VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Você é daqueles que espera o verão chegar para fazer a limpeza da piscina do seu condomínio? Saiba que essa não é a melhor alternativa. A rotina de manutenção de piscinas coletivas é imprescindível durante todo o ano, pois, ela evita acidentes, a proliferação de doenças e o desperdício.

O tema é tão importante que em muitos municípios existem legislações que determinam a manutenção periódica para prevenir surtos de dengue, uma vez que o mosquito transmissor do vírus se multiplica em águas paradas. E em muitos lugares, a vigilância sanitária é bastante rigorosa neste aspecto. Entenda os motivos para fazer uma limpeza já!

1. A manutenção de piscinas coletivas faz bem para a saúde

A água é um meio transmissor de doenças, entre elas a esquistossomose, sarna, conjuntivite, as verminoses, além de infecções na pele, micoses, entre outras. Quanto mais pessoas utilizam o espaço, maiores as chances de contaminação. Por isso, as piscinas coletivas devem ser limpas com peneiras para retirada de folhas, insetos e outros resquícios de sujeira. 

Sempre que possível deve ser feita uma escovação em todo o revestimento para prevenir o aparecimento das algas, que são alimentos para bactérias. A aspiração deve ser realizada pelo menos uma vez por semana e a alcalinidade e pH da água precisam estar sempre equilibrados.  Também é importante manter a área externa limpa, por conta da circulação de pessoas e animais e da presença de plantas.

2. Reduz o risco de acidentes

A manutenção periódica pode ajudar a detectar problemas no funcionamento de filtros e bombas, rachaduras, vazamentos, peças oxidadas, entre outros fatores. Os filtros de areia, por exemplo, comuns em piscinas coletivas no Brasil, precisam ser conferidos regularmente, pois podem apresentar falhas quando estão vencidos ou sobrecarregados. Dispositivos de segurança como tampas de ralos e sistemas anti sucção também devem estar sempre em dia, para evitar acidentes com os banhistas.

3. Deixa o espaço bonito e atraente

Não faz sentido para o condomínio ter uma piscina em que as pessoas não poderão usufruir sempre que quiserem, não é? Imagine como seria desagradável para os moradores encontrá-la suja e imprópria para banho sempre que estiverem com vontade de se refrescar? Manter o espaço limpo, com a água cristalina, torna-o mais bonito e atraente para os moradores, deixando-os satisfeitos.

4. Representa economia

Ao contrário do que muita gente pensa, a manutenção regular da piscina representa economia. Deixar a sujeira acumular para limpá-la de uma vez, exigirá gastos com produtos mais potentes, como algicidas de choque, e em grande quantidade. Além disso, provavelmente você precisará contratar um especialista para a tarefa em vez de entregá-la para os funcionários do condomínio. Ou seja, a limpeza frequente é um dos fatores que ajuda a reduzir custos de manutenção.

Por todas essas razões, recomendamos que fique atento à manutenção de piscinas coletivas. Se você é administrador de condomínio, promova o bem-estar dos moradores e o seu também. Preocupe-se, ainda, com a segurança dos banhistas. Se quiser saber mais a respeito, leia nosso post sobre como manter a segurança em piscinas de condomínio

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS


Share This