Não existe outra forma de manter a qualidade da água senão com o serviço de manutenção de piscinas. Ele envolve etapas importantes que vão garantir a limpeza e o devido controle de parâmetros químicos.
Esse serviço pode ser realizado por uma equipe interna de colaboradores ou por uma empresa terceirizada. Nas duas opções, é essencial entender que a manutenção precisa ser feita com os equipamentos e produtos certos para melhorar a qualidade da água.
Neste post, vamos explicar a importância de realizá-la e você entenderá por que é fundamental que a pessoa responsável por ela de fato entenda do serviço. Continue a leitura!
O foco do serviço de manutenção de piscinas é manter a água em equilíbrio, evitando que ela sofra grandes variações em seus parâmetros e necessite de tratamentos mais intensos.
Limpeza e qualidade da água andam juntas e a soma das duas resulta em uma piscina bem conservada. Quando a piscina ou seus equipamentos e maquinários estão sujos, a qualidade da água cai e compromete a conservação do material do tanque, do seu revestimento, dos acessórios e da casa de máquinas.
Quando a água está limpa e quimicamente tratada ela se torna um ambiente saudável. A piscina fica livre de micro-organismos que, além de prejudicarem o aspecto da água, podem disseminar doenças entre os banhistas.
Uma piscina limpa possui água cristalina e um tanque com cores bonitas e contrastantes. Isso resulta num espaço atrativo para o lazer e o descanso, muito mais agradável e convidativo para mergulhos. Além disso, também valoriza o visual da área onde a piscina está instalada.
Para ser completo, o serviço de manutenção de piscinas precisa abranger cuidados que visam diferentes resultados, mas se complementam no final. Um fator deixado para trás pode comprometer a qualidade da água, desequilibrar seus parâmetros e prejudicar seu aspecto.
Diariamente os resíduos em suspensão e aqueles no fundo da piscina precisam ser removidos. A intenção é evitar que moléculas orgânicas reajam com o cloro livre, reduzindo seu percentual e comprometendo a qualidade da água.
A verificação do pH, da alcalinidade e do teor de cloro é fundamental para descobrir se a piscina está em equilíbrio. Quando esses parâmetros estão desregulados, isso pode causar desconfortos para os banhistas, reduzir a durabilidade da casa de máquinas, dos canos, e favorecer a proliferação de bactérias e algas.
O crescimento descontrolado de algas deixa a água da piscina verde e causa incrustações desses organismos no tanque e acessórios da piscina. Ela fica com aspecto de contaminada e nada convidativa para mergulhos.
O skimmer, o filtro e toda a casa de máquinas precisa receber manutenção também. Em especial para os dois primeiros, eliminar a sujeira retida é fundamental para que ela não retorne para o tanque e contamine a água.
Ele não deve ser realizado apenas quando há problemas graves na piscina, mas é uma medida preventiva. A aplicação de cloro, por exemplo, controla a proliferação de bactérias e algas. Por isso, essa etapa da manutenção de piscinas é essencial para manter a qualidade da água.
Como você viu, a manutenção de piscinas envolve diversos detalhes e, quem for realizá-la, deve estar atento a cada um deles. Então, prefira que essa tarefa seja feita por uma equipe profissional, a fim de garantir que sua piscina estará bem cuidada, segura, atrativa para os banhistas e tenha um baixo custo para sua empresa.
A Pool Rescue possui uma equipe de profissionais capacitados para realizar a manutenção da sua piscina. Entre em contato conosco e saiba mais sobre esse serviço!