VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

A piscina é uma ótima opção para quem deseja se refrescar nos meses mais quentes. Seja na residência, seja na casa de campo ou de praia, ela precisa receber a manutenção adequada para estar sempre pronta para um mergulho. Entre as medidas necessárias para esse cuidado, está a escolha da bomba para piscina.

A bomba é um equipamento essencial para manter a qualidade da água, auxiliando na limpeza e filtragem. Por isso, não ter uma bomba ou não escolher a ideal para a sua piscina pode causar problemas e manutenções redobradas.

Veja, neste post, como escolher a bomba ideal!

Como funciona uma bomba para piscina?

A bomba para piscina tem a função de bombear água para o seu filtro, realizando a circulação e eliminando as impurezas. Esse processo é importante e precisa ser realizado periodicamente. Dessa forma, a sujeira será filtrada integralmente e evitará o acúmulo de sedimentos no fundo.

Além de manter a piscina limpa por mais tempo, a bomba e o filtro evitam o desperdício de água, uma vez que fazem o líquido durar por mais tempo, antes de ser trocado. A bomba também desempenha um importante papel no aquecimento da piscina e nos acessórios como as cascatas.

Como escolher a bomba ideal?

Comprar uma bomba para a sua piscina pode parecer uma tarefa difícil. Mas, para auxiliar você, trouxemos 3 dicas e esclarecimentos de dúvidas. Confira!

1. Leve em conta o volume da piscina

A dimensão e o volume da piscina são os primeiros fatores a serem analisados. Primeiro, identifique se a piscina é pública (clubes, academias e condomínios) ou privada. No caso de piscinas residenciais, elas precisam ser filtradas durante 8 horas. No caso das piscinas públicas, elas precisam de um equipamento capaz de bombear todo o volume da piscina em 6 horas. Esse tempo de filtração é para piscinas com dimenssões mínimas entre 0,60 m e 1,8m. Por isso, nesse momento, a potência das bombas deve ser levada em consideração.

O volume também deve ser calculado para a escolha certa. A bomba mais potente não será a solução para todas as piscinas, pois se ela for mais forte que a quantidade de água disponível, a filtragem não vai acontecer da melhor maneira. O cálculo do volume influenciará diretamente na escolha da bomba, filtro e aquecimento, se for o caso.

Outra vantagem oferecida pela bomba, é que ela equilibra a temperatura da água, devido ao vai e vem da filtragem. Assim, situações incômodas como água quente na superfície e água gelada no fundo serão evitadas.

2. Analise o local onde ela será instalada

Para que os equipamentos funcionem da melhor maneira, é preciso que seja criada uma casa de máquinas. Esse espaço deve ser localizado em um ambiente livre da ação do tempo como sol e chuva, pois esses elementos comprometem a vida útil do maquinário.

Outro fator a ser considerado é o local onde a piscina está instalada. Se houver um jardim, com muitas folhas e terras, a bomba precisará ter uma capacidade maior para bombear e filtrar esse tipo de sedimento.

3. Verifique a capacidade do encanamento

Instalar uma bomba com capacidade máxima, mas não ter um encanamento com o diâmetro adequado será improdutivo. Os tamanhos dos canos vão interferir na escolha da bomba, pois há um limite máximo de vazão que aquele cano suporta.

Exemplificaremos para que você entenda melhor: a sua piscina tem capacidade de 80 mil litros e você deseja que ela seja filtrada em oito horas, será preciso que 10 mil litros sejam bombeados e filtrados por hora, certo?

​Para fazer essa conta é preciso calcular em metros, a largura, o comprimento e a profundidade da piscina. Caso ela tenha 2,50 de largura X 10,00 de comprimento X 1,20 de profundidade, o total será 30 mil litros ou 30m³. Dessa forma, para essa piscina, basta consultar o manual do conjunto filtro e bomba mais adequado para esse volume e que seja de acordo como tipo de piscina (coletivo ou residencial).

Por fim, fica claro que, para um bom desempenho, a bomba para piscina, o filtro e o encanamento devem funcionar de forma alinhada. Escolhendo a bomba certa para a sua piscina, você ainda economiza nos gastos com água e energia elétrica.

Se você está à procura da bomba ideal para a sua piscina, entre em contato conosco e solicite um orçamento.

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS


Share This