VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Guia prático para escolher a sauna idealPowered by Rock Convert

Você está pensando em construir uma piscina com sauna em sua área de lazer e, com ela, desfrutar de momentos relaxantes e divertidos com a família e os amigos?

Então, confira o post de hoje! A seguir, você vai entender melhor como funciona e como deve ser elaborado um projeto conjugado funcional e esteticamente moderno e bonito. Continue a leitura e prepare-se para a diversão e o relaxamento!

Vantagens da integração da piscina com sauna

Para se beneficiar de todas as vantagens que uma sauna e piscina podem oferecer, não há nada melhor do que conjugá-las.

Dessa maneira, as pessoas têm muito mais conforto, pois não precisam tomar vento e passar frio para entrar ou sair da sauna e da piscina. Outra grande vantagem é que, esteticamente, o projeto fica muito mais funcional, moderno e bonito. Afinal, os espaços são utilizados e integrados de maneira inteligente.

Formas de integrar a piscina com sauna

Existem algumas formas diferentes de conjugar a sauna com a piscina. Confira quais são elas e escolha a opção que melhor atende suas necessidades e expectativas!

Sauna integrada panorâmica

A maneira mais criativa e moderna para fazer a integração consiste em construir parte da piscina dentro da sauna e, então, colocar uma parede de vidro para fazer o fechamento e o isolamento térmico.

Dessa forma, quem está dentro da sauna pode admirar a vista panorâmica pela parede de vidro. Além, é claro, de poder mergulhar na piscina logo após a sauna, sem contato com o ambiente externo.

Por sua vez, quem estiver na piscina não precisa sair dela para entrar na sauna! Basta seguir até o canto que se conecta com a sauna, mergulhando por baixo da parede de vidro e usufruir de todos os seus benefícios.

Uma pequena desvantagem desse modelo é que o gasto de energia é maior. A parede de vidro não garante o isolamento térmico adequado e, com isso, há maior perda de calor do que nas saunas convencionais.

Piscina e sauna em ambiente fechado

Outra opção muito usada por hotéis e clubes, é construir a piscina em um local fechado com acesso direto à sala da sauna.

Nesse modelo, os usuários também não precisam entrar em contato com o ambiente externo e passar frio. Entretanto, é necessário sair da piscina para acessar a sauna, sem a linda vista panorâmica proporcionada pela primeira opção.

Esse tipo de projeto é mais antigo e tradicional, sendo dificilmente utilizado em obras residenciais. Afinal, a piscina fica em um ambiente fechado, impedindo que as pessoas possam aproveitar o sol e o meio ambiente externo.

Materiais necessários para a obra

Depois de definir o layout do seu projeto, é preciso escolher os materiais da piscina e da sauna. Depois, basta começar a obra!

A piscina pode ser construída com vinil, alvenaria ou fibra. Caso sua intenção seja fazer a integração com a porta de vidro, as opções de vinil ou alvenaria são as mais indicadas. A fibra vem no tamanho e no formato pré-fabricado, o que complica a construção da sauna sobre parte dela.

Powered by Rock Convert

Já para construir a sauna, você precisará de materiais convencionais de alvenaria, como tijolos ou blocos de concreto, piso, azulejo, cimento e laje. A sala onde será instalada a sauna precisa ter quatro paredes tradicionais ou uma de vidro, caso seja panorâmica.

O vidro da porta precisa ser temperado ou laminado, e a estrutura precisa contar com vigas de balanço que adentram a piscina. O teto deve apresentar uma inclinação de 2,20 m, com queda de aproximadamente 2,10 m.

Além disso, no projeto com janela de vidro, é preciso instalar aparelhos com tamanho superior à metragem cúbica correta, para diminuir a perda de calor. Os assentos devem ser construídos no estilo de arquibancadas, em um tamanho adequado para possibilitar que os usuários sentem ou deitem com conforto.

Também é possível adaptar cômodos já construídos para transformá-los em saunas, além de integrar piscinas já existentes a saunas novas.

Mas, para que essas reformas sejam possíveis, é preciso contratar uma empresa ou profissional especializado. Ele deve analisar os espaços e tomar algumas providências, como rebaixar o teto do cômodo com PVC e providenciar o isolamento térmico da sala.

Sua sauna será seca ou a vapor? Isso deve ser definido antes do início das obras, para evitar desperdícios e recompras de materiais e equipamentos. Além disso, não se esqueça de instalar uma ducha de água fria próxima à saída da sauna, para que seja possível fazer o choque térmico recomendado.

Cuidados e medidas de segurança

Para que a sauna e piscina não apresentem nenhum risco, é necessário investir em alguns cuidados importantes. Confira:

Sauna

Não deixe de aplicar a vermiculita, um isolante térmico que evita a perda de calor. Use fiação resistente à umidade e às altas temperaturas, e lembre-se de isolá-la do ambiente úmido da sauna.

Também é necessário não construir um teto muito alto, para que o ambiente aqueça mais rapidamente. Para prevenir prejuízos de energia elétrica, coloque um quadro de disjuntores dedicado somente à piscina. A saída será facilitada com a instalação de portas com abertura para o lado, enquanto pisos antiderrapantes evitam quedas.

Piscina

A piscina também merece atenção especial, tanto na hora da construção quanto na manutenção.

Para construí-la, contrate uma empresa especializada e escolha materiais de boa qualidade. A manutenção deve ser periódica. Não deixe a limpeza diária de lado, e procure deixá-la nas mãos de profissionais capacitados. O uso de produtos próprios garantirão a higiene da água.

Projeto da piscina com sauna

Independente do tipo de projeto que você pretende colocar em prática, consulte sempre empresas e profissionais especializados. Eles poderão ajudá-lo a avaliar o espaço disponível, além das normas e exigências necessárias. Dessa maneira, você impede acidentes, evita dores de cabeça e economiza seu dinheiro.

Agora que você já conhece as vantagens de integrar a piscina com sauna, as maneiras mais indicadas para o planejamento e execução do projeto e todos os materiais e cuidados necessários com a obra, consulte uma empresa especializada em construção de piscina e saunas! Realize seu sonho e desfrute de bons momentos de lazer e descanso com a família e os amigos.

Gostou das dicas de hoje? Acha que seus conhecidos também apreciariam essa ideia? Então, compartilhe este post nas redes sociais e espalhe-o entre seus amigos!