VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Seja para uma área de lazer residencial ou para encantar os hóspedes de um hotel ou resort, a piscina é um item que deve ser pensado com muita consideração.

Afinal, pensar nos detalhes da construção vai garantir o lazer e utilidades adequadas para todas as idades, o que também interfere na conveniência, conforto e segurança para os usuários.

A profundidade da piscina, por exemplo, envolve uma série de requisitos, o que, muitas vezes, pode deixar dúvidas sobre a metragem ideal.

Para ajudar, vamos detalhar neste artigo tudo o que você precisa saber para escolher a melhor profundidade de piscina, seja ela residencial ou coletiva. Confira!

Avalie quem são os usuários

Existe uma profundidade ideal de piscina para cada ambiente. Sendo assim, a metragem vai mudar de acordo com uma série de variáveis.

A primeira pergunta a ser respondida é a respeito do perfil dos usuários, ou seja, as pessoas que vão usar a piscina. Assim, é possível avaliar o que será feito no terreno, os materiais necessários para construir a piscina e o seu próprio tamanho.

Portanto, caso o local seja aproveitado somente por adultos, a profundidade pode ser maior. Diante da presença de crianças, é necessária a construção de uma parte mais rasa ou, ainda, uma piscina menor e menos profunda ao lado da maior. Ademais, no caso de crianças, podem ser construídos atrativos, como escorregadores divertidos e itens de proteção.

Pense nas atividades praticadas

As atividades praticadas na piscina devem ser levadas em consideração. Piscinas coletivas, como as de hotéis, tendem a atrair usuários com interesses diversos. É possível se deparar com usuários apaixonados pela natação, interessados em praticar mergulhos e aulas coletivas, além de crianças que querem se divertir no escorregador.

Por isso, é imprescindível pensar na profundidade da piscina. Sendo assim, as atividades na piscina e seus usuários são determinantes para elaborar o projeto de construção da área de lazer.

Agora, como base para seu projeto, pode ser útil saber alguns detalhes a respeito da profundidade de piscinas que facilitam a tomada de decisão, como:

  • o nível de água fica entre 10 e 15 cm abaixo da borda, o que também influencia na metragem final de sua profundidade;

  • valores entre 1 metro e 1,20 metro são considerados atrativos para jovens e adultos se refrescarem;

  • com base nas medidas anteriores, é importante considerar a instalação de escadas de acesso;

  • para piscinas com mais de 1,30 metro de profundidade, a cerca de segurança é importante para evitar acidentes e proporcionar mais segurança à área de lazer;

  • para atividades esportivas, como o já mencionado mergulho, o ideal é contar com uma profundidade de 1,80 metro.

Além disso, uma solução para unir crianças e adultos no mesmo espaço é a instalação de uma “prainha”, ou seja, uma área anexada à piscina principal com 40 cm de profundidade.

Nesses casos, deve-se levar em conta que crianças crescem extremamente rápido. Para piscinas particulares, a sua necessidade deve ser revista. Já para estabelecimentos comerciais, como resorts e hotéis, esse cuidado é importante devido à rotatividade de hóspedes.

Inclusive, falando de piscinas coletivas, é fundamental que um salva-vidas seja contratado para cuidar da área de lazer. Caso o seu projeto seja direcionado para fins comerciais, atente-se às adequações para tornar o ambiente seguro e divertido.

Escolha o local e o tipo de construção

Com base nos elementos citados anteriormente, é hora de elaborar o projeto em detalhes. Esse passo compreende:

  • onde será instalada a piscina;

  • o tipo de construção.

Sobre o último aspecto, é importante saber que os modelos pré-fabricados já possuem uma profundidade que não pode ser alterada. Sendo assim, caso não seja encontrado um modelo ideal pronto, a solução pode ser construir uma piscina que atenda as necessidades do ambiente.

Outro ponto relevante e que deve ser pensado é o custo e a manutenção de piscinas fundas. Afinal, quanto maior o ambiente, maior será o investimento.

Dessa maneira, você terá que lidar com uma quantidade maior de materiais e com um tempo de construção mais longo. Além disso, também há consumo significativo de energia elétrica e de produtos de limpeza.

Sem falar que piscinas aquecidas, com uma profundidade maior, demoram para obter um aumento em sua temperatura.

Sendo assim, é preciso uma logística de preparação para manter o local sempre agradável para os seus usuários, como por exemplo, o uso de uma capa térmica para concentrar o calor internamente.

Projete mudanças na profundidade de piscinas

Até aqui, vimos que a profundidade é algo que pode ser escolhido em projetos de construção de piscinas, e que as pré-fabricadas não possibilitam uma metragem flexível.

Por isso, caso você tenha construído uma piscina, e esteja com ideia de adaptá-la para atrair mais banhistas, é importante cuidar de alguns pontos.

Um dos principais é a mudança na estrutura da piscina em si, cujo serviço deve ser realizado por uma empresa especializada no setor. Afinal, a impermeabilização da área reconstruída deve ser feita novamente.

Quem deseja evitar os trabalhos pesados e que podem inviabilizar o uso da piscina por um bom tempo pode optar pelas plataformas móveis, visto que permitem que você ganhe versatilidade em seu projeto.

Isso porque o produto dessas plataformas é moldável, ajustando-se aos seus objetivos e necessidades e trazendo mais agilidade na conclusão do projeto. E, caso você queira deixar a piscina funda novamente, basta remover as plataformas.

Dessa maneira, seja para o seu lar ou como um investimento para o seu negócio, é possível pensar em uma solução prática e personalizada para alterar a profundidade de piscina sem grandes intervenções no ambiente em si.

Entenda a melhor solução para as suas necessidades

E então, deu para entender um pouco mais como a profundidade de piscina é, aparentemente, um simples detalhe, mas que envolve diversas questões para a decisão mais correta?

Lembre-se que um auxílio de empresas especializadas é determinante para o sucesso de sua empreitada. E, por isso, convidamos você a assinar a nossa newsletter para entender melhor tudo o que esse serviço pode fazer para tornar suas piscinas mais seguras e divertidas!

POSTS RELACIONADOS


Share This