Limpeza da piscina coletiva: conheça as práticas que não podem faltar

Qual o objetivo da peneiração da piscina? Entenda a importância
fevereiro 22, 2021
Piscina aquecida: (x) passos para fazer uma manutenção adequada
março 18, 2021

Limpeza da piscina coletiva: conheça as práticas que não podem faltar

Durante o verão, não há nada melhor do que ter um cantinho para se refrescar — seja em um clube, resort ou em uma área de lazer no condomínio. Nesses períodos, muitas pessoas aproveitam para se reunir com os amigos e familiares, garantindo assim, momentos de pura descontração e descanso. No entanto, para que a programação seja, de fato, agradável, é preciso que os administradores do local tomem algumas providências. Entre elas, a limpeza da piscina coletiva vem em primeiro lugar. 

Como sabemos, é essencial que a água dessa estrutura esteja devidamente limpa e higienizada. Afinal, não há nada mais desagradável do que se deparar com uma piscina repleta de limo, insetos, folhas e demais resíduos boiando em sua superfície. Além de ser um detalhe que compromete o visual do ambiente, esse cenário é muito propício para a proliferação de germes e bactérias, desencadeando assim, diversas complicações de saúde. 

Diante disso, viemos até aqui contar quais são os cuidados básicos que devem ser seguidos para prezar pela limpeza da piscina coletiva. Assim, será mais fácil manter a estrutura preservada e fugir de uma série de reclamações no futuro. Vamos lá?

A importância da limpeza da piscina coletiva

Não há como negar: uma piscina devidamente higienizada é sinônimo de bem-estar e segurança para os banhistas. Especialmente em clubes, resorts, hotéis e condomínios, esse cuidado deve ser redobrado, já que existe um fluxo maior de pessoas passando pelo local. 

E uma vez que o lugar encontra-se impecável, tanto o estabelecimento, quanto os usuários, podem aproveitar inúmeros benefícios. Entre eles, destacamos: 

  • é possível se prevenir contra grandes despesas, principalmente, aquelas relacionadas aos produtos químicos; 
  • os funcionários do empreendimento conseguirão cuidar do ambiente com mais facilidade, sem precisar refazer o trabalho de limpeza; 
  • a manutenção correta é ótima para o meio ambiente, já que você evita o desperdício de muitos e muitos litros de água; 
  • há a possibilidade de prevenir uma série de doenças. Um bom exemplo disso é a leptospirose — uma complicação grave e, muitas vezes, transmitida por meio da água mal cuidada. Existem também outras condições, como a conjuntivite, a hepatite e a cólera;
  • o estabelecimento conseguirá manter uma boa reputação, atraindo cada vez mais clientes que se preocupam com a sua saúde e tranquilidade. 

Como manter a limpeza da piscina coletiva em dia

Quando falamos sobre a limpeza da piscina coletiva, há quem acredite que basta remover a sujeira vista a olho nu para que o local esteja devidamente higienizado. Mas, muito além disso, será preciso investir em alguns truques profissionais para acabar de vez com os microrganismos que são prejudiciais à saúde do ser humano. É sobre eles que falamos abaixo. Veja:

  • sempre faça a avaliação da água. Nesse sentido, meça os níveis de pH e alcalinidade, que devem estar entre 80 e 100 (alcalinidade) e 7.0 e 7.4 (pH);
  • também será preciso realizar o ajuste dos índices de cloro livre. De acordo com os especialistas, esse nível deve se apresentar entre 1.0 e 3.0 ppm;
  • por fim, promova a proteção da água. Essa etapa é ideal para que o líquido fique com uma aparência cristalina, longe de limo e algas. No mercado, há vários produtos próprios para essa finalidade e que ajudam a otimizar seu trabalho. 

Assim que finalizar essas etapas, a sua piscina coletiva estará pronta para o uso. Ainda é importante investir em tais cuidados com certa periodicidade, assegurando que o local permaneça intacto para o mergulho dos banhistas. A recomendação é seguir essas dicas, em média, duas vezes por semana. Não se esqueça!

Dica extra

Por último, não deixe de contar com os serviços de uma empresa especializada no ramo. Com os profissionais certos, você conseguirá alcançar um resultado ainda melhor na higienização, evitando erros ou acidentes diversos.

Tais equipes ainda são excelentes para cuidar não somente da água da piscina, como também, de suas bordas, paredes e filtros, que demandam um trabalho minucioso. 

Uma dessas empresas é a Pool Rescue, que conta com um time qualificado e pronto para cuidar da manutenção e vigilância desses espaços. Para saber mais, entre em contato conosco e conheça a fundo os nossos diferenciais!