Por que construir piscina no inverno? Entenda mais!

Já ouviu falar em ionizador para piscinas? Confira (x) benefícios
setembro 3, 2021

Por que construir piscina no inverno? Entenda mais!

Se você se pergunta qual a melhor época para colocar em prática a construção de uma piscina, está no lugar certo. Vamos falar sobre os motivos para construir sua piscina no inverno e todos os cuidados que devem ser tomados nesse processo.

A programação dessa etapa é muito importante para ter sucesso com o resultado final. Uma obra precisa ser acompanhada de perto, o que faz toda a diferença para ter toda a segurança esperada e poder aproveitar sua piscina com tranquilidade. Afinal, esse deve ser um sinônimo de diversão, não é verdade?

Acompanhe a leitura para entender melhor sobre o assunto e conhecer as principais razões para tomar essa decisão!

Por que construir a piscina no inverno?

Se você fica se perguntando sobre a estação do ano ideal para começar a construir sua piscina, saiba que o inverno é a resposta certa não só porque no verão todo mundo quer a piscina pronta para aproveitar a época mais quente dentro da água.

Existem outros motivos para fazer essa escolha e aqui vamos contar os principais para você!

Clima ideal

No Brasil, as chuvas são mais frequentes durante o verão e a primavera, já que essa é uma característica predominante do nosso clima tropical. Lembra como elas são formadas? As altas temperaturas ajudam a água a evaporar, formando as nuvens que depois despencam em chuvas previstas ou inesperadas.

Quem está acostumado a lidar com obra sabe que chover não é a melhor condição climática para seguir com as atividades. Normalmente, é necessário interromper os trabalhos nos períodos chuvosos, o que acaba atrasando toda a programação. Pior ainda, tudo isso é capaz de acarretar em mais dias de trabalho para a mão de obra, algumas perdas de material e, consequentemente, mais gastos.

Por exemplo, nas etapas de impermeabilização do terreno e colocação dos revestimentos, é importante que toda a superfície esteja bem seca. Como fazer isso em períodos chuvosos? No verão fica mais difícil se programar ou seguir com o trabalho sem nenhum adiamento.

Quando falamos de obras em ambientes fechados, a chuva nem sempre é um problema. Porém, como a maioria das piscinas é descoberta, esse se torna um cuidado a mais.

Tempo para planejamento

Se as chuvas começam a partir de setembro ou outubro (na primavera), o planejamento para ter sua piscina quase pronta até lá precisa ser feito bem antes. Aliás, se a ideia é iniciar a construção no inverno, pense que antes disso os seus planos devem estar prontos.

É claro que o tempo total depende das dimensões da obra. Construir uma piscina pequena, em casa e em um terreno relativamente simples é bem diferente do que fazer uma obra grandiosa. Quanto mais detalhes, maior a exigência de tempo e planejamento, certo?

Além do profissional que vai executar a construção — no caso, pelo menos um pedreiro — contar com a ajuda de um arquiteto ou engenheiro civil também é muito importante. A segurança do projeto é fundamental, assim como você pode se preocupar com o aspecto visual do resultado.

Portanto, não deixe de pedir a ajuda de quem entende disso para montar todo o planejamento e garantir que a sua piscina seja bem construída. Talvez alguns problemas surjam no meio do caminho e a pressa pode ser inimiga da perfeição!

Momento oportuno

Sim, construir sua piscina no inverno é o momento ideal para curtir os dias quentes nadando. Em geral, o tempo gasto para a construção de alvenaria é de um a dois meses, mas isso depende de muitos fatores — como a quantidade de gente trabalhando, tipo do terreno, tamanho da piscina, quantidade de detalhes na estrutura etc.

Ou seja, se você iniciar a construção no verão, provavelmente vai aproveitar pouco e logo as temperaturas já vão cair. Mesmo que a sua intenção seja instalar um sistema de aquecimento para a água, pense na questão das chuvas que citamos acima. Nada melhor do que a sua piscina ficar pronta e ter um dia lindo para estrear a novidade!

Que outras dicas podem ajudar no sucesso da obra?

Antes de finalizar este conteúdo, vamos falar de outros cuidados que precisam ser tomados ao decidir construir uma piscina? Afinal, não podemos pensar somente na época do ano ideal para fazer esse tipo de obra.

Um dos pontos mais relevantes é a qualidade da infraestrutura. Você pode escolher entre alvenaria ou concreto e até simplesmente colocar uma peça pronta no local escolhido, mas saiba que a fundação precisa ser firme e plana o suficiente para aguentar a piscina cheia (de água e de gente) depois.

O encanamento é outra preocupação para garantir o sucesso da obra. Não pense que basta ligar uma mangueira para encher sua piscina de água. É preciso investir em uma série de equipamentos (conhecido como casa de máquinas) que serão responsáveis pelo suprimento de água, aspiração, evasão e retorno etc.

Por último e não menos importante, a impermeabilização é uma etapa crucial para a vida útil e segurança da sua piscina. Quem está querendo construir deve saber que após a concretagem do terreno é muito importante investir em uma solução que deixe toda a área impermeável, ou seja, para impedir que a água atravesse a estrutura construída.

A falta desse cuidado pode causar vazamentos, contaminação da água, deteriorar a sua piscina e outros tipos de problemas — como um aumento expressivo na sua conta de água! Esse tipo de prejuízo pode ser evitado, sem contar que uma piscina com infiltração vai exigir uma reforma em pouco tempo.

Essa fase de impermeabilizar a área confirma mais uma vez a ideia de que construir piscina no inverno é a melhor opção. Imagine passar todo o material impermeabilizante e surgir uma chuva inesperada? Enfim, não deixe de ficar atento a todos esses cuidados antes de colocar em prática o seu projeto de ter uma piscina!

Gostou das sugestões? Assinando a nossa newsletter você vai ter acesso a conteúdos exclusivos e receber ainda mais dicas sobre esse universo das piscinas! Aproveite para receber informação de qualidade diretamente no seu e-mail.