VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Para quem não tem muito tempo sobrando mas quer manter uma piscina em casa, a piscina natural vem ganhando muita força nas tendências de decoração no Brasil — na Europa já é uma prática comum.

Sua manutenção é muito mais simples que a manutenção das piscinas tradicionais, além de oferecer mais qualidade de vida, longe de agentes químicos agressivos como o cloro e sem gastar um pouco mais de dinheiro como em tratamentos que utilizam ozônio, por exemplo.

Quer tudo isso e ter de quebra um espaço exótico e muito mais bonito em sua propriedade? Então siga lendo, e saiba tudo sobre a piscina natural!

O que é uma piscina natural

A piscina natural é basicamente um lago artificial construído em sua casa com uma engenharia que o aproxima de um lago natural. Além da parte visual, uma característica importante é a filtragem, que ocorre de maneira natural.

Apesar de ser utilizada uma bomba no processo, assim como qualquer piscina normal utiliza, a água é filtrada por agentes naturais: plantas aquáticas, argilas, pedras, areias, dentre outros substratos. Em geral, a otimização do sistema ainda pode ser feita com uma lâmpada ultravioleta.

Apesar de parecer um pouco “alternativo demais”, os filtros naturais são tão eficientes quanto tratamentos tradicionais e ainda proporcionam uma piscina mais saudável para o usuário, já que não utiliza agentes químicos agressivos.

Escolhidos de maneira correta, estes agentes tratam a água, removendo agentes nocivos e deixando a água cristalina. Para ter o filtro natural bem dimensionado e de qualidade, o ideal é procurar a ajuda de um especialista. Ele saberá indicar os melhores substratos e plantas, além de poder ajudar no design correto: uma outra característica importante é que a piscina natural consiste em dois reservatórios separados!

O reservatório principal é a piscina natural em si, que pode ter o design desde o mais natural até próximo de uma piscina tradicional. O segundo reservatório será, em geral, superior em nível do terreno à piscina natural e será onde acontece o processo de filtragem natural, separadamente.

Existem diversas variações com relação ao tanto que o resultado final se aproxima de um efeito natural, pois, pode ser feita com variados acabamentos de fundo. Assim é possível conciliar a beleza da natureza com todo o conforto de uma construção bem planejada.

O fundo pode ser de bentonita, coberto com pedras ou com a favorita manta de borracha, que dá impermeabilidade e permite um fundo agradável e adaptável a diversas formas. Alguns optam também por colocar areia, o que confere uma sensação mais próxima de interação com a natureza. É importante evitar rochas calcárias e ferrosas, já que elas podem liberar alguns minerais prejudiciais ao sistema da piscina natural.

É muito mais bonita que a piscina tradicional

Neste aspecto não tem discussão. O charme que as piscinas naturais conferem à casa e o relaxamento proporcionado saltam aos olhos, integrando bem com a casa quando projetados com um bom paisagismo. Os ambientes cheios de inspiração e ideais para quem quer fugir do padrão das piscinas de sempre, criam um ambiente único e autêntico e tiram suspiros de crianças, jovens, adultos e idosos.

A qualidade de vida é percebida muito facilmente, os momentos com a família se tornam especiais e cheios de imaginação para quem tem crianças, resgatando um pouco da infância, que perdeu espaço para tecnologias excessivas.

O paraíso particular valoriza o imóvel e chama os amigos mais para perto, ainda mais se você é um apaixonado por um churrasco ao ar livre e não gosta de perder um final de semana sem uma boa cerveja artesanal para relaxar. Imaginou? Se ainda está em dúvida, o próximo tópico vai te ajudar!

Sua manutenção é muito simples

A manutenção da piscina natural consiste em coletar algumas vezes folhas que caem eventualmente no reservatório e limpar o fundo duas vezes ao ano. Fora isso, o proprietário deve ficar atento para o funcionamento da bomba, como em qualquer piscina.

Tudo fica muito mais fácil quando não se tem que lidar com azulejos quebrados ou vazamentos por exemplo e, com a autonomia das plantas e substratos, basta observar se a vegetação permanece saudável ao longo do tempo. Dificilmente haverá problemas caso a piscina tenha sido bem planejada como ecossistema.

Saudável para você e para o ambiente

Para quem tem crianças ou tem um pet, a piscina natural ganha ainda mais pontos: acabou a preocupação com a ingestão acidental de água cheia de cloro. Isso sem contar que você pode dizer adeus a irritações nos olhos, pele e cabelos quebradiços. O sistema não é ofensivo para o solo em caso de vazamentos, o que torna a piscina mais integrada ao meio ambiente também.

Falando em natureza, um opcional interessante que funciona muito bem para piscinas naturais é a opção pelos peixes, que tornam o ambiente ainda mais natural, além de serem responsáveis por se livrar de insetos e larvas, trabalhando continuamente para manter a piscina natural limpa. No caso de uma piscina tradicional, isso seria impossível devido ao cloro.

Como ter uma piscina natural

Para ter sua piscina natural e ter uma casa mais ecoeficiente, é simples. Estando tudo dimensionado e planejado, as etapas são rápidas: primeiro deve-se escavar o terreno e preparar a terra eliminando raízes e pedras dos dois reservatórios. Em seguida é feito o fundo. De modo geral, teremos as camadas de areia, manta protetora de perfurações pelo crescimento de raízes e por fim, uma manta impermeabilizante.

O fundo pode ser deixado assim ou pode ser coberto com areia e pedras, conforme o gosto pessoal. Instala-se a bomba, prepara-se o filtro natural e então basta encher de água.

Depois disso, basta esperar o ecossistema se estabilizar. Isso pode demorar de alguns dias até algumas semanas, mas é necessário para que a água seja filtrada adequadamente e fique transparente, pronta para uso — a espera vale muito a pena!

Gostou de aprender mais sobre o que é uma piscina natural? Então aproveite e compartilhe com seus amigos que também curtem uma piscina em suas redes sociais!

POSTS RELACIONADOS


Share This