VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Os dias mais frios não são atrativos para mergulho? Mas eles podem ser! Para isso, basta investir em um aquecedor solar de piscina, equipamento que mantém a temperatura da água agradável, possibilitando aproveitar essa área de lazer durante todo o ano.

Existem outras opções para aquecer a água, no entanto, neste artigo, falaremos sobre essa que aproveita a energia vinda do sol para deixar a piscina mais agradável e confortável. Apresentaremos o que você precisa saber sobre esse equipamento e o seu diferencial para os demais.

Continue lendo e veja também as vantagens de optar pelo aquecedor solar para garantir um melhor aproveitamento da piscina e a satisfação dos moradores do condomínio, além de agregar valor para ele!

Como o aquecedor solar de piscina funciona?

O aquecedor solar de piscina trabalha com o mesmo princípio do sistema convencional para residências e outros imóveis. O equipamento captura a luz solar e transmite o calor para a água com o intuito de elevar sua temperatura.

No entanto, a estrutura convencional conta também com um reservatório onde a água fica armazenada para ser distribuída no encanamento. No caso do sistema instalado na piscina, o próprio tanque é que reserva a água aquecida.

O aquecedor solar, nesse caso, é composto por placas fabricadas em polipropileno ou borracha de EPDM. Também encontramos algumas placas compostas por tubos de vidro especial. A preferência é por cores escuras, já que elas absorvem melhor a radiação do sol.

Um sistema de mangueiras passa por essas placas e a água da piscina é bombeada por dentro delas para receber o calor absorvido. Em seguida, esse volume retorna para o tanque da piscina, mantendo uma temperatura mais alta.

Onde o equipamento deve ser instalado?

Da mesma forma como acontece com o sistema convencional, o aquecedor solar de piscina deve ser instalado em lajes ou telhados, preferencialmente com as placas voltadas para o norte, o que assegura uma melhor exposição ao sol.

Também existe a possibilidade de fazer essa instalação no chão, mas as placas devem ter uma inclinação e direcionamento corretos para garantir a captura adequada da radiação e o bom funcionamento do sistema.

Com referência à quantidade de placas necessárias, isso é calculado com base no tamanho da superfície da água, e não o volume do tanque. De um modo geral, as placas devem representar cerca de 50 a 100% da piscina.

O ideal é que o sistema também esteja equipado com um controlador de temperatura para mantê-la entre 28 e 32 graus, sendo recomendado entre 5 ou 10 a mais do que o ambiente externo. Assim, é possível entrar na piscina de uma forma mais confortável.

O aquecedor solar de piscina oferece um excelente custo-benefício, embora exija um investimento inicial maior do que outros sistemas. No entanto, como ele utiliza a energia limpa e renovável do sol, o seu custo de manutenção é muito baixo, sendo necessário apenas fazer a limpeza das placas coletoras periodicamente.

Ele também oferece uma excelente durabilidade, porque sua vida útil pode chegar a quase 20 anos. Mas o que garante toda essa longevidade é a correta instalação e a manutenção do sistema. Por isso, é fundamental contratar uma empresa especializada para realizar o serviço e, a cada 6 meses, realizar a limpeza.

Essa higienização das placas é feita com água, sabão ou detergente neutro e uma vassoura macia. Quando houver placas danificadas, é essencial fazer a sua troca ou reparo, bem como observar a presença de vazamentos nas tubulações.

Por que ele é uma opção mais interessante?

Como dito, existem outras opções de sistema para elevar a temperatura da água, como as bombas de calor, o aquecimento elétrico, a gás, a lenha ou óleo. No entanto, o aquecedor solar de piscina é mais vantajoso do que todos eles, principalmente, porque utiliza uma fonte renovável de energia.

O único componente que precisa de eletricidade para funcionar é a bomba que levará a água do tanque para a tubulação. Por isso, esse sistema é muito econômico, além de ser ecologicamente correto. Além disso, o que mais ocupa espaço são as placas, mas como ficam sobre um telhado, não exigem um local específico para o equipamento.

Sendo assim, você precisará apenas se programar para o investimento inicial, já que o seu custo de instalação é mais alto se comparado a outros sistemas. Mas em pouco tempo acontece o retorno desse investimento pela economia alcançada. Por isso, é uma alternativa inteligente para manter a piscina numa temperatura agradável.

Quais vantagens esse aquecimento de piscina oferece?

Como você viu, o funcionamento do aquecedor solar de piscina é muito simples, mas os seus resultados são eficazes, garantindo que a água estará sempre confortável para os banhistas. Por isso, esse sistema oferece diversas vantagens, como as que listamos a seguir.

A água se mantém agradável em dias frios

Ninguém merece água gelada em dias frios, não é verdade? Mas também ninguém recusa um mergulho quente para relaxar! É por isso que o aquecedor solar de piscina é vantajoso, mantendo a água agradável nos dias de clima ameno para que possamos aproveitar a piscina de uma forma mais completa.

A piscina se torna atração o ano todo

Nas regiões onde existe uma variação de temperatura expressiva nas estações do ano, se a água não for aquecida, fica difícil aproveitar a piscina em alguns meses. Sendo assim, ao instalar esse sistema essa área de lazer será atração constantemente, porque o clima do lado de fora será contornado pelo calor agradável da água.

Todas as pessoas poderão aproveitar a piscina

Não podemos esquecer que algumas pessoas apresentam condições que impedem o aproveitamento da piscina se ela não for aquecida. Quem tem problemas nos ossos e articulações, como reumatismo e artrose, manifesta sintomas por causa da água fria. Então, instalar um sistema de aquecimento permite que todos desfrutem desse espaço.

A energia solar é limpa e sustentável

O sol continuará emitindo sua radiação durante milhões e milhões de anos. Por isso, a energia solar é sustentável, renovável e também limpa. Afinal, não gera resíduos, então, não produz poluição. Sendo assim, esse sistema de aquecimento é seguro e ecologicamente correto, além de muito econômico.

O custo mensal do aquecimento é baixo

Como dito, o aquecedor solar de piscina tem uma manutenção de baixo custo porque não exige insumos e também não necessita de muita energia elétrica para funcionar. Por isso, oferece mais benefícios e não representa um gasto mensal expressivo.

O aquecedor solar de piscina é um excelente investimento para que essa área de lazer se torne ainda mais agradável e atrativa. Optando por esse equipamento, você agrega mais valor para o condomínio por ser um sistema sustentável, não poluente e econômico, que traz apenas benefícios para todos.

Quer saber mais sobre o aquecedor solar e os cuidados necessários com uma piscina aquecida? Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas!

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS


Share This