VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Quem mora em casa ou planeja ter uma muitas vezes sonha com uma área de lazer incrível para relaxar! Por isso, o paisagismo para piscina é uma das etapas a considerar quando o assunto é renovar a residência. Investir na decoração desse espaço significa aproveitar toda a área disponível, valorizando e tornando-a mais agradável para curtir com família e amigos.

Se você tem o privilégio de ter uma piscina em sua moradia, pode começar a pensar em novas formas de destacá-la com a ajuda de um profissional paisagista. Agora, caso prefira pôr a mão na massa, temos várias dicas de como iniciar esse projeto. Quer saber como tornar a sua área de lazer em um lugar único e estiloso? Nós podemos ajudar você mostrando como escolher o tipo de piso, iluminação e móveis para o jardim.

O que acha de nos acompanhar neste post? Confira agora mesmo 4 dicas de paisagismo para piscina.

Como fazer o paisagismo para piscina

1. Defina a iluminação

Sem rodeios, vamos começar com a dica essencial para o início do seu projeto: a iluminação. Ela deve ser pensada antes da conclusão da piscina, pois nem todas as opções podem ser aplicadas depois que está tudo pronto.

Escolha o tipo de tecnologia e quais pontos terão mais luminosidade. Instale as luzes longe dos locais em que as pessoas mais utilizam o espaço, pensando sempre no conforto. Defina também qual vai ser o formato e a cor da piscina, uma vez que isso também influencia na definição das luzes.

Luzes coloridas são uma opção moderna, mas você corre o risco de enjoar delas ao longo do tempo. A fibra ótica é a forma mais segura, além de criar pontos de luzes sutis.

2. Escolha o tipo de piso

Você sabe quais são as principais tendências quando o assunto é piscina? Bem, as opções são várias. Existem pisos e cores para todos os gostos! Mas antes de tudo, é preciso pensar na segurança.

A escolha do piso em torno deve ser bem planejada para evitar acidentes. No mercado existe uma boa variedade de pisos atendendo essa exigência. Para definir o ideal, vai depender do estilo que você quer deixar no local e do ambiente (piscina interna ou externa).

Além disso, você deve pensar no quanto está disposto a pagar, já que os valores dos materiais variam bastante. Fique atento também ao tipo de argamassa, pois com o passar do tempo ela pode desprender do piso. A seguir, listamos os tipos de pisos mais utilizados:

Pisos atérmicos antiderrapantes

Bastante recomendados, desenvolvidos para não absorverem calor sob o sol intenso. Dessa forma, você não queima os pés quando sai da piscina.

Pisos de cerâmica e porcelanato

Têm a vantagem de baixo custo, não desbotam com o sol e podem ser comprados em versões antiderrapantes. A variedade de cores é enorme.

Pisos amadeirados (deck de madeira)

Conferem ao ambiente um toque rústico e aconchegante. A desvantagem é que a madeira sai prejudicada com a ação do calor, sendo necessários cuidados regulares. Para garantir a sua durabilidade, é preciso aplicar impermeabilizante. Sendo assim, é mais interessante utilizar o material em piscinas internas ou sem a ação direta do sol/calor.

Powered by Rock Convert

3. Invista no uso de plantas

Você adora plantas e quer criar um jardim próximo à piscina? Primeiramente, saiba que existem os tipos mais recomendados.

É bom evitar vegetação que solta folhas facilmente, para não ter que ficar limpando toda hora depois. As árvores ou arbustos localizados ao redor da área de lazer não devem ter espinhos.

Se você mora em uma região quente na maior parte do ano, as mais recomendadas são as palmeiras e os bambus, porque dão um ar de tropicalidade ao ambiente. Caso esteja em uma região com temperatura mais branda, pode optar por hibiscos e gardênias.

Existem ainda várias opções, cada uma mais indicada para um tipo de solo e clima: coco-anão, jasmim, pata-de-elefante etc.

4. Planeje os móveis

Para criar um ambiente harmonioso, não pense em cada detalhe separadamente. Na hora de escolher os móveis, prefira peças resistentes ao calor, à chuva e que também combinem com as cores e estilo da piscina. Que tipo de espaço você quer criar?

Cadeiras, mesas, banquetas e espreguiçadeiras são fundamentais para trazer conforto aos usuários. Se você é daqueles que adora planejar uma festa, espaços para pequenas refeições não podem faltar! Os gazebos são uma ótima opção nesse caso pela dupla funcionalidade: é um espaço livre dos raios solares e traz elegância.

Os impactos do paisagismo para piscina

O paisagismo traz beleza, conforto e equilíbrio entre todas as peças de um ambiente. É possível ter uma piscina incrível pensando nas dicas acima!

As plantas, por exemplo, são como a moldura de um quadro, delimitando caminhos para os visitantes e trazendo vida ao ambiente. Porém, tome cuidado para não transformar o espaço em uma floresta. Quanto mais vegetação, mais bichos e sujeira você atrai para a piscina.

Nesse sentido, não deixe de investir em equipamentos de qualidade que higienizam e tratam a água. Assim, você contribui para a qualidade da água e estética do local.

Tenha em mente que a área externa é como um lugar alternativo de convivência, seja em dias de calor ou dias mais frios. Dessa forma, optar por móveis confortáveis e, de preferência, com dupla função, é um truque para conseguir utilizar a área praticamente o ano todo.

Ter em casa uma área de lazer completa, bem iluminada e agradável é possível. Para criar um ambiente especial, é preciso considerar vários elementos de paisagismo para piscina e ao redor dela. Seja para criar do zero ou apenas reformar, definir móveis de qualidade, plantas, cores e luzes são coisas que devem ser feitas em conjunto para dar certo.

Então, faça uma combinação de materiais, texturas e cores da sua preferência e que tenham as funções que você mais precisa. Unindo estética com funcionalidade você terá uma piscina incrível. Com essas dicas, já sabe por onde começar.

Curtiu este post sobre paisagismo para piscina? Se você aproveitou as nossas dicas, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook! Assim, você vai ficar por dentro de mais assuntos como esse. Até a próxima!