VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Previna acidentes na piscina no Verão

Acidentes na água são comuns no verão. No Rio de Janeiro foram registrados cerca de 11 mil salvamentos, segundo os bombeiros. Pesquisas mostram que acidentes em piscinas, praias e rios são a segunda principal causa de morte de crianças de até 5 anos. E que pelo menos 1 pessoa morre por ano sugada pelo ralo da piscina.

Basta dar uma procurada rápida no Google para encontrar os casos: “Jovem tem a pele sugada em piscina.”, “Jovem faz alerta após ficar presa em vácuo de cano de piscina”, “Filtro de piscina suga cabelo de menina”. Geralmente os afogamentos acontecem em situações de lazer, quando a vítima menos espera.

Previna os acidentes na piscina no Verão. Não acabe com a sua diversão. Utilize a piscina com prudência, sempre tendo atenção na hora de nadar e andar ao redor dela. Há pequenos detalhes que podem fazer a diferença.

Ter um guardião de piscina qualificado é fundamental. A Pool Rescue oferece os serviços do profissional Guardião de Piscina, que é obrigatório por lei para piscinas localizadas em edifícios residenciais, dimensões superiores a 6m x 6m, hotéis, clubes sociais e esportivos e academias. Os profissionais são habilitados pelo GMar e possuem certificado e registro para guardião de piscina no Rio de Janeiro.  Conheça esse serviço, clicando aqui.

Cuidados simples que evitam acidentes

Acidentes nas piscinas podem ser facilmente evitados. Para isso, os cuidados são simples. Não deixe uma situação de risco acabar com a sua diversão. Os cuidados partem tanto dos administradores da piscina quanto dos próprios banhistas.

Os responsáveis pela piscina podem responder por crime de lesão corporal e homicídio culposo, por isso, vale a pena revisar todos os itens de segurança antes de liberar a piscina para utilização. Controlar todos os banhistas é quase impossível, principalmente no verão, mas é possível prevenir os acidentes com pequenos cuidados.

Confira abaixo algumas dicas para prevenir acidentes na piscina com crianças, adultos e banhistas em geral:

acidentes na piscina

Cuidados com crianças na piscina

Crianças adoram piscinas e no verão a diversão da criançada é garantida. Porém, os adultos responsáveis devem dar limites e ensinar algumas precauções para os pequenos antes da utilização dessa área de lazer.

As crianças costumam ficar alegres quando avistam uma piscina e podem esquecer os riscos. O Afogamento é a 2ª principal causa de morte de crianças brasileiras de 1 a 4 anos, segundo dados da ONG Criança Segura. Uma criança pequena pode perder a consciência em poucos segundos e vir a óbito, se não for socorrida a tempo. Alguns minutos podem ser fatais.

 Por esse motivo, veja os principais cuidados com crianças na piscina:

– Eleja sempre um cuidador para a criança na piscina, que a ficará vigiando sem parar;
– Avise a criança para utilizar a piscina de acordo com a sua faixa etária;
– Piscina grande só com a ajuda de um adulto pois boias não reduzem o risco de acidentes;
– Fale com a criança que é perigoso correr na borda da piscina, pois ela pode se machucar ou se afogar;
– Tenha um portão de proteção perto da piscina;
– Não permita que a criança faça brincadeiras violentas como empurrar os coleguinhas ou dar caldo na piscina;
– Se a criança comer, espere pelo menos 1 hora para ela nadar novamente;
– Evite brinquedos ou outros atrativos perto da área da piscina;
– Ensine a criança a respeitar as placas de proibição;
– Ensine a criança a nadar.

Como socorrer uma criança com sinais de afogamento?

Algumas características das criança fazem com que o seu afogamento seja ainda mais trágico do que o afogamento de adultos. Elas perdem facilmente o equilíbrio, o afogamento é acelerado devido a pequena massa corporal e elas não sabem se virar sozinhas em situações de emergência.

– Faça respiração boca-a-boca pinçando o nariz da criança, deslocando sua cabeça para trás e insuflando ar dentro de sua boca.
– Faça duas respirações e em seguida 30 compressões torácicas, empurrando o peito da criança. Então reinicie o ciclo.
–  Permaneça fazendo a respiração boca-a-boca e as massagens cardíacas até que o pronto-atendimento chegue.
– Tenha sempre em mãos os telefones de emergência: 192 SAMU e 193 BOMBEIROS.

Acidente na piscina

Cuidados na piscina

Você pode prevenir acidentes na piscina instalando produtos de segurança que podem evitar problemas. Alguns procedimentos abaixo são básicos para cuidar melhor da sua piscina e deixá-la mais segura para os banhistas.

– Utilize pisos antiderrapantes ao redor da piscina;
– Utilize capas de proteção;
– Tampe os ralos de sucção;
– Instale um portão auto travante;
– Cuidado ao entrar na piscina com o motor ligado;
– Se a piscina tiver mais de 15 anos é indicado revisar o projeto técnico;
– Tenha mais um ralo na piscina, para que eles dividam a pressão da sucção entre eles (eles precisam estar interligados e a distância mínima entre eles deve ser de 1,5m, segundo as regras da ABNT);
– Quando não estiver em uso, a piscina deve ser coberta por uma estrutura de material resistente, que seja capaz de suportar um peso de até 120 quilos, para não ceder;
– Piscinas plásticas quando não estão em uso devem ser guardadas sem água;

Cuidados gerais

Conheça mais alguns cuidados, especialmente para adultos, que podem se descuidar na hora de um mergulho sem compromisso. Nessas horas que o perigo pode rondar o usuário, que acha que está livre de acidentes.

– Quem possui cabelo grande deve evitar nadar próximo ao ralo;
– Não entre na água alcoolizado;
– Observe bem antes de mergulhar;
– Nade somente na profundidade que te dê segurança;

No caso de piscinas coletivas, cada uma delas deve ter regras de utilização e segurança na convenção ou regimento interno. Isso porque em caso de acidente, o responsável responde pelo crime de lesão corporal.

Segurança na piscina é um assunto sério. Prevenir é a melhor solução. Principalmente em locais que não possuem por lei a obrigatoriedade de ter um salva-vidas para supervisionar os banhistas. Pense sempre na sua segurança na hora de utilizar a piscina.

A Pool Rescue se preocupa com a segurança de seus clientes. Por isso, em sua loja virtual existe uma área específica para produtos de segurança, clique aqui. Alguns dos produtos disponíveis são: Cadeira de observação, Kit SoS, Trava de segurança, Tampa para ralo.

Acessórios para Piscina

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS


Share This