Qual o objetivo da peneiração da piscina? Entenda a importância

Descubra agora como manter a piscina limpa por mais tempo
janeiro 25, 2021
Limpeza da piscina coletiva: conheça as práticas que não podem faltar
fevereiro 23, 2021

Qual o objetivo da peneiração da piscina? Entenda a importância

Manter a limpeza da piscina em dia é fundamental para ter uma água sempre limpa, livre de insetos, lodo e germes. O que também é essencial para evitar a contaminação do local e o surgimento das micoses de pele. Para isso, você deve realizar alguns procedimentos indispensáveis que ajudam a manter o equilíbrio da água, como a peneiração da piscina. Assim, você e sua família poderão aproveitar mais o ambiente sem grandes preocupações. 

Quer entender melhor sobre a peneiração da piscina? Então, confira os tópicos a seguir. Boa leitura! 

Entenda qual a função da peneira na limpeza e manutenção da piscina

Ao fazer a peneiração da piscina, você remove as impurezas que estão suspensas na superfície antes que elas se dissolvam, como é o caso de folhas e insetos. A partir disso, é possível evitar que a matéria orgânica se acumule na água, além de frear a proliferação de algas. 

Isso faz com que a água fique com aspecto cristalino por mais tempo, sem aquela cor esverdeada. Da mesma forma que permite um intervalo maior entre um tratamento e outro, incluindo a aplicação de algicida, cloro, decantador e demais produtos que fazem parte do processo de limpeza. 

Descubra como usar a peneira na piscina da forma correta

Para evitar que a sujeira caia da peneira, é importante fazer a peneiração no mesmo sentido. Isso também ajuda a manter a longevidade do equipamento, visto que a trama da rede tende a ficar cada vez mais frágil conforme é usada. 

Além disso, quando fizer a peneiração da piscina, tente passar a rede sem muita força, evitando que a sujeira afunde ou se divida. O recomendado é fazer o movimento de maneira constante e lenta, retirando a peneira da água apenas quando tiver concluído o serviço ou no caso da rede apresentar um grande acúmulo de detritos. 

Veja quando deve ser utilizada a peneira na piscina

O ideal é passar a peneira na piscina sempre que você ver alguma sujeira na superfície, mas esse processo pode variar conforme o ambiente onde ela está instalada. Por exemplo, caso a piscina esteja embaixo de um pé de mangueira vistosa, mesmo que você fique 24 horas por dia limpando, ainda assim não conseguirá retirar todas as folhas, flores e frutos que caem na água.

Caso coloque uma capa protetora térmica, não precisa peneirar a água com tanta frequência. Agora, se você deixar a piscina aberta durante todo o verão, é indicado utilizar o equipamento entre duas e três vezes por semana.

Entender sobre a importância da peneiração da piscina é fundamental para evitar impurezas na água, deixando-a apropriada para o banho. Contudo, lembre-se de que, além disso, é necessário investir em outros produtos de limpeza, como skimmer, escova e tratamento químico. A partir disso, fica mais fácil deixar o local limpo, evitando a proliferação de bactérias e o surgimento de doenças.

E você, quer descobrir mais dicas de limpeza de piscina? Então, não deixe de seguir nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades — estamos no Facebook, Instagram e Twitter. Até a próxima!