VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

É cada vez mais comum assistir, em telejornais, à notícia de que a tarifa de água aumentou. Essa realidade não é exclusiva de apenas algumas regiões, mas, infelizmente, de todo o Brasil. De forma desesperada, as pessoas buscam economizar água de todas as maneiras. Com isso, grande parte dos consumidores adia o sonho de ter uma piscina em casa, porque pensa: “Como conseguirei economizar água na piscina?”.

No entanto, ao contrário do que muita gente imagina, a piscina pode trazer, além de diversão, economia, e não prejuízos para a sua vida. Não acredita? Então, continue acompanhando o nosso artigo e descubra como você pode fazer essa contenção de um modo bem prático. Aqui, daremos dicas importantes que vão desde a limpeza até a manutenção. Confira!

1. Limpe a piscina frequentemente

Antes de mais nada, é importante entender que a economia de água não ocorre da noite para o dia. Porém, a boa notícia é que basta mudar pequenas atitudes para perceber o impacto que o seu novo comportamento trará para as contas no final do mês.

A limpeza da piscina, por exemplo, é uma tarefa que não pode ser ignorada em sua rotina. Aqui, a regra é clara: quanto mais limpa estiver a piscina, menos troca de água você deverá promover. Para isso, basta ter atenção a alguns detalhes, como estes:

  • Limpeza da superfície com peneiras eficientes.
  • Aspiração da sujeira no fundo da piscina.
  • Filtração da água por, no mínimo, 6 horas.
  • Ajuste do PH, do cloro e da alcalinidade sempre que julgar necessário.

Sabemos o quanto a economia de água é importante para você, por isso, sugerimos a leitura deste artigo para que aprenda também a economizar energia com o uso da piscina.

2. Tome cuidado com a evaporação

Após brincar e fazer exercícios na piscina, temos o costume de deixá-la destapada. No entanto, isso é um grave erro que jamais podemos cometer. Muita gente não sabe, mas a evaporação é um dos principais fatores que leva ao desperdício de água nas piscinas. Para se ter uma ideia, uma piscina de tamanho médio, quando exposta ao sol e ao vento, perde aproximadamente 3,8 mil litros de água em razão da evaporação.

Para evitar prejuízo, use uma capa protetora com cobertura plástica para cobri-la. Além de trazer economia para o seu orçamento, a capa protege a piscina contra a poluição de folhas, algas e outros lixos que atrapalham a rotina de limpeza. Portanto, se possível, deixe um recado próximo a ela, para que todas as pessoas não se esqueçam dessa dica.

Desligue, ainda, as quedas d’águas, pois, quando a água está em movimento, a tendência é que a evaporação ocorra com mais facilidade, principalmente em dias ensolarados. Aqui, vale mais uma curiosidade: a evaporação também perde força quando aplicamos o cloro para limpar a água.

3. Faça a manutenção adequada

Quem tem um carro sabe o quanto a revisão do veículo é importante. Ela ajuda a identificar problemas no automóvel antes que ocorra algum defeito mecânico nas ruas ou estradas. Se compararmos com a piscina, podemos dizer que a manutenção tem o mesmo valor. Afinal, o mau funcionamento da água compromete a sua qualidade, gerando aumento no consumo.

Sendo assim, sempre que possível, revise a bomba e os filtros e analise se eles estão funcionando corretamente. Além disso, observe se há vazamentos ou outras fugas de água.

Recomendamos que você faça os procedimentos relatados acima antes de um evento, reunião de família ou das férias. Se houver um problema, terá mais tempo para resolvê-lo. Caso contrário, a sua diversão certamente ficará prejudicada por pequenos imprevistos.

Dica bônus: se você ainda não comprou sua piscina, deixe a instalação da bomba e do filtro para uma equipe especializada, pois, quando a casa de máquinas é mal instalada, as dificuldades para limpá-la são ainda maiores, e você ainda terá de aspirá-la drenando.

4. Acerte no nível da água

Já mostramos aqui no blog os benefícios que a natação traz para a nossa vida. Todavia, para mergulhar, não é necessário encher a piscina até a borda. Siga o nível indicado pelo fabricante, caso contrário, a água transbordará.

Geralmente, a medida mais indicada para evitar desperdícios é entre 10 e 15 centímetros abaixo do nível das margens. Quando ultrapassarmos o limite, a piscina perderá água sempre que você pular com baixa ou alta intensidade.

5. Invista em equipamentos econômicos

A maioria das pessoas que compra piscina não acompanha as novidades do mercado. Isso é um erro, pois novos modelos e equipamentos aparecem constantemente, trazendo mais economia para o consumidor. Logo, não deixe de acompanhar sites e blogs da área para não perder as notícias recentes.

Antes de adquirir qualquer produto, verifique a qualidade dos equipamentos para evitar problemas no futuro com a sua piscina. Se possível, peça referências sobre as lojas para familiares e amigos.

6. Reaproveite a água

A retrolavagem, mais conhecida como filtragem de água, é um ponto-chave quando falamos em economizar água na piscina, pois, quando esse equipamento está limpo, ele traz resultados surpreendentes.

Para quem não conhece, essa medida é responsável por reaproveitar a água várias vezes, diminuindo o seu consumo.

7. Terceirize o tratamento de piscinas

Se você não tem tempo para cuidar da sua piscina, terceirize os serviços. Esse tipo de investimento traz mais economia em relação à aquisição de produtos de limpeza e equipamentos. Ele diminui os erros e os acidentes e ainda traz segurança e tranquilidade para você e sua família, porque a sua piscina funcionará sem riscos.

Seguindo as nossas orientações, acreditamos que você perceberá o quanto economizou na conta de água. Para não se esquecer de nenhum detalhe, salve esse artigo nos favoritos ou faça uma espécie de checklist.

Ah, para que você evite outros desperdícios com a sua piscina, sugerimos três artigos que serão muito úteis no seu dia a dia:

Viu como economizar água na piscina é muito mais simples do que parece? Se você levar em consideração cada uma dessas dicas e aplicá-las à sua rotina, seu prazer não apenas estará na diversão proporcionada pelo lazer em família, mas também pela economia poupada no fim do mês.

Para finalizar, que tal escolher produtos mais econômicos e que não prejudiquem o seu orçamento? Acesse o nosso site e conheça as melhores opções. Separamos materiais exclusivos para você!

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS


Share This