VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Há muito tempo, possuir uma piscina em casa era considerado um luxo que poucas pessoas poderiam ter. Hoje, uma piscina se tornou bem mais acessível de adquirir, devido às diversas opções que o mercado oferece.

Com o calor aumentando a cada ano, ela se transformou em uma ótima opção para aproveitar os finais de semana, convidar os amigos e passar mais tempo com a família, sem aquele sofrimento que as altas temperaturas provocam.

Porém, é necessário ficar atento a alguns fatores, como instalação e manutenção, para que não haja arrependimentos no futuro.

Veja abaixo 5 importantes fatores para ter uma piscina em casa.

1. Planejamento do local para a instalação da piscina

Para construir uma boa piscina, é preciso estar atento a algumas condições que são de extrema importância.

É necessário verificar se o local escolhido é apropriado para a instalação. Uma boa dica é contratar profissionais que trabalham nas revendedoras para fazer uma análise prévia do terreno.

Não se esqueça de se informar na prefeitura da sua cidade como conseguir permissão para construir uma piscina na sua residência, já que se trata de uma obra de construção como qualquer outra.

Lembre-se sempre de que um planejamento bem-feito evita transtornos no futuro, como vazamentos, problemas de rachaduras, entre outros.

2. Escolha do tipo de piscina mais adequado

Existem no mercado vários modelos e materiais de piscinas, com preços que variam muito.

O modelo mais tradicional e requisitado é o de concreto e alvenaria. Ele é construído com blocos de concreto e revestida com cerâmica ou pastilhas, dependendo do gosto de cada um.

As vantagens deste tipo de piscina é a sua durabilidade, que chega até 30 anos, maior do que todos os outros modelos disponíveis. Além disso, por seu revestimento não desbotar, ele aceita a utilização de diversos produtos químicos para a manutenção.

Outro tipo bastante comum é o de fibra. A sua vantagem em relação aos demais é a praticidade, pois já vem pré-fabricado e pode ser instalado em poucos dias. É necessário somente retirar a terra e construir o piso ao redor dela. Este padrão de piscina já vem impermeabilizado, para evitar futuras infiltrações.

Uma nova opção que vem ganhando cada dia mais adeptos é a piscina de vinil. Este modelo pode ser adquirido no formato que você desejar, e existe a possibilidade de escolher desenhos personalizados para decorá-lo do jeito que preferir. A sua instalação é rápida e o seu fundo acumula menos sujeira, como algas e fungos, do que a piscina de concreto. Ela não precisa ser impermeabilizada, pois o vinil é o próprio agente impermeabilizante.

3. Custos de cada modelo

O custo de cada piscina varia de acordo com a sua necessidade. Se o seu desejo é economia imediata, a de fibra ou de vinil é uma boa opção, pois seu preço chega a ser 70% mais barato do que a piscina de alvenaria.

Porém, a de alvenaria possui maior durabilidade e maior resistência a produtos químicos, tornando seu custo melhor no longo prazo.

Esteja atento também aos tipos de bomba que comprará, pois esta escolha impactará o quanto você gastará por mês.

Existem as bombas de velocidade única e as de múltiplas velocidades. Estas são mais econômicas porque utilizam uma velocidade baixa durante todo o dia, consumindo menos energia que a de velocidade única.

O cloro (geralmente na forma de sais de hipoclorito) é o produto mais tradicional utilizado na manutenção das piscinas, porém, outra opção é a utilização do sal (cloreto de sódio), que é mais barato que o cloro. Mas por ser um método que utiliza a eletricidade para separar os átomos de sódio e os de cloro, sua instalação inicial é mais cara que as demais.

4. Formas de manutenção

Para que sua piscina esteja sempre adequada para o uso, é indispensável que você esteja com a manutenção em dia.

O primeiro passo é remover as folhas e sujeiras que estão na água, Logo após, deve-se escovar o fundo, as laterais e as bordas. Utilize acessórios próprios para a limpeza, como esfregões, peneiras e rodo aspirador.

O próximo passo é a utilização de produtos químicos para garantir a limpeza. Estes produtos devem ser utilizados com o maior cuidado possível, pois o excesso de cloro, por exemplo, pode causar irritação na pele e nos olhos.

Caso você se sinta com receio em realizar a manutenção, existem empresas especializadas neste serviço, e os valores variam de acordo com o tamanho da sua piscina.

5. Detalhes importantes a considerar

Escolha, para a instalação da sua piscina, um local que receba boa quantidade de luz solar. Coloque ao redor dela móveis para decorar, que sejam resistentes ao calor e à chuva, para que seu espaço fique mais charmoso. Uma boa dica são as cadeiras de fibra, que não esquentam, mesmo quando expostas muito tempo sob o sol.

Para deixar o ambiente mais harmonioso e acolhedor, uma boa escolha é ter um jardim ao redor. Mas cuidado ao escolher as plantas. Umas são mais difíceis de cuidar e podem sujar a sua piscina. As mais indicadas são palmeiras, hibiscos e bambu.

Uma boa dica de decoração são os jardins verticais, que estão em alta hoje em dia e trazem beleza e elegância ao ambiente.

Para quem gosta de se refrescar à noite, coloque umas luzes de LED para iluminar. O efeito que esta iluminação dá fica muito bom, sem contar que essas lâmpadas são bem econômicas. Em piscinas que utilizam cerâmica ou pastilhas em tonalidades mais escuras, a iluminação deve ser mais forte; piscinas mais claras pedem uma iluminação mais leve. E não se esqueça de iluminar a área externa também.

Ter uma ducha instalada na área da piscina é de grande relevância, pois elas ajudam a conservar a água, contribuem para a higiene e enriquecem o ambiente.

Esses são 5 fatores para ter uma piscina, mas não pare por aí! Se você acha que a piscina é sazonal e só pode ser usada no verão, saiba que é possível aproveitá-la durante todo o ano. Confira nosso post “Por que usar um aquecedor na sua piscina?” para entender como ter o melhor proveito e garantir a diversão de toda a família.

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS


Share This