VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Um dos acessórios que podem complementar a sua piscina para que ela fique ainda mais atrativa e bonita é a cascata. Disponível em diversos modelos e materiais, a cascata para piscina ainda favorece o bem-estar e o relaxamento.

No entanto, para usufruir das suas vantagens, é preciso escolher muito bem esse tipo de equipamento, para que combine com o conjunto. Neste artigo, vamos mostrar o que deve ser considerado na hora de tomar essa decisão. Confira as dicas!

O que uma cascata para piscina proporciona

A cascata para piscina não é somente um acessório, pois também possui suas funcionalidades. Ela é utilizada como um elemento da decoração e realmente possibilita criar um ambiente mais aconchegante.

Além do visual que a queda d’água oferece, ela ainda promove o barulho relaxante da água, que ajuda a fazer da área da piscina um espaço ainda mais agradável. O banho na cascata também alivia a tensão da musculatura, o que é outra vantagem.

Por fim, vale lembrar que esse equipamento ainda faz com que a água da piscina esteja em constante movimento, promovendo sua oxigenação. Além disso, ajuda a circular os produtos utilizados no tratamento, melhorando sua dissolução.

Mas, para que a cascata para piscina traga somente benefícios, ela precisa ser bem escolhida. Isso porque, antes de optar por um modelo, deve-se considerar alguns pontos, como o volume de água, o barulho, o tamanho da piscina, o local de instalação da cascata ou se a piscina será utilizada por crianças.

O que considerar antes de escolher sua cascata para piscina

Como foi dito, antes de investir em uma cascata, você precisa observar alguns detalhes importantes para optar pelo modelo ideal. Entenda a importância de cada fator:

Volume de água

Cada cascata possui uma vazão diferente. Para uma piscina grande, é interessante que a vazão da água seja um pouco maior, caso você queira uma boa movimentação.

Isso é especialmente importante porque uma cascata com pouca vazão poderá não ser suficiente para movimentar a água de uma piscina muito grande, diminuindo os benefícios mencionados anteriormente.

Barulho

Cada modelo de cascata vai produzir um barulho diferente na água, em razão do jato que ela expele. Por isso, se você deseja um barulho em especial, fique atento à esse aspecto em cada modelo.

Aqueles que deixam vazar jatos fortes tendem a fazer mais peso na superfície e, por isso, fazem um barulho mais alto. Já aqueles no estilo cachoeira produzem um som mais suave. Por fim, as cascatas que soltam fios de água têm um som mais ameno.

Se você pretende ter uma cascata para aproveitar o som da água como forma de aliviar o estresse, então prefira aquelas que produzem os sons mais amenos e suaves, que lembram a chuva ou cachoeiras.

Tamanho da piscina

A cascata deve estar condizente com o tamanho da piscina, tanto para fazer circular toda a água como para não jogá-la para fora. Uma cascata grande numa piscina pequena poderá causar muita agitação na água e fazer com que ela respingue, por exemplo.

Se sua piscina for grande, é possível investir em uma cascata maior ou mesmo em mais de uma delas, formando quedas d’água. O resultado final é muito bonito e ainda permite que mais de uma pessoa usufrua da cascata ao mesmo tempo.

Local de instalação

Você deve escolher o seu modelo de cascata de acordo com o local onde decidiu instalá-la. É interessante que ela fique visível e próxima de fontes de energia elétrica. Também recomenda-se que a cascata não fique muito perto da escada, para não dificultar entrar e sair da água.

A cascata pode ser instalada na borda da piscina, embutida na parede, em uma estrutura designada apenas para ela, como parte de um projeto paisagístico, e até mesmo na laje, formando uma cachoeira. Tudo vai depender do seu espaço e da decoração pretendida.

Crianças na piscina

A cascata para piscina que recebe crianças precisa ser um modelo seguro. Equipamentos com jato muito forte e pesado podem causar acidentes pelo peso da água e também pela agitação que promovem.

O interessante, para esse caso, é optar por uma cascata com jato suave, que não ofereça risco mesmo que a criança queira ficar sob a queda d’água. Além disso, considere instalar o acessório num local fora de alcance, para impedir que as crianças subam ou se pendurem na cascata.

Caso prefira se prevenir um pouco mais contra possíveis acidentes, evite os modelos de cascata em vidro. Dê preferência para os embutidos, que não ficam muito expostos e, por isso, não atrapalham na hora da brincadeira na piscina.

Quais materiais há no mercado

Você pode optar por diferentes tipos de materiais na hora de escolher a cascata para piscina. Conheça alguns:

Inox

O inox é um material elegante e moderno, que produz cascatas muito bonitas. Porém, tenha a certeza de escolher uma boa marca, pois esse tipo de material, em contato com o cloro e o calor, pode sofrer corrosão e enferrujar. Também é interessante fazer manutenção periódica para que não manche.

Fibra

Esse material traz modelos mais tradicionais, e costumam ser cascatas simples e menores, com uma boa relação entre custo e benefício. Também requer cuidados para não marchar nem desgastar com o tempo.

Vidro

Produz um visual muito bonito para a cascata e ainda tem a vantagem de ser um material versátil para o projeto. Ele pode ser associado à madeira, alvenaria ou à pedra para criar projetos únicos.

Madeira

A madeira é um material elegante e versátil, que combina com perfeição com a decoração externa. Na área da piscina, ela garante charme especial. Seu valor não é alto e ainda pode formar um conjunto harmônico com um deck.

Qual modelo de cascata para piscina é o melhor

São várias as opções de modelo de cascata para piscina. Definir o melhor é difícil, já que cada projeto pede recursos diferentes. É interessante que você defina tudo aquilo que deseja em uma cascata para encontrar o modelo que atenda a essas exigências.

É possível encontrar, no mercado, cascatas feitas com os materiais mencionados e ainda as embutidas, em formado de cogumelo ou guarda-sol. Também existem as cascatas em formato de golfinho, decoradas com LEDs, feitas em pedra natural, com jato laminar e muitas outras.

A melhor cascata para piscina é aquela que atende ao que você procura ao mesmo tempo em que oferece beleza, conforto e segurança para os banhistas. Caso esteja em busca de inspirações e modelos interessantes, acesse o site da Pool Rescue e confira as opções de cascatas que temos disponíveis!

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS


Share This