Insetos na piscina: como afastar e fazer a limpeza adequada?

4 dicas de paisagismo para deixar o ambiente mais harmonioso
outubro 23, 2020
3 dicas de como fazer economia no condomínio
novembro 27, 2020

Insetos na piscina: como afastar e fazer a limpeza adequada?

Quem nunca ficou incomodado ao perceber que tinha um inseto na piscina, não é mesmo? Além de sujar a água e prejudicar o local, esses “bichinhos” podem transmitir doenças para os condôminos que frequentam a piscina. Para evitar que isso aconteça, é importante saber fazer a limpeza correta do ambiente, por meio de tratamento químico e outros materiais que ajudem no bem-estar de todos. 

Quer descobrir como tratar e limpar a piscina para afastar os insetos? Então, confira as dicas que preparamos para você! Boa leitura! 

Acione o filtro de água

Acionar o filtro de água da piscina é fundamental para eliminar as impurezas suspensas na água, como folhas, insetos, resto de grama, entre outras sujeiras. Isso acontece porque o equipamento tem uma areia especial, localizada dentro do filtro, que retém a sujeira e demais produtos químicos. A partir disso, os drenos, skimmer ou aspiradores sugam a água, limpam e retornam para a piscina, ajudando a melhorar a circulação da água.  

Analise a alcalinidade e pH

Para evitar insetos na piscina e garantir uma maior eficácia da desinfecção, também é importante manter o equilíbrio químico da água. Isso significa que a alcalinidade precisa estar em 100 PPM, o cloro livre em 1,5 PPM e o PH em 7,2. Para conseguir fazer essa verificação, é possível comprar um kit de teste específico para isso. 

Escove a piscina

Ao escovar a piscina você consegue soltar as algas e insetos que ficam agarrados nas escadas e degraus, por exemplo. Essa ação fará com que os resíduos sejam levados para a água que serão mortos com a ajuda do cloro que você vai adicionar.

Faça uma oxidação de choque 

Quando o problema da piscina está em estágio avançado, com muitos insetos, é preciso realizar um tratamento de choque no local. Isso significa que, em vez de deixar o cloro em 1,5 PPM, você fará uma super cloração. O recomendado é fazer uma dose dupla de choque. Contudo, se a cor da água estiver verde mais escuro, é possível triplicar ou quadruplicar a dose. 

Acione o conjunto filtrante na recirculação

Para que consiga distribuir o cloro que foi aplicado na piscina de maneira uniforme, é preciso que ligue a bomba por no mínimo 8 horas. Caso tenha triplicado ou quadruplicado a quantidade do produto, é indicado que faça isso por 24 horas. Contudo, antes de usar a piscina novamente, é fundamental fazer o teste na água. Dessa forma, você se certificará que os níveis de cloro voltaram ao normal.

Ao pôr em prática as dicas que elaboramos ao longo do artigo, você será capaz de se livrar de vez dos insetos na piscina. Por isso, não esqueça de acionar o filtro de água, analisar a alcalinidade e pH, escovar a piscina, fazer uma oxidação de choque e ligar o conjunto filtrante na recirculação. Assim, o local ficará sempre limpo, longe das impurezas e próprio para o banho. 

Gostou das informações que apresentamos aqui? Então, não esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de mais assuntos do seu interesse. Não perca essa chance, hein?