VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

A casa de máquinas da piscina consiste no espaço físico onde são instalados os equipamentos de manutenção da mesma. É importante estar ciente do funcionamento desses equipamentos e dos cuidados que eles devem receber periodicamente.

Quem tem ou pretende instalar uma piscina em casa deve estar bem informado sobre a estrutura e ferramentas que compõem a casa das máquinas, pois instalações imperfeitas podem gerar muita dor de cabeça, além de gastos desnecessários.

Neste artigo, preparamos uma seleção de dicas para você montar a estrutura ideal para sua piscina e desfrutar momentos de lazer com amigos e familiares, sem contratempos desagradáveis. Acompanhe!

Equipamentos essenciais para manutenção da piscina

A manutenção da piscina depende de duas ferramentas principais: o filtro e a motobomba. Esse processo envolve duas fases, o tratamento químico e o tratamento físico.

Ou seja, além da química que deve ser administrada na água da piscina para que ela se mantenha limpa, é necessário um processo para remoção dos materiais orgânicos que naturalmente se misturam à água.

Esse processo consiste em filtrar a água por meio de bombas de sucção que retiram a água da piscina, passam pelo filtro e depois devolvem a água limpa. O processo de filtragem envolve diversas etapas, quais sejam:

Filtrar

A água da piscina passa pelo interior do filtro — tanques que contêm em seu interior elementos como areia ou zeólita e que comandam essa parte do filtramento — retendo as impurezas. Quanto maior a piscina, maior o tempo necessário para finalizar o processo.

Retrolavar

Deve sempre acontecer após o processo de filtragem e antes da pré-filtragem e é indicada para quando o elemento filtrante está saturado, ou quando o manômetro atingir a zona amarela.

Pré-filtrar

Procedimento rápido que leva menos de um minuto e tem como objetivo retirar sujeiras que possam ter restado nos filtros após o processo de retrolavagem e para evitar que essas voltem para o interior da piscina.

Recirculação

Trata-se de um procedimento recomendado para misturar os componentes químicos na água após aplicá-los. Esse é muito importante, uma vez que alguns produtos químicos não podem passar pela areia do filtro, pois corre o risco de prejudicar o meio filtrante.

Drenagem

Procedimento de esvaziamento da piscina para realizar limpeza do fundo, por exemplo. No processo de drenagem, a água é descartada no esgoto, e a piscina deve ser cheia novamente após a limpeza.

Fechamento

Operação recomendada para localização de vazamentos ou problemas na tubulação — também recomendada para períodos em que a piscina ficará desativada por muito tempo. Ajuda a evitar criadouros para o mosquito da dengue e outras doenças relacionadas à água parada.

Para poder efetuar todos esses procedimentos com excelência e sem gastos adicionais, é necessário antes ter planejado a casa de máquinas e as instalações da piscina com rigor.

Caso algum dos procedimentos citados não possa ser executado de forma eficaz, a qualidade da água da sua piscina perderá qualidade, assim como seus momentos de descanso e lazer em família.

Estrutura e localização

A casa de máquinas consiste, portanto, em uma estrutura física que se localiza abaixo da piscina, onde são instalados os equipamentos de manutenção. Ela deve estar situada abaixo do nível de água da piscina e ao mesmo tempo o mais próximo possível do tanque.

Assim, os gastos com a construção da estrutura são menores, além de evitar a necessidade de tubulações muito extensas e trabalho extra.

Outros fatores extremamente relevantes a serem levados em conta ao planejar a estrutura da casa de máquinas e da piscina são:

  • O espaço interno da casa de máquinas deve ser amplo o suficiente para comportar as ferramentas de manutenção e livre passagem das pessoas responsáveis por fazer o tratamento;
  • A casa de máquina guarda todos os controles hidráulicos e elétricos;
  • O espaço da casa de máquinas precisa ser amplo, arejado e contar com paredes resistentes à umidade;
  • A largura mínima da porta deve ser de 80 cm, com abertura para fora;
  • A norma NBR 5410 rege as instalações elétricas, e é indispensável que a estrutura física da casa de máquinas seja construída estritamente dentro dos padrões estabelecidos por ela;
  • Combustíveis de aquecedores para piscinas não devem, em hipótese alguma, ser armazenados na casa de máquinas;
  • Também devem ficar separados os produtos químicos utilizados na limpeza, sob risco de comprometer a integridade dos equipamentos de manutenção;
  • O gás cloro utilizado na manutenção da piscina deve ser manuseado e armazenado (fora da casa das máquinas) com todo cuidado necessário, uma vez que é altamente venenoso;
  • Não é recomendada a circulação de pessoas na casa de máquinas;
  • É indispensável a presença de equipamentos para combate a incêndios dentro da casa das máquinas.

Outras dicas importantes sobre a casa de máquinas

Existem outros cuidados importantes que você deve ter em mente na hora de projetar sua piscina e a casa de máquinas. Abaixo, listamos as principais:

  • Contrate um arquiteto para projetar toda a área de lazer, incluindo espaço para a piscina e a casa de máquinas;
  • Identifique todos os registros antes de fazer a instalação;
  • A casa de máquinas não deve ficar longe da piscina, sendo que o ideal é a uma distância próxima de cinco metros;
  • É necessário que a casa de máquinas disponha de um ralo para uso da bomba, manutenção e escoamento da água da chuva;
  • Lençóis freáticos podem causar infiltrações na piscina, de modo que a base da estrutura deve ser muito bem analisada antes da construção;
  • A estrutura física da casa de máquinas deve ser projetada de modo que facilite o manuseio dos equipamentos e permita a passagem de peças no caso de necessidade de troca;
  • Utilizar curvas em vez de cotovelos evita a evasão de água;
  • As instalações elétricas devem receber atenção redobrada, dado o risco de acidentes envolvendo água e energia elétrica;
  • Para que a bomba possa ter um bom desempenho, certifique-se de instalar um bom sistema de refrigeração;
  • Instale bombas autolimpantes para fazer sucção da água da piscina.

A estrutura da casa de máquinas da piscina precisa ser cuidadosamente pensada antes das instalações das obras, pois, do contrário, existe uma grande probabilidade de o projeto apresentar problemas sérios.

Desde a criação do projeto da obra até a escolha dos materiais a serem utilizados na execução, é importante contar com ajuda profissional competente para evitar dores de cabeça no futuro.

E então, gostou do nosso post? Visite nosso e-commerce e conheça mais novidades para sua piscina!

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS


Share This