VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Quem não gosta de dar um mergulho na piscina nos dias quentes e aproveitar a companhia da família e de amigos sem precisar sair de casa? Principalmente no verão, o uso de piscinas torna-se frequente e, em alguns casos, até indispensável nas horas de lazer — por isso sua manutenção é fundamental.

É comum, com o aumento do uso, surgirem problemas na água que podem não ser observados em outros momentos, como um aspecto gorduroso em sua superfície. Entretanto, a oleosidade na água da piscina, ao contrário do que pode parecer, pode ser resolvida facilmente.

Como surge a camada gordurosa

A princípio, é necessário compreender de onde surge essa oleosidade. Como banho de piscina e proteção da pele devem andar sempre juntos, não é difícil entender o que acontece. Com o aumento da frequência de banhistas na piscina em estações quentes, aumenta também a quantidade de protetor solar e óleo de bronzeamento na água.

Ao entrar na piscina após a aplicação de um desses produtos, uma quantidade acaba por ficar na água, principalmente se aplicado recentemente. Como sua densidade difere da densidade da água, essas substâncias acabam formando uma película gordurosa por toda a superfície, acumulando-se também nas bordas.

Além disso, o próprio suor, a oleosidade natural da pele e a fuligem no ar contribuem para esse efeito, assim como os resquícios de cremes hidratantes na pele e a maquiagem.

Como evitar o surgimento da oleosidade

A presença dessa película gordurosa na água não é boa esteticamente e também pode ocasionar problemas de saúde. Algumas pessoas podem manifestar reações alérgicas devido à presença de algum componente da fórmula dos protetores e bronzeadores.

Além disso, esses resíduos deterioram a qualidade da água e podem dificultar seu tratamento, danificando ainda os equipamentos da piscina por meio da ação de corrosão e incrustações. Da mesma forma, o óleo pode entupir os filtros, acumular-se nas bordas e deixar a água opaca.

Desse modo, é necessário que os banhistas criem hábitos que auxiliem na manutenção da qualidade da água. Existem muitos protetores solares que são resistentes à água e não se soltam tão facilmente da pele, o que aumenta também a proteção do banhista contra os raios do sol.

Da mesma forma, é recomendável esperar entre 15 e 20 minutos após a aplicação do protetor/bronzeador para entrar na água, para que a pele possa absorvê-lo. Tomar uma ducha antes de mergulhar também ajuda a eliminar o excesso do produto na pele.

Agora, uma vez que a oleosidade já esteja presente na água da piscina, existem alguns modos simples de tratá-la.

Tratamento com supercloração e skimmer

O primeiro modo é tratar a piscina com uma supercloração, ou tratamento de choque, e deixar a água filtrando com o skimmer aberto. O uso do cloro e a filtragem devem resolver a maioria dos casos, pois a oleosidade vai sendo eliminada com o tempo.

Além disso, é preciso limpar também as bordas da piscina, uma vez que a oleosidade se acumula nos cantos, incrustando-se nas paredes, o que acaba contaminando novamente a água após o tratamento. Para isso, basta a utilização de um limpa-bordas.

Em geral, o tratamento com cloro e o uso de skimmer eliminam essa oleosidade sem maiores dificuldades. A presença de uma película gordurosa sobre a água, portanto, pode significar algum mau funcionamento do skimmer ou um alerta para a sua ausência.

Após o tratamento com cloro, é interessante verificar se os parâmetros de pH, alcalinidade e do cloro estão de acordo com a faixa ideal para o volume da piscina, assim como o bom funcionamento do skimmer. Desse modo, o problema não volta a se repetir.

Tratamento com produto específico

A supercloração e o uso do skimmer, como citado, resolvem a maioria dos casos. Mas caso a camada gordurosa na superfície persista, existem produtos específicos que podem solucionar o problema de uma vez.

Esses produtos possuem em sua composição algumas enzimas, que trabalham de modo a quebrar e a dissolver o óleo na água, e são encontrados facilmente em lojas de itens para piscinas.

Também atuam no sentido de queimar o material orgânico que fica na piscina, como descamações da pele, suor e resíduos de produtos cosméticos. Além disso, seu uso é simples, bastando seguir as instruções da embalagem.

É importante lembrar que o uso de produtos específicos é de efeito rápido para uma limpeza pontual da água. Portanto, a manutenção com cloro não deve ser interrompida.

Tratamento com transbordamento

É altamente recomendável que se siga algum dos tratamentos acima, pois não são complicados e podem resolver o problema da oleosidade com sucesso. Porém, existe ainda um terceiro modo que consiste em encher a piscina com água nova até que sua superfície transborde. Assim, a oleosidade acompanha a água para fora da piscina, restando apenas a água limpa.

Esse método, apesar de eficaz, não é recomendável por ocasionar desperdício e eliminação de água que poderia ser tratada por outros meios. Da mesma forma, o transbordamento não deve ser realizado em piscinas de vinil, e é preciso lembrar de tampar o ladrão da piscina para que a água não escoe — o que pode dificultar ou impossibilitar a realização do processo.

Como a adição de água nova altera os parâmetros de qualidade da piscina, é necessário verificá-los e tratar a água novamente, para que ela permaneça na faixa ideal.

Uma boa manutenção ajuda na qualidade da diversão

Piscinas domésticas são as protagonistas de muitos momentos de lazer e alegria no quintal, e, para que esses momentos continuem frequentes, uma boa manutenção e cuidados com aspectos que contribuem com a qualidade da água devem sempre ser levados em conta.

Problemas ocasionais, como a oleosidade na água da piscina, devem ser tratados de forma pontual e rápida, para não comprometer o divertimento. Além disso, é ideal planejar uma rotina de tratamento e manutenção de forma específica para sua piscina, com o uso correto dos produtos.

E aí, gostou do nosso artigo de hoje? Então, aproveite e confira outras dicas para saber se a água da piscina está própria para o uso!

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS


Share This