O que é um clorador e por que a piscina precisa de um?

blank
Por que ter uma banheira de hidromassagem acoplada à piscina?
agosto 8, 2017
blank
Painéis solares para piscina: o que são?
agosto 15, 2017

O que é um clorador e por que a piscina precisa de um?

blank

Piscinas residenciais, de condomínios, pousadas, resorts… Não importa o local, uma coisa é certa: para que a área de lazer ofereça mais segurança e comodidade, é necessário fazer uso de um aparelho denominado clorador flutuante. Para quem não sabe o que é um clorador, vamos explicar.

Os cloradores têm, basicamente, a função de deixar a água da piscina saudável e cristalina. Essas duas condições são primordiais para quem quer curtir os dias de sol com conforto, não é mesmo?

No entanto, o funcionamento do clorador ainda é algo complexo, quando falamos em manutenção de piscinas. Pensando nisso, preparamos este post para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto, explicar as funções dos cloradores flutuantes e os principais motivos para tê-los em sua piscina. Acompanhe!

Funcionamento

Já sabemos que o clorador serve, basicamente, para deixar a água da piscina mais saudável e cristalina. Ok! Mas, como isso acontece?

Funciona assim: esse aparelho é composto por uma caixa plástica, na qual é introduzida um tablete de cloro estabilizado. Esses tabletes — popularmente conhecidos como margaridas — derretem, de maneira uniforme, enquanto o clorador flutua na piscina, mantendo o residual do cloro na água por mais tempo.

Essa ação contínua do clorador flutuante resulta no combate da proliferação de bactérias e demais microrganismos, resultando em uma água mais clara, saudável e segura.

Mas atenção: conforme os fabricantes, é preciso utilizar o cloro estabilizado no tablete. Caso contrário, o uso de outras substâncias cloradas poderá provocar reações químicas adversas e perigosas.

Também é importante lembrar que os cloradores flutuantes, por si só, não substituem as outras demandas relacionadas à manutenção de piscinas. Sem dúvida, eles são grandes aliados desse processo. Mas não podemos desconsiderar os demais cuidados de manutenção como a filtragem da água e a aspiração do fundo.

Utilização

Uma pergunta bastante comum, quando falamos em cloradores, é se o item pode ser utilizado em qualquer tipo de piscina. A verdade é que os especialistas tendem a desaconselhar o uso de clorador flutuante em piscinas de fibra ou vinil.

Isso porque, ao entrar em contato com esses revestimentos, o cloro poderia causar danos irreversíveis ao material, como manchas ou desbotamentos. Na dúvida, sempre consulte um especialista do ramo.

Para utilizar um clorador é fácil. Entretanto, recomenda-se que o serviço seja feito por um técnico habilitado, garantindo a correta instalação e o funcionamento adequado da peça.

Via de regra, o modelo de clorador deve ser escolhido conforme o tamanho da piscina. Cloradores pequenos são indicados para piscinas de até 30 mil litros. Os grandes são indicados para piscinas com capacidade entre 30 e 70 mil litros. Caso sua piscina exceda essa capacidade, não se preocupe, basta utilizar mais de um clorador.

Recomenda-se também testar a flutuação da peça antes de colocá-la em funcionamento. Afinal, o clorador não deve ser utilizado caso apresente alguma anormalidade. Para efeito de teste, siga os seguintes passos:

  • abra a tampa do clorador e insira o tablete de cloro;
  • gire a base do flutuador para regular a dosagem. Tenha em mente que, quanto maior a fresta, mais cloro será dispersado na água;
  • verifique o pH e a alcalinidade da água, antes de colocar o clorador na superfície, fazendo os eventuais ajustes necessários;
  • coloque o clorador na superfície da água e deixe que ele faça seu trabalho, normalmente.

Não se esqueça: antes de banhar-se, é preciso retirar o clorador. Coloque-o em um balde com água da piscina e devolva-o à superfície quando terminar de utilizar a área.

Manutenção

Se você seguir corretamente as instruções de uso do clorador flutuante, é provável que o item não precise de manutenções constantes. No entanto, é preciso estar atento a alguns quesitos preventivos para garantir sua funcionalidade e durabilidade:

  • antes de instalar o clorador na piscina, leia atentamente as instruções contidas no manual do fabricante para compreender as especificações técnicas do produto, bem como suas restrições e precauções de uso;
  • cloradores flutuantes não são brinquedos, portanto, esses itens não devem ser manuseados por crianças. Além disso, sempre que for manusear o aparelho, recomenda-se o uso de luvas protetoras.

