VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

As manchas na piscina não são um problema raro. Independentemente do material ou revestimento do tanque, ele está suscetível a essa complicação, que pode ser ocasionada por diversos fatores.

Esteticamente elas causam prejuízo para a piscina e, dependendo da sua causa, também ocorre o comprometimento da qualidade da água. Além disso, existe a possibilidade de danos para os equipamentos e a estrutura do tanque.

Por isso, as manchas não podem ser ignoradas, sendo ideal identificar sua causa e tratá-las. Continue lendo para entender por que elas surgem e descobrir como eliminá-las.

O que são e por que surgem manchas na piscina?

Quem tem uma piscina espera que ela esteja constantemente cristalina e com revestimento impecável, mas um pequeno descuido pode causar manchas que interferem negativamente em sua estética.

Esse problema é uma alteração na cor do tanque por causa de agressões ou pelo acúmulo de materiais ou micro-organismos. Algumas áreas adquirem uma tonalidade diferente, podendo ser amarelada, marrom, avermelhada, verde, preta, entre outras.

Essa complicação tem origem em diversos fatores. A seguir, listamos alguns das possíveis causas das manchas na piscina.

Resíduos orgânicos ou inorgânicos

A presença de resíduos orgânicos na água, como folhas, galhos e sementes, principalmente em contato com o revestimento, causa manchas na piscina. O mesmo se dá com objetos, em especial metálicos, que enferrujam.

Parâmetros químicos desequilibrados

Existe uma quantidade ideal de produtos químicos para aplicar na piscina, e alterações em seus níveis podem causar manchas. Por isso, é fundamental manter os parâmetros sempre equilibrados verificando sempre o pH, a alcalinidade, a dureza e o cloro livre.

Presença de metais na água

Algumas fontes de água apresentam altos níveis de metais, como ferro e cobre. Quando em contato com a piscina essas substâncias provocam manchas, e por isso, é importante conhecer a composição da água que abastece o tanque e tratá-la.

Infiltrações

Em piscinas revestidas com azulejos podem ocorrer fissuras que favorecem a penetração de sujeira e matéria orgânica. Dessa forma, a base do revestimento escurece devido ao contato com esses materiais.

Formação de algas

As algas são um problema em todos os tipos de piscina e ocorrem quando há desequilíbrio dos parâmetros químicos. Onde elas se formam também surgem manchas com tonalidades distintas, dependendo da espécie que se proliferou.

Como retirar as manchas da piscina?

Para tirar as manchas da piscina, o primeiro passo é identificar a sua causa. Isso é feito por meio da análise da água, seus parâmetros químicos e da estrutura do tanque. Descoberta a origem, elas podem ser eliminadas conforme listamos a seguir.

Tratamento de choque

A aplicação de dose extra de cloro elimina manchas, principalmente causadas por materiais orgânicos. Lembre-se de que não devemos usar mais do que 20 gramas/m³, e é preciso fazer a escovação em seguida.

Tablet de tricloro

Em piscinas revestidas com pastilha, azulejo ou porcelanato você pode colocar um tablet de tricloro diretamente em contato com a superfície manchada. Ela deve ser esfregada diariamente para favorecer a eliminação da mancha.

Redução do pH

Nas piscinas de fibra ou vinil, as manchas podem ser removidas por meio da redução do pH para níveis abaixo de 6,8. As partículas que provocaram a alteração de cor passam por um processo de oxidação porque a água se torna mais ácida, então, fica fácil removê-las.

É possível evitar esse problema?

Evitar manchas na piscina não é complicado, sendo que o cuidado principal é com a sua manutenção constante, por meio da limpeza física e do controle dos níveis de cloro e outros parâmetros químicos. Também não deixe resíduos nem objetos no tanque.

É importante analisar a composição da água que abastece o tanque, observando se ela não contém metais. Se isso acontecer, é preciso tratá-la com um eliminador de metais sempre que reabastecer a piscina.

As manchas na piscina afetam a estética, mas dependendo da causa, também há danos em outras estruturas. Por isso, não ignore essas alterações de cor, procure descobrir sua origem e fazer as devidas correções para ter uma piscina sempre atrativa e evitar prejuízos maiores.

Não é apenas as piscinas que podem ter manchas, as cascatas também — em especial de inox. Portanto, saiba como fazer a limpeza delas para evitar esse problema!

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS


Share This