VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Verão e piscina têm tudo a ver com a diversão e o conforto das pessoas — independentemente da idade. Mas convenhamos: assim como pensamos no bem-estar e na proteção de gestantes e de seus bebês, idosos na piscina também podem se beneficiar de algumas considerações e cuidados específicos.

Um bom exemplo disso é a alta quantidade de acidentes ao redor da área de lazer, em especial envolvendo idosos. Pesquisas apontam que 25% deles sofrem com as quedas, sendo um ponto de atenção fundamental em volta da piscina.

Apesar da relevância que carrega, esse não é o único fator que exige cuidados. A seguir, listamos outros hábitos importantes para garantir o divertimento e a proteção dos mais velhos na água e fora dela. Boa leitura!

Invista em equipamentos com acessibilidade

Crianças, por exemplo, têm certa dificuldade em sair ou entrar na piscina sem uma escada de acesso. O mesmo vale para os idosos, que precisam de condições seguras para curtir um dia ensolarado à beira da área de lazer.

Isso se torna ainda mais evidente quando eles sofrem com algum tipo de restrição de mobilidade. Aí, convém considerar determinados elementos capazes de aumentar a segurança dos usuários, como rampas, degraus e elevadores.

Na entrada da piscina, eles fazem com que o acesso e a saída sejam facilitados. Entretanto, existem outros acessórios e equipamentos que auxiliam bastante os idosos na piscina. Esmiuçamos dois exemplos a seguir.

Pisos antiderrapantes

Além da pesquisa citada anteriormente, vale destacar o estudo levantado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). O trabalho constatou que cerca de 30 a 40% dos idosos (dos 75 aos 84 anos) são acometidos uma vez ao ano por quedas acidentais.

Desta maneira, você pode aumentar a segurança dos idosos na piscina investindo em um piso antiderrapante nos arredores — ou mesmo no interior, a cada degrau — para minimizar essa preocupante estatística.

Barras de apoio

As barras de apoio usadas em banheiros também têm bastante utilidade na área de lazer.

Elas ajudam os mais velhos a se locomover nas rampas de acesso ou inclusive enquanto exploram profundidades maiores na piscina.

Tome cuidado com os degraus no acesso à piscina

Degraus em excesso são uma tormenta para muitas pessoas, especialmente aquelas com dificuldades de locomoção.

Por isso, certifique-se de que o seu projeto, de construção ou reforma, assegura facilidade de acesso. Isso vale tanto para a área ao redor da piscina quanto para ela em si!

A rampa permite entrada e saída mais convenientes, demandando menos esforço. Lembre-se de levar em consideração que o espaço também é escorregadio, fato que não exclui a necessidade de um bom piso antiderrapante.

Além disso, algumas questões sobre o assunto envolvem:

  • a largura da rampa, que deve girar em torno de 1,20 metro;
  • o grau de inclinação, que precisa conter no máximo 3% para evitar esforço extra dos usuários.

Por fim, vale ter atenção cuidadosa às bordas da piscina. Quando arredondadas, a possibilidade de acidentes é reduzida exponencialmente.

Demarque as diferenças de profundidade

Uma ótima maneira de gerar mais segurança a todos os usuários é por meio de sinalizações. Nas piscinas coletivas esses elementos já são obrigatórios, mas você pode agregá-los também ao seu lar.

Bons exemplos disso são os indicadores de profundidade ao longo de toda a extensão da área de lazer. Assim, os idosos na piscina conseguem saber exatamente onde estão pisando. Literalmente!

É importante destacar, também, que uma alternativa interessante para agregar mais segurança aos idosos é limitando a profundidade. Em média, ao manter a piscina com até 1,40 metro de altura, a locomoção fica mais fácil e os acidentes tendem a diminuir.

Atente-se à posição dos ralos

Não é só a capa da piscina que figura como elemento de proteção. O próprio ralo consiste em um fator de risco, e deve ser monitorado com atenção em decorrência do seu poder de sucção.

Essa instalação precisa ser planejada para que impeça, a todo custo, qualquer tipo de acidente na piscina. Isso inclui:

  • cuidado com a instalação hidráulica;
  • bom dimensionamento dos equipamentos de acordo com o tamanho da piscina (inclusive em conformidade com a norma ABNT 10.339);
  • distância mínima de distância entre os ralos — considerando o número mínimo de dois ralos na piscina.

A contratação de empresas especializadas em construção, reforma e a manutenção de piscinas é um grande diferencial para essa questão. Invista em segurança para que a diversão de todos seja plena e naturalmente garantida!

Avalie a qualidade da iluminação da área de lazer

A iluminação agrega mais valor estético à piscina, isso é indiscutível. Acontece que ela tem uma funcionalidade ainda mais relevante: a de aprimorar a visibilidade do local.

Desse modo, os idosos têm uma perspectiva mais rica dos arredores, evitando qualquer incidente. Essa máxima vale tanto para o interior da piscina quanto para a área em torno dela.

Monitore e repare azulejos e pisos danificados

Não pense que você vai se atentar apenas aos produtos essenciais para limpeza e higienização da piscina no que tange à manutenção. A avaliação contínua do estado dos azulejos, das bordas e do piso também são vitais.

Quando os reparos não ocorrem com frequência — ou assim que identificados os problemas — acidentes podem acontecer, como pequenos cortes e machucados.

Evitar isso é muito simples: basta ter uma rotina  bem definida de manutenção da área de lazer. Procure checar sempre:

No mais, você pode confiar nos serviços de quem entende do assunto e lidar diariamente com as necessidades que a sua piscina apresenta.

Isso vai desde o uso de produtos de qualidade, para garantir os níveis de estabilidade da água, até o monitoramento do estado da área mais convidativa do lar. Consequentemente, os idosos na piscina — além das crianças e todos os outros — desfrutarão apenas dos benefícios desse lugar tão agradável em dias de sol intenso.

Quer saber mais a respeito para ter uma a área de lazer mais divertida e segura possível? Pois então nós convidamos você a baixar gratuitamente nosso guia definitivo para a instalação de piscinas! Não perca!

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS


Share This