Quem tem uma piscina em casa sabe que a manutenção é trabalhosa e fundamental para garantir que não haja proliferação de organismos prejudiciais à saúde, como algas, bactérias e outros.
Independente do material do qual a piscina é feita (alvenaria, fibra ou vinil), a manutenção deve ser feita ao longo de todo o ano, mesmo que a piscina esteja fora de uso, como no inverno.
A manutenção mais profunda, que inclui os equipamentos da piscina como filtros e bombas ou quando está extremamente suja.
Contudo, a maioria das vezes, a manutenção pode ser feita em casa mesmo, basta seguir algumas dicas:
A conservação da água em relação à infestação e limpeza varia de acordo com a quantidade de uso, temperatura e filtração.
Assim, a frequência do uso e a quantidade de cloro é variável, sendo que o PH ideal da água deve estar entre 7,4 e 7,6, preferencialmente. A alcalinidade entre 80 e 120 ppm e a dureza cálcica de 200 e 400 ppm.
É importante fazer a limpeza dos fundos e das paredes da piscina, não importa o material que seja feita. Limpe utilizando máquina manual ou um robô automático, mas não deixe de fazer.
Retire as folhas e qualquer outra sujeira que tenha na água. É importante manter a bolsa de skimmer limpa para a manutenção da rede de água.
Independente da época do ano é preciso manter a manutenção adequada de sua piscina. Então, faça sempre a limpeza física com tratamentos a base de cloro, que são mais econômicos e mantem a água limpa e transparente.
Não é recomendável esvaziar a piscina, mesmo em casos de extrema sujeira. Quando isso acontecer, chame um técnico, pois além de ter um alto custo e desperdício de água, essa atitude pode danificar a estrutura da piscina. Ou seja, causar rachaduras, trincas e etc.
Assim, vale a pena manter a limpeza semanalmente. Com isso você irá economizar em técnico e em atividades mais pesadas de manutenção.