VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Quem tem piscina em casa sabe o prazer de se refrescar em dias mais quentes! Curtir a área de lazer com família e amigos é uma delícia, principalmente quando você sabe que a água está límpida e bem tratada. Para que tudo funcione corretamente, uma casa de máquina da piscina tem que estar em ordem. Você sabe o que é isso?

A casa de máquinas é um espaço em que são instalados equipamentos de manutenção, que precisam receber cuidados periodicamente. É onde ficam as tubulações que realizam a limpeza da água. Portanto, se você quer instalar uma piscina em sua residência, precisa se informar a respeito dessa estrutura.

Que tal entender agora mesmo como funciona a casa de máquina? Continue acompanhando este artigo, pois mostraremos quais são os problemas mais comuns e ainda como evitá-los!

Como funciona a casa de máquina da piscina?

Manter uma piscina não é simples, mas também não é um bicho de sete cabeças. É necessário ter dedicação e cuidado regular para que a água seja devidamente tratada, se tornando própria para o uso. Para a conservação, são utilizados diversos produtos e equipamentos, como filtro e bomba.

A piscina requer basicamente duas ferramentas principais: motobomba e filtro. Juntas, realizam tratamentos físicos e químicos que garantem a qualidade da água. Não basta apenas filtrar a sujeira que pode ser vista a olho nu, é preciso utilizar produtos que regularizam o nível de pH e a alcalinidade, além daqueles que eliminam bactérias (cloro). Tudo isso é feito por meio de um sistema de bombas, e por este motivo a casa de máquinas é obrigatória.

Quem tem ou pretende colocar uma piscina em casa deve se manter bem informado sobre a estrutura e as ferramentas do maquinário. Dimensionar a casa de máquinas corretamente é um dos pré-requisitos. Os principais tipos são a subterrânea e a tipo armário. Tudo depende da extensão da piscina e do espaço que você tem disponível.

Não se esqueça: se você está pensando em um projeto de piscina, precisa deixar um espaço para o maquinário.

Localização

Existe uma norma com diretrizes sobre a execução da casa de máquinas, a NBR 10339. Ela estabelece que o espaço deve ser de fácil acesso e possibilitar livre entrada e retirada de equipamentos; ter iluminação e ventilação; permitir a circulação para manutenção e operação; ter pisos laváveis e sistema de drenagem; haver paredes tratadas para não absorver umidade.

É recomendado que a casa de bombas seja instalada a uma distância máxima de 6 metros da piscina, podendo ser construída no mesmo nível ou no subsolo. Por fim, o espaço requer um ralo para escoamento da água da chuva.

Funcionamento em etapas

O processo da filtragem consiste na seguinte ordem:

  1. Filtrar: as impurezas são retidas por meio da areia.
  2. Retrolavar: quando o filtro já está saturado, ocorre uma nova filtragem.
  3. Pré-filtrar: a última filtragem.
  4. Recirculação: adição de componentes químicos na água;
  5. Drenagem: esvaziamento da piscina para limpeza do fundo.
  6. Fechamento: quando a piscina vai ficar hibernada. Evita que a água se torne foco de doenças.

Quais são os problemas mais comuns?

A casa de máquinas pode causar alguns problemas chatos, porém é possível se prevenir. Alguns deles são:

  • Barulho excessivo na motobomba

Causa: a formação de bolhas no pré filtro, o desgaste da bomba ou entupimento.

Powered by Rock Convert

Solução: o primeiro passo é verificar a limpeza do pré filtro, que vai sujando conforme aspira o fundo da piscina. Depois de resolvida essa etapa, confira se não há alguma entrada de ar na mangueira. Veja se alguma coisa está obstruindo a cesta do skimmer, ou se há algum registro de retorno fechado. Se o barulho continuar, será necessário chamar uma empresa especializada.

  • Vazamentos

Causa: se você encontrar água no chão da casa de máquinas, pode ser um vazamento no eixo da motobomba. Isso ocorre devido ao desgaste natural da peça, o que geralmente aparece depois de alguns anos de uso.

Solução: empresas especializadas cuidam bem do problema, substituindo o selo mecânico da bomba.

  • Sujeira que volta para piscina

Causa: o filtro não está mais funcionando direito.

Solução: retrolavar a areia e se não resolver, trocar a areia do filtro. Trocar por um equipamento mais potente também pode resolver.

O que é indispensável?

O que apresentamos até agora são apenas alguns dos pontos mais relevantes ao se planejar uma casa de máquinas. Para ter segurança e qualidade, é essencial se atentar ainda para outros aspectos.

É muito importante, por exemplo, que você não coloque aquecedores no espaço. Além disso, a casa de máquinas deve ter equipamentos de combate a incêndio. A estrutura precisa ser muito bem planejada das obras, senão poderão surgir problemas sérios. Então, é melhor evitar a dor de cabeça!

Desde a elaboração do projeto até a escolha dos materiais, é importante que você tenha a ajuda de um bom profissional.

Equipamentos de qualidade

Muitas pessoas optam pela assistência de pessoal não qualificado na hora de realizar a manutenção da piscina, o que pode trazer mais problemas do que soluções. Adquirir produtos de origem duvidosa ou não respeitar as quantidades recomendadas também não é uma boa prática. Excesso de cloro, por exemplo, não vai potencializar a limpeza e ainda pode causar irritações na pele e olhos.

Para que a piscina se mantenha limpa, é necessário combinar processos e produtos de limpeza na quantidade ideal. Você sabia que existem outros tratamentos além do cloro? A salinização e o ozônio são alguns deles. Cada um tem vantagens e desvantagens, portanto, vale a pena dar uma conferida.

A casa de máquina da piscina é um espaço que exige manutenção periódica. Para não ter problemas mais sérios no futuro, coloque uma checagem semanal ou quinzenal em seu cronograma de atividades. Ter uma piscina incrível só é possível se você tiver o planejamento e o conhecimento necessários. Se precisar de ajuda, consulte uma empresa especializada no assunto para cuidar de tudo.

E aí, aproveitou as nossas dicas? Que tal se informar melhor com o texto “Reduzir custos de manutenção: por que apostar em terceirizar serviços?”. Até mais!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert