VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

como-reduzir-os-custos-com-piscinaPowered by Rock Convert
Loja VirtualPowered by Rock Convert

É natural que, durante os meses mais frios do ano, as brincadeiras e os momentos de descanso na água se reduzam bastante ou, até mesmo, cessem por completo. Sendo assim, uma alternativa interessante é hibernar a piscina para evitar danos ao tanque e outras complicações.

Uma piscina parada também precisa de cuidados, e é por isso que o ideal é fazer esse procedimento de hibernação e não simplesmente abandoná-la. Pensando nisso, preparamos este artigo para explicá-lo como realizar essa tarefa do jeito certo. 

Então, continue lendo e aprenda como fazer para que, quando o calor voltar, tudo esteja pronto para ser utilizado novamente.

A piscina no inverno

Quando chegam os meses mais frios as pessoas preferem outras atividades, e a piscina acaba ficando sem uso. No entanto, ela não pode ser abandonada nesse período, porque a água que fica parada muito tempo no tanque desencadeia diversos problemas que, além de danificá-lo, dificulta sua reativação.

Se a piscina não receber os devidos cuidados surgem insetos, as algas se proliferam rapidamente e também há colonização de bactérias. Além disso, nas regiões onde as temperaturas mínimas são muito baixas, a estrutura do tanque e seus equipamentos podem ser danificados pela formação de gelo.

Para evitar todos esses problemas o ideal é hibernar a piscina, o que também facilita reativá-la quando os meses de calor voltarem. Veja a seguir um passo a passo de como realizar essa tarefa corretamente.

Passo a passo para hibernar a piscina

Para hibernar a piscina não basta desligar os equipamentos e cobri-la, é preciso realizar alguns procedimentos a fim de evitar grandes desequilíbrios na água. Confira o que fazer.

Passo 1: remova objetos

Retire da piscina todos os objetos que estejam flutuando ou submersos, como no caso de boias, luzes flutuantes e cloradores.

Passo 2: limpe a piscina

É muito importante que a água esteja limpa para que não haja o estímulo para a proliferação de bactérias e algas. Então, remova os resíduos em suspensão, escove os azulejos e, se necessário, use um decantador, em seguida, aspire o fundo.

Passo 3: verifique e equilibre os parâmetros químicos

Faça a medição do pH e da alcalinidade da água, pois será necessário aplicar produtos e sua ação depende do equilíbrio dessas duas taxas. O ideal é o pH entre 7 e 7,4 e a alcalinidade entre 80 e 120 ppm (partes por milhão).

Passo 4: aplique o algicida

Para ter certeza de que as algas não se proliferarão o ideal é que a piscina receba uma dose extra de algicida, como se estivesse sendo feito um tratamento de choque. A dose recomendada é de 30 ppm para piscinas de alvenaria e 10 ppm para as de vinil ou plástico.

Passo 5: reduza o nível da água

Para evitar problemas com gelo e a expansão da água por causa das baixas temperaturas, o ideal é que o nível dela seja reduzido. Cerca de 50 cm abaixo o skimmer já é o suficiente para proteger o tanque e seus componentes.

Passo 6: esvazie o encanamento

Todo o sistema de canalização da piscina precisa ser esvaziado para não haver o risco de a expansão da água romper canos. Essa tarefa pode ser realizada com a própria bomba da piscina.

Passo 7: desligue os equipamentos

Toda a casa de máquinas deve ser desativada na hora de hibernar a piscina. Desligue o sistema de aquecimento, as bombas, temporizadores, aspiradores e qualquer outro que esteja instalado.

Passo 8: cubra a piscina

Para evitar que resíduos caiam no tanque, use uma capa de proteção na piscina. Ela também é uma aliada na hora de evitar que o volume da água aumente por causa da chuva.

Mesmo realizando todo o procedimento para hibernar a piscina você não pode abandoná-la. Periodicamente, confira o nível da água, veja se não há resíduos no tanque ou problemas com a cobertura para ter certeza de que a hibernação está ocorrendo sem problemas. Assim, tudo estará pronto para a reativação quando o verão chegar.

Você já sabia que a piscina sem uso no inverno precisa hibernar? Deixe seu comentário e conte para a gente suas experiências com esse procedimento!