira coisa a se pensar — antes mesmo da instalação — é a quantidade de unidades que serão necessárias à boa manutenção da sua piscina. Esse número vai depender do tamanho dela.

Em geral, em piscinas residenciais recomenda-se a instalação de 1 skimmer a cada 75 m². Já em piscinas coletivas o ideal é ter 1 a cada 50 m² de superfície.

Essa diferença se dá principalmente pela quantidade de frequentadores. Piscinas particulares tendem a receber menos banhistas e, portanto, a acumular menos impurezas na lâmina d’água.

A instalação se dá embutindo ou parafusando o aparelho nas paredes da piscina. O correto é que ele seja posicionado do lado oposto ao do retorno de água e que possua uma ligação direta com a bomba de filtragem.

Nesta disposição, você verá se formar uma pequena marola na superfície — conforme adiantamos no início do artigo. Esse mecanismo é importante pois o movimento da água faze com que a sujidade seja movida em direção ao skimmer.

Outro ponto a ser observado é o sentido do vento. Preferencialmente, o equipamento deve ser instalado com a abertura de frente para as correntes de ar que geralmente passam pelo parque aquático.

Dessa forma, você otimiza o trabalho de deslocamento das partículas de sujeira. Do contrário, o vento pode fazer com que as oscilações na superfície levem os detritos na direção oposta, fazendo com que eles se acumulem.

Se em sua piscina for necessária a instalação de 3 ou mais skimmers, eles devem ser posicionados na parede mais larga, paralelamente.

Além disso, é muito importante considerar a norma NBR 10.339 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que regulamenta os sistemas de recirculação e tratamento de água de piscinas.

No post de hoje, você aprendeu o que é skimmer, como ele funciona e sua importância para uma piscina limpa e segura para os banhistas. Se você quer ficar por dentro de conteúdos como esse e virar um expert no cuidado da sua piscina, curta nossa página no Facebook e acompanhe!

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS


Share This