VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Dentro de uma empresa existem atividades variadas que são de responsabilidade de setores diferentes. Assim, além do serviço ou produto que as empresas oferecem, há também detalhes como limpeza, manutenção predial, serviços de cozinha, jardinagem, entre outros.

Nem sempre é viável para elas realizarem todos esses serviços, pois gera gastos desnecessários e também pode-se pecar em qualidade. É por isso que para reduzir custos de manutenção e outros serviços que não são o foco das empresas existe a terceirização.

Neste artigo vamos falar sobre esta prática, que é muito comum no meio empresarial, e também explicar por que ela é a melhor opção para redução de gastos. Acompanhe!

Como estão distribuídas as diversas atividades da empresa

O colaborador que for realizar qualquer atividade laboral dentro de uma empresa, não importa o seu setor, precisa ser devidamente treinado e deve receber um salário de acordo com aquilo que faz.

Também é preciso que a empresa observe a segurança na execução do trabalho, ofereça os equipamentos de proteção individual e coletivos, além de dispor as ferramentas e insumos que serão necessários para tal atividade.

Assim, para que uma empresa fique responsável por tudo o que precisa de atenção em sua sede, como a limpeza, a jardinagem, o preparo de refeições, a segurança, entre outros mais, ela precisa arcar com todas essas despesas.

Trata-se de um processo complexo e cheio de detalhes, que pode aumentar drasticamente os gastos de uma empresa. Afinal, haverá muito com o que se preocupar para manter tudo em ordem, o que inclui os encargos trabalhistas, sindicais e as questões contábeis.

Por isso, é muito comum que empresas de diversos setores terceirizem serviços variados, contratando profissionais ou outras empresas que sejam especializadas naquele setor.

A terceirização é uma forma de reduzir custos de manutenção em todas as áreas em que o serviço não precisa ficar a encargo da empresa.

Como funciona o serviço de terceirização

Quando a empresa precisa realizar atividades para as quais não tem profissionais com conhecimento técnico, ou então não deseja ficar responsável por mais essas tarefas, ela pode solicitar os serviços de outras empresas.

Assim, ela repassa a tarefa para uma contratada, que ficará responsável por executar os serviços que forem acordados mediante um contrato.

Qualquer empresa pode contratar outra para prestar serviços para ela. E são vários os setores que podem ser terceirizados, como:

  • portaria;
  • segurança;
  • limpeza interna e externa;
  • manutenção predial;
  • transporte;
  • manutenção da piscina;
  • jardinagem;
  • copa e cozinha, entre muitos outros.

Nesse caso, a empresa estabelece tudo o que precisa ser feito pela terceirizada, que coloca um valor sobre o seu serviço. Todos os detalhes dessa parceria são estabelecidos em contrato, assinado por ambas as partes.

Quando um serviço é terceirizado, geralmente fica estabelecido no contrato que tudo o que for referente a essa atividade será de responsabilidade da terceirizada.

Assim, equipamentos, insumos, mão de obra e outros detalhes ficam por conta da prestadora de serviços, e para a empresa contratante cabe somente realizar o pagamento do valor acordado.

No entanto, a terceirização permite flexibilidade contratual. Assim, varia para cada empresa e cada contrato aquilo que corresponde como responsabilidade de cada parte. O importante na terceirização é que o contrato seja bem redigido para não haver mal entendido.

Dessa forma, as responsabilidades e direitos de ambas as partes ficam garantidas para que não aconteça qualquer problema que possa ser levado para instâncias legais.

Como a terceirização pode reduzir custos de manutenção

A manutenção faz parte da rotina de qualquer empresa e, para que tudo permaneça em ordem, é preciso que uma equipe seja responsável por cada atividade. No entanto, isso requer uma série de cuidados e atenção a detalhes que podem sobrecarregar a gerência ou diretoria da empresa.

Além dessa preocupação em manter os setores operando, ainda há os gastos com funcionários, seus diretos, equipamentos, maquinários, produtos, entre outros mais. Essas questões podem parecer pequenas, mas quando reunidas geram impacto financeiro.

E é por isso que a terceirização ajuda a reduzir custos de manutenção, afinal, repassando as responsabilidades para outras empresas não será preciso preocupar-se com tudo. Fica sob responsabilidade da terceirizada disponibilizar os recursos que serão necessários para desempenhar as atividades de manutenção.

Todos os gastos que a empresa terceirizada terá já foram apresentados para a contratante no valor total do serviço contratado. Assim, não haverá surpresas no final do mês. 

Não é preciso aumentar o quadro de funcionários

Para cada tarefa a ser desempenhada é preciso um profissional, mas isso cabe à empresa terceirizada, assim, não é preciso incluir mais funcionários na folha de pagamento.

Não é preciso investir em treinamento

O profissional também precisa passar por reciclagem constante para desempenhar satisfatoriamente suas atividades. E, para isso, a empresa deve investir em treinamento, mas, nesse caso, isso cabe à terceirizada, pois o funcionário é dela.

Não é necessário investir em maquinários

Dependendo da manutenção a ser feita, é preciso investir em máquinas, como no caso da jardinagem. Porém, no serviço terceirizado a prestadora já tem esse maquinário e se responsabiliza por ele e sua manutenção.

Não há gastos com equipamentos e produtos

Equipamentos de segurança e produtos também são de responsabilidade da terceirizada e, por isso, não entram na planilha de gastos da empresa.

Há mais agilidade na execução das tarefas

Uma empresa profissional possui recursos para agilizar as atividades que realiza e seu pessoal é especializado nessa tarefa. Assim, tudo é feito de forma mais rápida e isso gera economia de tempo e também de recursos, como a água e energia elétrica.

Ou seja, a terceirização ajuda a reduzir custos de manutenção, porque tira da empresa a responsabilidade por diversos pontos. E isso faz com que a organização cresça, pois se alcança qualidade superior no resultado final e o valor economizado pode ser revertido para novos investimentos.

Para todas as empresas que desejam reduzir custos de manutenção, a terceirização é a melhor opção. Não há gastos extras, não há preocupações e nem sobrecarga de tarefa para os funcionários. Por isso é a solução para quem deseja oferecer serviços e produtos com mais qualidade, visando ao sucesso do negócio.

Gostou do artigo? Então, que tal conferir outros temas interessantes como este? Curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas postagens.

POSTS RELACIONADOS


Share This