VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Você sabia que existem diferentes tipos de cloro? Eles variam em sua composição e apresentação, mas a indicação é sempre a mesma: combater micro-organismos e eliminar a matéria orgânica presente na água da piscina.

Essa substância é muito eficaz porque anula ou neutraliza a ação dos agentes patogênicos por meio de reações químicas, além de ser oxidante para as moléculas orgânicas. Sua desvantagem é que precisa ser adicionado na medida exata e ainda evapora naturalmente.

Por isso, é importante escolher o tipo de cloro ideal para sua piscina, a fim de economizar produto, alcançar os resultados esperados e ter mais praticidade. Veja, a seguir, quais são aqueles que você encontra no mercado e descubra qual é o melhor.

1. Orgânico e inorgânico

A primeira coisa que você precisa saber sobre os tipos de cloro é que eles se dividem em dois grandes grupos, o orgânico e inorgânico. Essa classificação é feita com base na composição química da substância e não necessariamente da sua apresentação.

O cloro orgânico é composto por cadeias de carbono. Tem uma reação mais lenta com a matéria orgânica porque libera seus subprodutos mais devagar. Isso possibilita uma proteção longa, ideal para piscinas ao ar livre, porque é resistente aos raios solares. Você o encontra com os nomes de tricloro ou dicloro, entre outros.

O cloro inorgânico não possui cadeias de carbono, então, ele reage mais rápido com a matéria orgânica, mas é menos resistente à degradação provocada pela radiação solar. Por isso, é mais indicado para piscinas cobertas. Você pode comprar com o nome de hipoclorito de cálcio, hipoclorito de sódio ou cloro gás.

2. Comum e estabilizado

Outra diferença entre os tipos de cloro é que ele pode ser comum ou estabilizado. O que varia é que o estabilizado é composto por substâncias que o tornam mais eficaz e reduzem a evaporação natural, promovendo mais tempo de ativação do produto e equilíbrio químico. O cloro comum, em cerca de 3 horas, perde praticamente todo o seu residual.

3. Multiação

O cloro multiação é um produto bastante completo, porque, além de combater as bactérias e fungos, ele também tem ação algistática e clarificante. Isso significa que ele previne a formação de algas e facilita a filtração de resíduos, agrupando as micropartículas que estão em suspensão na água.

Essas foram as variações do cloro de acordo com a sua composição química e o seu modo de ação. Agora você vai conhecer os tipos de apresentação que encontramos no mercado:

4. Líquido

Tem uma fácil de dissolução e ainda um baixo custo de investimento. O problema é que seu teor de cloro ativo é baixo, e o produto costuma ser comercializado em embalagens grandes, com cerca de 50 litros, que são difíceis de manusear.

5. Granulado

Dos tipos de cloro essa é a apresentação mais utilizada para o tratamento de piscinas. Isso porque ela contém cerca de 65% de cloro ativo e ainda pode trazer um agente estabilizador, que ajuda a minimizar a sua evaporação. Em relação ao cloro líquido seu custo é mais alto, e ainda precisa ser dissolvido antes de aplicar na água.

6. Tablete/flutuante

É aquele que utilizamos com flutuadores. Esses dispositivos permitem que uma pequena porção de água tenha contato com seu interior e promova a liberação do cloro gradativamente. Sua vantagem é manter a água sempre clorada. Além disso, existem flutuadores que podem fazer o cloro durar de uma semana até meses com apenas uma carga.

7. Pó

O cloro em pó funciona de uma forma similar do que o granulado, o que varia somente é a textura desse produto. Assim como ele, também é preciso dissolver antes de aplicar na piscina, mas sua eficácia é bastante parecida.

De todos os tipos de cloro o melhor é aquele que atende ao que sua piscina necessita. O ideal é que você invista em um produto mais completo, para que ele possa fazer um tratamento eficaz e satisfatório. Mas o importante, realmente, é que a água receba esse cuidado para estar sempre segura para os banhistas.

Gostou de conhecer essa variedade de tipos de cloro? Então compartilhe essas informações em suas redes sociais e divida com seus amigos!

POSTS RELACIONADOS


Share This