VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Uma dúvida muito recorrente é se, ao ficar suja, é preciso trocar a água da piscina e, também, se existe um tempo certo para fazer isso. Pois bem, o intuito deste post é esclarecer essas duas questões, para que você saiba se a água tem ou não recuperação.

Continue lendo e entenda quando é necessário, de fato, drenar o tanque. Além disso, confira algumas dicas para fazer essa tarefa com segurança e do jeito certo. Acompanhe!

É preciso sempre trocar a água da piscina?

A água da piscina fica suja com o tempo e, até mesmo, imunda se não receber tratamento ou um evento provocar isso. Porém, não importa o grau de sujeira, você não precisa trocá-la por causa disso.

Existem vários produtos químicos para tratar a água, os quais têm a função de corrigir desequilíbrios diversos. Então, ainda que a água esteja totalmente inapropriada, ela pode ser recuperada com o tratamento adequado.

Periodicamente é preciso completar a água porque ela evapora, e isso ajuda a renová-la constantemente. No mais, as únicas piscinas que precisam de trocas frequentes são aquelas infláveis que as crianças brincam!

Quando é necessário fazer a troca, então?

Somente é preciso trocar a água da piscina em casos específicos, como quando ela não responde aos tratamentos. Nesses casos, recomenda-se a troca parcial de 30 a 50% para reequilibrar a água. Também é preciso drenar para reparos no tanque ou instalação equipamentos subaquáticos, como luzes.

No mais, mesmo que sua água esteja verde, com cheiro ruim, lodosa, haja terra no fundo e até mesmo um animal morto ali, é possível eliminar os resíduos e micro-organismos, deixando a água cristalina e saudável.

Como trocar a água da piscina do jeito certo?

Caso você precise trocar a água da piscina, tenha o cuidado de fazer isso do jeito certo, a fim de garantir a sua segurança e das demais pessoas e, também, para não danificar o tanque. Veja algumas dicas.

Avise que vai fazer a drenagem da água

Informe sua família, amigos e quem tiver acesso à piscina que você vai fazer essa manutenção. Isso deixará todos alertas para evitar acidentes em função do tanque vazio.

Cerque a piscina com uma fita zebrada ou similar

Cercar a piscina também ajuda a evitar acidentes, limitando o acesso àquela área. Tenha atenção especial com crianças, animais de estimação, idosos e pessoas com limitações físicas e mentais.

Desligue todo o sistema elétrico

Não se esqueça de desligar a eletricidade que vai para a piscina. Essa medida evita que você sofra choques elétricos, que as máquinas sejam acionadas por acidente e que algum elemento sofra danos.

Use um fio terra na bomba de imersão

Para trocar a água da piscina utilizamos uma bomba de imersão, e o modo seguro de operá-la é mantendo um fio terra ou dispositivo de corrente residual para evitar descargas elétricas e não comprometer as ligações.

Reaproveite a água

Se for possível, reaproveite a água para outras finalidades, como regar o jardim. Isso ajudará a reduzir o impacto ambiental e financeiro que a troca poderá causar.

O que mais considerar ao trocar a água da piscina?

Não se esqueça que ao trocar a água da piscina o tanque não pode ficar vazio muito tempo. A falta da água provoca seu ressecamento, que danifica o revestimento ou tanque. Procure fazer esse reparo no menor tempo possível.

Também será preciso encher de novo a piscina, e isso pode gerar um alto impacto em sua conta de água, com multa por causa do gasto extra. Esteja preparado para não se assustar no final do mês.

Se você não quiser cometer erros, entre em contato com uma empresa especializada. Os profissionais avaliarão se é preciso trocar a água da piscina e executarão o serviço com segurança e da maneira adequada. Mas se for se aventurar sozinho, observe bem se é de fato preciso e tome todos os cuidados para não ocasionar acidentes nem danos nos equipamentos e no tanque.

Gostou do nosso post? Então, informe-se um pouco mais e aprenda se é melhor trocar a água ou fazer tratamento da piscina. Até a próxima!

POSTS RELACIONADOS


Share This