VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Já se foi a época em que piscina era um luxo para poucos. Hoje, elas estão mais acessíveis e garantem a diversão de famílias de diferentes classes sociais. Inclusive, você sabia que é possível adquirir uma piscina de fibra usada?

Essa é uma boa opção para quem deseja reduzir o orçamento do projeto da área de lazer, mas, ao mesmo tempo, quer investir em um bom produto. Porém, por ser um produto usado, é preciso ter atenção a alguns detalhes na hora de fazer essa aquisição e, assim, fechar negócio em um tanque em boas condições.

Neste post, você descobrirá se é ou não vantajoso comprar uma piscina de fibra usada, além de mais alguns detalhes e características desse tipo de piscina. Ficou curioso? Continue lendo e saiba mais.

As piscinas de fibra e suas vantagens

As piscinas de fibra, sem dúvida, são uma excelente opção para quem deseja um espaço de lazer em sua casa. Além de mais baratas, seu custo de instalação e conservação também é mais baixo em comparação com outros tipos de piscina.

A economia com a manutenção de uma piscina de fibra pode chegar a 40% em relação aos outros modelos. Afinal, esse material não interfere na qualidade da água. Por isso, menos produtos químicos são necessários para fazer o tratamento.

Além disso, a limpeza do tanque é mais rápida e fácil, já que não há rejunte. Assim, menos detalhes e vãos para se preocupar. Como a piscina de fibra tem uma superfície lisa, ela acumula muito menos algas, fungos e bactérias.

O risco de vazamentos no tanque é bem menor, porque todo ele é devidamente impermeabilizado e não há porosidade no material. E, no caso de piscinas com sistema de aquecimento, o consumo de energia é menor, já que elas são capazes de acumular calor por mais tempo.

Mas para quem tem dificuldade de encaixar um tanque novo em seu orçamento, pode optar por uma piscina de fibra usada. À venda principalmente em sites de produtos de segunda mão, elas estão disponíveis em diversos modelos e tamanhos, que cabem nos mais variados terrenos e bolsos.

Porém, você deve estar atento a alguns detalhes na hora da compra. Para que a sua piscina seja, realmente, sinônimo de momentos de diversão e descanso, é preciso pesquisar com cuidado para evitar dor de cabeça.

Cuidados na hora de comprar uma piscina de fibra usada

Assim como qualquer outro produto usado, ao procurar piscinas de fibra você encontrará tanto aquelas ainda conservadas como as que já estão muito desgastadas. Por isso, veja a seguir o que deve ser avaliado para fazer um bom investimento.

Vida útil

Verifique quanto tempo de uso a piscina tem. É fato que os tanques de fibra são reconhecidos por terem uma longa vida útil. Além disso, a maioria das empresas dá uma garantia contra defeitos de 15 a 20 anos. Porém, essa vida longa depende de alguns fatores, que incluem cuidados desde a fabricação da piscina.

Então, certifique-se de que o fabricante utiliza matéria-prima de qualidade. A laminação aplicada (ordem e espessura dos materiais) também é importante. Prefira as piscinas com camada dupla de resina e fibra.

A aplicação de barreira química também é bem-vinda. Ela confere uma proteção a mais à piscina, oferecendo uma resistência maior ao surgimento de bolhas, por exemplo. Essa característica soma outros pontos positivos para a marca.

Instalação

É fundamental que a piscina de fibra usada que você deseja comprar tenha sido instalada corretamente pelo primeiro comprador. Apesar de sua grande durabilidade, o tanque racha no caso de uma torção.

Isso acontece, principalmente, quando a instalação é feita em um terreno inadequado — sobre pedras, por exemplo. Nesses casos, é preciso ter cuidado redobrado, porque um erro de cálculo na instalação também pode causar rachaduras.

Ao comprar sua piscina de fibra usada, verifique se há qualquer tipo de avaria nela para evitar problemas futuros com vazamentos. Sempre vale lembrar que a instalação deve ser feita por um profissional qualificado.

Manutenção

A qualidade da piscina de fibra usada depende muito da manutenção que recebeu. Sim, piscinas precisam de manutenção constante, tanto para tratar a água como para conservar o tanque. Para quem quer apenas aproveitar os dias de sol, a dica é terceirizar esse trabalho de conservação, mas ele precisa ser feito, e bem feito!

Veja alguns pontos que merecem atenção:

Descoloração por cloro

Um dos problemas causados pela manutenção insuficiente ou inadequada, e que pode ser facilmente verificado numa piscina usada, é a descoloração. Um tanque de fibra desbotado significa, geralmente, que houve excesso de cloro.

Para evitar que isso ocorra, a dica é diluir bem as pastilhas ou utilizar o cloro granulado em um balde de água antes de despejá-los. Isso também garantirá um melhor aproveitamento do produto, promovendo um tratamento mais eficaz.

Rachaduras nas bordas

Verifique, também, como estão as bordas da piscina. Há produtos específicos para a limpeza dessas partes, que acumulam sujeira e demandam atenção. Esses produtos também protegem o material dos raios solares, evitando o ressecamento e rachaduras.

