Problemas no motor da piscina? Veja as 5 causas mais comuns!

Raios na piscina: entenda quais são as chances e os riscos de acontecer
abril 23, 2021
Quando fazer o tratamento de emergência na piscina?
maio 18, 2021

Problemas no motor da piscina? Veja as 5 causas mais comuns!

Ficar atento aos possíveis problemas no motor da piscina é fundamental para certificar-se que a água está circulando corretamente, a fim de que haja uma boa filtragem e espalhamento dos produtos químicos. Caso o equipamento não funcione como o esperado, é possível que suas funções básicas fiquem comprometidas, prejudicando os seus momentos de lazer em família. Para evitar que isso aconteça, é fundamental saber identificar as causas do problema rapidamente, para que, assim, consiga resolvê-los.

Quer descobrir quais as cinco causas mais comuns de problemas no motor da piscina? Continue a leitura do artigo! 

1. Entupimento

Você sabia que um dos motivos para haver problemas no motor da piscina é o entupimento no seu mecanismo de rotação? Pois é! Isso costuma acontecer pelo excesso de cabelos, grama, ou outros resíduos. A partir disso, o equipamento pode ficar superaquecido e pode acarretar diversos prejuízos, como a queima da máquina. 

2. Problemas nas vedações do motor

Caso as vedações do motor não estejam apertadas corretamente, podem surgir diversos problemas, como a obstrução da passagem de água por objeto, fazendo com que ela não circule corretamente. Por isso, é fundamental verificar se a tubulação da máquina não está sugando ar em vez de água. 

3. Problemas de ventilação

Quando o motor da piscina liga e desliga imediatamente, pode ser sinal de que ele esteja passando por um superaquecimento. Isso costuma acontecer quando a ventilação do equipamento está bloqueada ou em casos em que o motor esteja muito exposto ao sol. Para evitar que isso aconteça, é preciso fazer a instalação do aparelho em um local coberto (preferencialmente uma casa de máquinas). Em seguida, deve-se desmontar a carcaça do motor para desobstruir os orifícios de ventilação.

4. Falta de manutenção

A falta de manutenção é um dos principais fatores que levam a problemas no motor da piscina. Para evitar que isso aconteça, é fundamental fazer uma revisão da máquina a cada 6 meses ou de acordo com a orientação da equipe de manutenção. Entre os cuidados que precisam ser feitos, estão:

5. Má sucção

A má sucção do motor pode ser acarretada por alguns fatores, como: entupimento, falta de pressão na hora de aspirar a água, filtro sujo e furos na mangueira de aspiração. Em casos muito graves, pode haver até a fundição do equipamento. Por isso, é importante sempre lavar o pré-filtro e conferir se a sua tampa está bem conectada. Além de verificar a existência de possíveis aberturas na mangueira. 

Para resolver de vez com os problemas no motor da piscina, é fundamental contar com a ajuda de uma empresa especializada no assunto. O melhor exemplo disso é a Pool Rescue. Ela está há mais de 20 anos no mercado disponibilizando serviços voltados para sua área de lazer, com profissionais qualificados e que promovem a limpeza, vigilância, manutenção e reparos da piscina. O que permite ter mais segurança e bem-estar para aproveitar os melhores momentos em família. 

Quer entender melhor sobre os serviços da Pool Rescue? Acesse o nosso site e veja tudo o que podemos fazer para resolver os problemas no motor da piscina e em outros locais!