Quanto à limpeza, saiba que as peças plásticas do clorador podem ser facilmente desmontadas e limpas com água e detergente neutro. Já as partes de metal e vidro, recomenda-se que sejam lavadas com solventes específicos, recomendados pelo fabricante.

Apenas certifique-se de secar a peça por completo e remover qualquer resíduo de solvente, antes de devolvê-la à piscina.

Motivos para ter um clorador na piscina

Não há dúvidas de que a qualidade da água é um requisito fundamental para que a piscina ofereça mais segurança e comodidade para seus usuários.

Nesse sentido, os cloradores são peças essenciais para garantir a qualidade da água em seu potencial máximo: limpa, saudável e cristalina. Mas como isso é possível? Confira abaixo!

Água cristalina

Uma piscina de água clarinha e bem cuidada é sempre o melhor convite para longas horas de lazer, não é mesmo? Para conseguir esse efeito, de maneira prática e segura, basta investir em um clorador flutuante.

Como foi visto, essa peça é capaz de garantir a qualidade da água, controlando a dosagem ideal de cloro na superfície, conforme as necessidades da piscina.

Especialistas estimam que, com o uso contínuo do clorador, é possível obter de uma semana até meses de cloração automática para a piscina, com apenas uma carga de cloro estabilizado.

Água saudável

O uso correto do clorador está diretamente relacionado à saúde da água da piscina. Isso porque, as funções básicas da peça — dosagem de cloro e tratamento físico — são, justamente, os aspectos que atestam a segurança da água, garantindo que ela esteja sempre apta para uso, em qualquer circunstância.

Agora que você já sabe o que é um clorador flutuante, seus usos e funções, ficou fácil garantir mais conforto e segurança à beira da piscina, faça chuva ou faça sol!

Mas, lembre-se: ao notar qualquer problema de funcionamento da peça, entre em contato com um agente especializado e realize a manutenção adequada. Aproveite e conte para gente, nos comentários, como você faz para cuidar bem da sua piscina!

https://dashingfashion.co.za/wp-includes/slot-deposit-pulsa/

isifoodservice.com/wp-includes/slot-deposit-pulsa/

https://dashingfashion.co.za/wp-includes/slot-deposit-pulsa/

sean-cso.org/wp-includes/slot-deposit-gopay

https://abdiwahabkhadar.com/wp-includes/slot-deposit-pulsa/

https://smaalbina.com/wp-includes/slot-bonus/

https://carsaddon.com/slot-deposit-ovo/

https://socialbalance.be/slot-deposit-dana/

https://thefranklinjohnstongroup.com/slot-deposit-pulsa/

https://www.designerds.be/slot-bonus/

https://greenwichvillagevabeach.com/slot-bonus/

https://junex.com/slot-bonus-100/

https://todopazar.com/slot-bonus/

https:https://grupoeditorialquimerica.com/wp-includes/rtp-slot-live/

https://www.wedding-bali.com/slot-bonus-server-thailand/

https://ja4kids.ja.org/

https://www.delakkerij.be/slot-nexus/

https://lobsterbaylombok.com/slot-deposit-pulsa/

https://hort.hdut.edu.tw/wp-includes/slot-nexus/

https://boogoomusicfest.com

https://thesummerhouseapts.com/wp-content/slot-nexus-engine/

https://spaziosicurezzaweb.com/slot-deposit-pulsa/

https://goksitesvergelijker.nl/slot-nexus/

https://elegamingle.com/wp-content/slot-nexus-engine/

https://namaaestetic.com/wp-content/slot-nexus-engine/

https://asbcred.com.br/wp-content/slot-pulsa/

slot pulsa

slot deposit pulsa

https://usasgvote.usa.edu.ph/js/slot-bonus/

slot bonus

slot bonus new member

slot bonus 200

slot bonus 200 di depan

https://www.dqsy.vn/slot-bonus/

https:https://captiva.be/slot-bonus/

http://palais-rouge.com/wp-includes/slot-nexus/

https://melekiemorais.com.br/wp-includes/slot-pulsa/

slot pulsa

slot deposit pulsa

slot deposit via pulsa

slot deposit dana

slot dana

slot deposit dana

daftar slot via dana

https://vrpgessoeconstrucoes.com.br/wp-includes/slot-deposit-dana/

slot pakai dana

slot dana tanpa potongan

slot deposit pulsa tanpa potongan

slot dana tanpa potongan

rtp live

slot dana gacor

slot dana 10 ribu

slot gacor

slot pulsa

slot bonus

slot deposit pulsa

rtp slot

agen sbobet

slot via dana

slot via dana

slot via dana