VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Ter conforto em casa significa usufruir de tudo o que esteja ao alcance para garantir uma boa qualidade de vida. Se você pensa assim, precisa investir em um ambiente com sauna e piscina integrados.

A sauna proporciona, entre outros benefícios, alívio de dores, dilatação dos vasos sanguíneos, tratamento de problemas respiratórios, controle da pressão, limpeza da pele e, claro, relaxamento. 

Depois disso tudo, dar um mergulho e baixar a temperatura do corpo é o ideal para completar a sensação de alívio e bem-estar. Porém, como os dois ambientes nem sempre estão integrados, a distância faz com que os banhistas sintam aquele friozinho antes de chegar à piscina.

Então, veja como solucionar esse inconveniente e unir os dois equipamentos em um mesmo ambiente.

Tipos de sauna

Hoje em dia, existem basicamente dois tipos de sauna para a área da piscina: a vapor e a seco. A primeira é também chamada de “sauna úmida” ou “banho turco”. O vapor é gerado por meio de um equipamento que tem uma resistência que aquece a água até aproximadamente 45º C.

No caso da seca, que é chamada também de “sauna finlandesa”, o aquecimento se dá por meio de eletricidade. A temperatura varia entre 60º C e 80º C.

Como instalar uma sauna a vapor?

Em primeiro lugar, o espaço onde a sauna será instalada deve ter um pé direito de, no mínimo, 2,20 m. O teto, as paredes e o piso devem ter uma aplicação de vermiculita, que é isolante térmico. Depois disso, pode ser aplicado azulejo, cerâmica ou outro revestimento impermeável que você preferir. O piso deve receber um material antiderrapante. 

É preciso instalar o gerador de vapor. Existem vários modelos, mas ele é constituído, normalmente, por um reservatório de aço inox, drenos, uma entrada para água e uma saída para o vapor. Também é necessário um quadro de comando, que pode ser digital ou analógico, para fazer o controle da temperatura.

A porta deve ser específica para saunas, em aço inox, policarbonato, alumínio ou outro material resistente à umidade. Os bancos podem ser de alvenaria, plástico ou madeira, e as luminárias devem ser à prova d’água. 

Como instalar uma sauna seca?

Para a sauna seca, é preciso ter um gerador de calor (equipamento parecido com um forno em chapa de aço carbono), que deverá ser colocado a 15cm do solo, com um respiro para garantir a circulação do ar.

O revestimento do espaço deve ser de madeira seca (cedro ou mogno), com isolamento térmico de isopor (EPS) ou lã de vidro entre as paredes e a madeira. Inclua entre os acessórios um quadro de comando de temperatura, porta, luminárias e móveis como bancos e encostos, tudo em madeira.

Como integrar sauna e piscina em um só ambiente?

Existem duas formas eficientes de integrar a sauna e a piscina em um mesmo ambiente. Uma delas é construir as duas em um ambiente fechado, como fazem alguns hotéis e clubes. Assim, o banhista não passa frio ao se deslocar de uma para outra, pois o espaço pode ser todo climatizado.

Outra forma moderna de integração é construir um trecho da piscina dentro da sauna e colocar uma parede de vidro para separar as duas áreas. Assim, você tem uma vista panorâmica. Porém, esse método consome mais energia porque o vidro não é um isolante tão bom para o calor quanto outros materiais.

Em qualquer tipo de instalação, lembre-se da importância de contar com o serviço de uma empresa especializada para a integração de sauna e piscina. Além disso, faça um planejamento bem elaborado antes da obra para evitar problemas futuros com a questão do funcionamento e da segurança dos equipamentos. 

Se você quer ter todo esse conforto em casa, mas ainda tem dúvidas a respeito de como fazê-lo, baixe o nosso guia prático para escolher a sauna ideal

POSTS RELACIONADOS


Share This

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/poolrescue/www/wp-includes/functions.php on line 3743

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/poolrescue/www/wp-includes/functions.php on line 3743

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/poolrescue/www/wp-content/plugins/https-redirection/https-redirection.php on line 47