VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Quem disse que piscina só é bom quando está calor? Com um sistema de aquecimento eficiente, ela pode ser muito bem aproveitada também nos dias mais amenos.

Se você está pensando no assunto, que tal saber mais sobre painéis solares para piscina? Eles são coletores, componentes do aquecedor solar que, além de eficientes, geram energia não poluente e bastante econômica, já que os custos de adesão são compensados rapidamente na conta de energia.

Em tempos de discussão sobre formas de se preservar recursos naturais, economizar para sair da crise e buscar fontes de energia alternativas, aderir ao sistema de aquecimento solar é fundamental para a preservação do meio ambiente.

Por isso, preparamos este post. Saiba como funcionam e quais as vantagens dos painéis.

Como funciona o sistema de aquecimento

Existem dois tipos de sistemas solares que geram energia: o térmico e o fotovoltaico. Ambos podem ser usados para aquecimento da água, mas o primeiro vem sendo mais utilizado por ser economicamente mais acessível. O fotovoltaico, porém, oferece algumas vantagens. Veja as diferenças entre os dois.

Sistema Térmico

O sistema térmico, utilizado para aquecimento da água, é composto por coletores — que são os painéis ou placas solares instaladas no telhado da residência —, reservatório (tanque para armazenar a água quente), bomba e circuitos hidráulicos que fazem o líquido circular entre as outras duas partes.

O calor do sol que é captado pelos painéis se transfere para a água que passa pelos circuitos. As placas geralmente são pintadas de preto para absorverem mais radiação solar. O reservatório, também conhecido como boiler, é feito em material termicamente isolante para manter a temperatura.

A circulação da água se dá por meio de um processo natural, o termossifão, que ocorre pela diferença de densidade entre a água fria e a quente. Mas o sistema também pode utilizar uma motobomba para forçar a circulação, o que é bastante utilizado em piscinas.

Sistema Fotovoltaico

O sistema fotovoltaico também usa painéis para captação da luz solar, mas, neste caso, eles são feitos de camadas de silício que, quando atingidas pelos raios solares, geram energia elétrica. Além das placas, o sistema também utiliza um inversor de corrente elétrica contínua para alternada.

Para aquecimento de piscinas, é necessário, ainda, uma bomba de calor. O equipamento aquece a água utilizando o calor presente no ar.

A principal diferença entre ele e o sistema térmico é que este se limita ao aquecimento da água, enquanto o fotovoltaico gera energia para todos os equipamentos elétricos.

O desempenho também sofre variações. No primeiro caso, a temperatura da água se eleva de 5 a 8 graus centígrados. Com o aquecimento fotovoltaico, é possível chegar a um incremento de 14 graus.

Como são feitos os painéis solares para piscina

Os painéis solares mais convencionais usados no sistema térmico de aquecimento das piscinas são feitos a partir de placas de borracha negra revestidas com serpentina. Já os painéis mais modernos prezam pela estética e são feitos de vidro escuro com vedamento de borracha de silicone.

As placas são instaladas nos telhados ou lajes, o mais próximo possível dos reservatórios de água. O calor gerado por elas passa pelas serpentinas, feitas geralmente de cobre.

A quantidade de painéis a ser usada em um sistema de aquecimento solar depende do tamanho do reservatório e também do nível de insolação da região ou das condições do prédio onde será instalado.

Lembrete: sempre verifique se o equipamento possui o selo do Inmetro e busque referências da empresa que fará a instalação.

Tempo de sol

Não é necessário que faça sol o ano inteiro para que o sistema de coleta de energia solar funcione de forma satisfatória.

É claro que, quanto mais luz natural, mais produção de energia. Portanto, em dias ensolarados e sem nuvens, os painéis funcionam com 100% da sua capacidade de coleta. Entretanto, com o apoio de uma bateria, mesmo em dias nublados ou chuvosos, as placas conseguem gerar energia e armazená-la para uso por 6 a 8 dias.

Quanto mais placas, mais energia é gerada. Um painel de 45W, por exemplo, que receba uma insolação de 11 horas por dia, poderá acionar uma bomba de 12V para abastecer completamente uma caixa d’água de mil litros por dia.

Por isso, é preciso avaliar exatamente quantas placas serão necessárias para a área que você quer abastecer. Nesta hora, não tente economizar, pois o importante é o resultado. Lembre-se de que o custo inicial pode ser elevado, mas será compensado em pouco tempo.

Vantagens do sistema de aquecimento

Em hotéis e resorts — que consomem um volume muito grande de água para piscinas, chuveiros, ofurôs, banheiras e torneiras —, o uso do aquecedor representa uma grande diferença na conta de energia. E é claro que ter uma piscina aquecida é um atrativo para os hóspedes.

De acordo com a Revista Hotéis, referência no setor, estima-se que, ao implantar coletores solares, um hotel pode conseguir uma redução na conta de energia de até 70%. Já existem, inclusive, equipamentos que podem monitorar em tempo real o desempenho do sistema.

Além disso, não só hotéis e resorts, mas residências podem também adotar a energia limpa para manter suas piscinas aquecidas — e em uso — durante os meses de temperatura amena, como setembro e outubro. Quem mora no Sul do país ou em regiões serranas sabe o quanto é prazeroso poder esticar esse período de lazer.

Academias que oferecem natação e hidroginástica são outras grandes beneficiadas, pois precisam manter a piscina aquecida praticamente o ano todo. Sem painéis solares, esse conforto representaria um alto custo, quase sempre repassado aos alunos.

Para adotar o sistema, no entanto, é preciso saber que a manutenção da piscina aquecida deverá ser mais criteriosa. Isso porque a água quente favorece a proliferação de mais micro-organismos, o crescimento de algas, o aumento do pH e outros fatores indesejados. Por isso, é importante ficar atento ao tratamento correto.

Esperamos ter tirado suas dúvidas sobre painéis solares para piscinas. E se você se interessa em saber mais a respeito de como ter, manter e utilizar uma piscina em sua casa ou estabelecimento, assine a nossa newsletter.

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS


Share This