VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Obrigatória no Estado do Rio de Janeiro, a presença de um guarda-vidas em piscinas coletivas exige uma formação específica. A lei determina que o curso de guardião de piscina seja ministrado somente em Centros de Formação credenciados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMERJ). 

Após a realização do curso, o habilitado recebe um certificado homologado pelo CBMERJ, com validade de cinco anos. Para continuar exercendo a profissão depois desse período, o guardião deve ter seu documento renovado, a exemplo de como funciona a carteira de habilitação para condutores de veículos.

Se interessou pelo assunto? Saiba mais sobre a formação e entenda o que cobrar de um guardião. Boa leitura!

Conteúdo do curso de guardião de piscina

O conteúdo do Curso de Formação de Guardião de Piscina tem carga horária de 82 horas, com provas teóricas e práticas. Para se inscrever, o candidato deve ser maior de 18 anos e comprovar que consegue nadar 50 metros em, no máximo, 50 segundos. 

Entre as disciplinas oferecidas pela formação estão salvamento aquático, noções de anatomia e fisiologia, primeiros socorros, o uso de equipamentos e oxigênio na ventilação do afogado, legislação da área e prevenção a acidentes. O certificado será emitido somente para quem tiver comparecido a pelo menos 60% das aulas.

Ao final do curso, é feita uma prova teórica e uma prática, que consiste na simulação de resgate e primeiros socorros de uma pessoa em situação de afogamento. Se for reprovado em qualquer prova, o candidato deverá fazer mais 12 horas-aula, no mínimo, antes de repetir os testes e retirar a habilitação.

Primeiros socorros

A partir da certificação, o guardião de piscina está devidamente habilitado a reconhecer situações de emergência na água, a realizar o salvamento e os primeiros socorros na vítima. Isso é fundamental para a segurança dos banhistas.

Entre os procedimentos de primeiros socorros, o profissional treinado poderá:

  • checar se o afogado está respirando e se há sinais vitais;
  • solicitar resgate médico;
  • realizar respiração boca a boca caso necessário;
  • não havendo reação, o guarda-vidas pode começar a reanimação cardiopulmonar (RCP), que consiste na compressão cardíaca no tórax da vítima alternada à ventilação boca a boca;
  • após a reanimação, colocar a vítima de lado e aguardar o socorro, prestando todas as informações necessárias aos paramédicos.

Os primeiros socorros, quando feitos de forma correta, salvam vidas. Por isso, é tão importante que o guardião tenha todo o conhecimento necessário e seja certificado, comprovando que fez o treinamento para esse fim.

Serviço terceirizado

A segurança dos frequentadores da piscina depende fundamentalmente da qualidade do serviço oferecido pelo guardião. Por isso, ao contratar uma empresa especializada no ramo, a garantia de ter um bom profissional é maior, já que as empresas costumam ter uma seleção rigorosa e trabalhar com profissionais capacitados e experientes.

Além do salvamento em si, em geral, os guardiões terceirizados são treinados para usar técnicas de prevenção a acidentes e na manutenção da piscina, o que também pode evitar riscos à saúde dos banhistas. Além disso, a empresa fica responsável pelos encargos trabalhistas, uma preocupação a menos para o responsável pela piscina coletiva.

Na Pool Rescue, oferecemos, além dos melhores profissionais do ramo, todos os itens necessários para a execução do serviço, tais como equipamentos de primeiros socorros, produtos químicos para manutenção da piscina, uniforme e substituto para férias e folgas. Lembre-se que, independentemente do que diz a lei, exigir o curso de guardião de piscina do funcionário é uma questão de bom senso. 

Se você gostou deste artigo e quer receber mais informações a respeito dos cuidados com piscinas, contratação de serviços terceirizados e dicas de manutenção, limpeza, entre outros temas relacionados, assine a nossa newsletter. Até a próxima!

POSTS RELACIONADOS


Share This

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/poolrescue/www/wp-includes/functions.php on line 3743

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/poolrescue/www/wp-includes/functions.php on line 3743

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/poolrescue/www/wp-content/plugins/https-redirection/https-redirection.php on line 47