VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Durante o verão, não tem jeito: é difícil encontrar uma só pessoa que não queira aproveitar uma piscina refrescante. Porém, basta que as temperaturas diminuam e o sol vá embora para que boa parte dos banhistas fujam desse espaço. Diante disso, uma solução é investir no aquecimento artificial para garantir um melhor aproveitamento da estrutura, como o aquecedor solar e trocador de calor.

Atualmente, essas duas modalidades vêm sendo muito utilizadas entre os proprietários de condomínios que desejam aprimorar a área externa do empreendimento. Ainda assim, as duas alternativas contam com as suas particularidades e, para investir no modelo ideal, você precisará entender a fundo os seus pontos fortes e benefícios.

Caso não saiba por onde começar, não se preocupe. Neste post, contamos os detalhes a respeito de ambas as soluções, além de algumas dicas para garantir a instalação ideal. Vamos lá!

O que analisar antes da escolha

Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que a escolha entre um aquecedor e trocador de calor dependerá, exclusivamente, das características da piscina. Nessa etapa, é preciso considerar alguns elementos que podem ajudar ao longo da decisão, sendo eles: 

  • se a piscina fica em local coberto ou fechado; 
  • qual é o volume de água que será aquecida;
  • se a piscina fica sob o sol ou em um espaço com sombra; 
  • qual é a infraestrutura do ambiente; 
  • qual o clima típico da região em que a piscina foi construída; 
  • qual é o uso da piscina: residencial, esportiva ou de academia. 

Aquecedor solar e trocador de calor: principais diferenças

Como você pode imaginar, existem algumas diferenças entre o aquecedor solar e trocador de calor. Abaixo, vamos falar mais sobre elas para facilitar o seu processo de escolha. 

Aquecedor solar

A primeira opção para aquecer a temperatura da água é o aquecedor solar. Em linhas gerais, o equipamento atua com a ajuda de painéis, que são devidamente instalados no telhado ou em qualquer outra área elevada — desde que tenha uma boa incidência de luz.

Assim, o aparelho consegue absorver o calor emitido pelo sol e, a partir disso, levá-lo para a água da piscina através de uma tubulação. Nesse processo, também é necessário contar com o apoio de uma motobomba. 

No entanto, antes de apostar nessa modalidade é preciso analisar alguns fatores básicos. O mais importante deles é que a temperatura da água pode não ficar equilibrada, especialmente, em períodos nublados ou durante o outono e inverno.

Trocador de calor

Em seguida, temos o trocador de calor — equipamento responsável por “trocar” o ar do local por um gás interno e, posteriormente, dispensar esse ar “quente” na água. Esse aparelho deve ser instalado juntamente das demais máquinas da área externa, como o filtro e a bomba. 

Também é recomendado que ele fique posicionado em um ambiente aberto, com no mínimo 1 metro de distância entre qualquer parede. Vale ressaltar que essa alternativa é sustentável e utiliza pouca energia, já que utiliza o calor do próprio ar para promover uma mudança da temperatura. 

Na hora de “bater o martelo”

Como vimos, existem vários detalhes que devem ser ponderados na hora de escolher entre aquecedor solar e trocador de calor. Somente a partir das informações mencionadas, você terá uma boa base para investir no equipamento correto e garantir os melhores efeitos possíveis. 

Caso sinta a necessidade, também é válido contar com o apoio de um profissional especialista no assunto. Com esse serviço, será possível avaliar outros detalhes que interferem no resultado e promovem maior satisfação aos banhistas.

Aliás, uma boa opção é a Pool Rescue. Presente no mercado desde 1997, a empresa é especializada em soluções para a área de lazer, como segurança, equipamentos específicos e até tratamento de piscinas.

Dessa forma, você conseguirá acesso a produtos de marcas conceituadas no setor e, de quebra, terá ao lado o acompanhamento de uma equipe gabaritada nesse universo. 

Gostou? Aproveite que você já conhece as características do aquecedor e trocador de calor e entre em contato conosco. Teremos muito prazer em te atender e apresentar o nosso trabalho!