Manchas por produtos e materiais diversos

Apesar de ser menos suscetível a algas, a parte interna das piscinas de fibra deve ser escovada, e o uso de algicidas é recomendado. E lembre-se: a adição desses produtos não pode acontecer junto com a utilização do cloro. Isso porque eles são incompatíveis e, quando aplicados no mesmo dia, causam manchas na piscina.

Outros causadores de manchas, principalmente no fundo da piscina, são os objetos de metais que acabam caindo por descuido, como grampos e tampas de garrafa, que oxidam o revestimento. Folhas também podem causar manchas, por isso é importante usar diariamente a peneira cata-folhas.

Caso a oferta seja muito boa e você opte por comprar uma piscina manchada, você poderá utilizar um redutor de pH para eliminar as manchas. Durante uma semana, interdite a piscina e, depois da aplicação do produto, escove o local manchado.

Outra opção é pintar, porque esse tipo de material permite que seja feita essa alteração de cor. Porém, não se pode usar qualquer produto. Nesse caso, existem aqueles próprios para essa aplicação, que não danificarão o tanque nem vão comprometer a qualidade da água.

Uma dica muito importante: para aumentar a durabilidade da piscina e garantir sua qualidade, também é necessário medir a alcalinidade da água uma vez por mês e o pH, duas vezes por semana.

E lembre-se de que a piscina deve ser limpa pelo menos 2 vezes por semana. Em épocas de uso mais intenso, 3 vezes por semana, sempre com produtos de qualidade. Porém, algumas tarefas são diárias, como no caso da retirada de resíduos na superfície.

Custo

Antes de comprar sua piscina de fibra usada, leve em conta todos os custos envolvidos. Além do valor da piscina, some o transporte, a instalação, a manutenção e não se esqueça de verificar se será necessário contratar uma empresa especializada em içamento de piscina.

Os valores variam dependendo da região, do tamanho do tanque e do trajeto para o transporte. Por isso, evite surpresas que poderão impactar negativamente seu orçamento informando-se muito bem antes da compra.

Outro ponto muito importante é na hora de retirar a piscina do local onde ela está. Avise ao vendedor que ela não pode ser esvaziada sem o escoramento das paredes, pois, se estiver seca e sem suporte, o tanque poderá quebrar ou trincar.

Dicas de segurança para ter uma piscina

Ao optar por uma piscina de fibra usada, você não pode esquecer que é necessário adotar medidas segurança da mesma forma como para um tanque novo. Afinal, apesar de ser uma área de lazer, esse espaço também oferece risco de acidente se tudo não for muito bem projetado. Confira algumas dicas para que a sua piscina traga apenas momentos agradáveis.

Instale uma cerca de segurança

Principalmente para quem tem animais domésticos ou família com crianças, idosos, pessoas com necessidades especiais e limitações físicas, é fundamental instalar uma cerca em volta da piscina.

Essa medida evitará que aconteçam quedas acidentais que poderiam resultar em afogamentos. Além disso, a cerca também ajuda a delimitar o espaço dos banhistas e de quem não está utilizando a piscina.

Prefira um piso antiderrapante

A tendência dos arredores de uma piscina é que o piso esteja constantemente molhado. Essa característica aumenta significativamente as chances de escorregões e outros acidentes, se o revestimento escolhido não for antiderrapante.

Existem diversas opções de materiais que têm essa característica e podem ser utilizados com sucesso para evitar acidentes. Esse é o caso dos cimentícios, madeira, cerâmica, pedras, entre outros. Se for utilizar porcelanato e resinados, prefira aqueles que tenham uma textura mais áspera. O mesmo vale para a cerâmica.

Faça a manutenção do modo correto

A manutenção da piscina é essencial para que ela esteja segura também. As medidas e procedimentos adotados garantem que a água mantenha os seus parâmetros regularizados, para que não haja proliferação de micro-organismos que podem afetar a saúde dos banhistas.

Lembrando que é preciso utilizar sempre os produtos corretos, além de ser necessário ter os equipamentos indispensáveis para facilitar o trabalho e evitar que aconteça um acidente durante a manutenção.

Estabeleça regras de uso

Uma das principais causas de acidentes em áreas de piscina é o descuido dos banhistas com algumas regras básicas de segurança. Por isso, mesmo em residências, é fundamental estabelecer o que pode ou não ser feito nesse espaço.

Coloque avisos, deixe placas e alertas bem visíveis e sempre converse com quem for utilizar o local para que ninguém acabe se machucando durante alguma brincadeira. Não se esqueça, também, de que a ducha antes do mergulho é fundamental e deve ser colocada como uma regra.

A piscina de fibra usada é uma boa opção para quem deseja esse espaço de lazer em sua casa, mas não pode colocar em seu orçamento um tanque novo. Basta apenas estar atento ao estado de conservação dela para fazer um bom investimento e não se esquecer de realizar a manutenção para que ela dure por muitos anos.

Gostou de saber que é possível comprar uma boa piscina de fibra usada? Então conte para seus amigos também, compartilhando em suas redes sociais.

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS


Share This