VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Para que a piscina esteja apropriada para mergulhos, é fundamental manter a água em equilíbrio e livre de contaminações. E para alcançar esse objetivo, devemos estar atentos aos cuidados de manutenção para piscinas.

O ideal é prevenir que aconteçam grandes desequilíbrios nos parâmetros da água, para evitar que a área seja interditada para passar por uma manutenção mais complexa. E desativar a piscina para isso pode trazer prejuízos e a desaprovação de quem a frequenta.

A melhor estratégia é realmente cuidar da água, do tanque e do entorno para que a manutenção seja rápida, simples e menos custosa. Dessa maneira, pode ser realizada sem impedir o acesso dos banhistas. Veja a seguir algumas dicas para evitar gastos maiores com manutenção e os prejuízos de uma piscina inativa.

1. Realizar a medição e correção dos parâmetros da água

Uma piscina saudável e segura para os banhistas é aquela que tem os parâmetros sempre equilibrados. Estamos falando sobre pH, alcalinidade, cloro livre, cloraminas e metais. Tudo isso deve ser analisado com frequência para observar se a piscina está adequada para banhos.

Os kits de medição são uma forma rápida e prática de obter os resultados da análise da água. E, com base neles, devemos fazer a correção dos parâmetros sempre que preciso, adicionando produtos que vão estabilizar a água mais uma vez e evitar grandes desequilíbrios.

2. Fazer a limpeza rotineira

É fundamental elaborar um cronograma de limpeza e manutenção para piscinas. Nele devem constar as ações preventivas a serem executadas e sua frequência ideal, como retirada de folhas e resíduos em suspensão, uso do decantador, aspiração do fundo, limpeza de filtros e skimmer, entre outros.

Essas ações vão impedir que a sujeira se acumule e desequilibre a água. Assim, evita-se que ela seja contaminada, economiza-se em produtos químicos e ainda se reduz os gastos e o tempo necessário para cuidar da piscina.

3. Fazer a manutenção preventiva da casa de máquinas

A casa de máquinas também precisa de manutenção preventiva, a fim de manter o equipamento funcionando perfeitamente. Periodicamente é importante analisar as máquinas para observar se é preciso algum reparo, para fazer a higienização do filtro, entre outras ações.

Considere que a casa de máquinas é o coração da piscina e, sem ela, a água fica suja e inapropriada para mergulhos. Para evitar panes e defeitos, o ideal é sempre prevenir os problemas fazendo a manutenção regular.

4. Manter o entorno da piscina sempre limpo

A sujeira da piscina também provém do seu entorno, e uma das maneiras de manter a água limpa é cuidar dos arreadores. O piso deve estar sempre livre de resíduos, e as plantas e o gramado bem aparados.

É essencial evitar ao máximo que a área da piscina contenha qualquer elemento (folhas, galhos, papel, areia, sementes, e outros) que possa ser lançado na água pelo vento, ou levado para lá em função do trânsito de pessoas.

5. Solicitar a análise e consultoria de profissionais

Periodicamente é importante que uma empresa especializada em manutenção para piscinas faça a análise da água do seu tanque. A consultoria de profissionais ajuda a identificar problemas que podem passar despercebidos nos cuidados de rotina, ou que não conseguimos identificar dessa maneira.

Por meio de um diagnóstico geral, será possível identificar esses problemas ou os fatores que venham desencadeá-los. Assim, podemos adotar medidas corretivas e preventivas a fim de que o espaço se mantenha adequado para o lazer dos banhistas.

A piscina é uma atração valorizada pelas pessoas, que esperam sempre ter livre acesso a essa área. Por isso, devemos adotar todas as medidas possíveis para evitar ao máximo a necessidade de interditar o espaço.

Sendo assim, as ações preventivas de manutenção para piscinas são estratégicas para clubes, resorts, academias e condomínios. São elas que garantem uma água limpa, cristalina e saudável, o que resulta na satisfação dos banhistas e pontos positivos para o seu negócio.

Quer saber mais sobre como cuidar da sua piscina para evitar gastos extras com manutenções ou prejuízos? Então baixe este e-book e tenha em mãos um manual completo de cuidados com a água.

POSTS RELACIONADOS


Share This