VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Os dias quentes pedem descanso junto àqueles que amamos. Melhor ainda se for à beira de uma piscina para refrescar o clima, certo? Para que nada atrapalhe essa diversão, a segurança deve ser um fator indispensável, o que torna a escada para piscina um dos itens mais importantes na elaboração do espaço.

Além de facilitar a entrada e a saída da água, a escada de piscina auxilia na prevenção de acidentes e oferece maior comodidade. Saiba mais sobre os modelos disponíveis e como escolher a escada mais apropriada para o seu tipo de piscina!

Qual é a importância das escadas para piscina?

De alvenaria, fibra de vidro ou vinil: independentemente do modelo de piscina escolhido, a escada é presença essencial na elaboração da piscina. E, mesmo se possuir um visual simples, esse item desempenha grande papel na segurança dos usuários.

As escadas para piscinas auxiliam na entrada e na saída da água de forma segura, enquanto os banhistas ainda se encontram molhados. Além disso, elas garantem o suporte necessário para crianças, idosos, gestantes e para pessoas com deficiências físicas ou com dificuldade de locomoção e mobilidade transitórias.

É possível encontrar diversos modelos e materiais para escada para todos os tipos de piscina.

O que diz a norma ABNT para piscinas?

Antes mesmo de escolher a piscina ideal para você, é importantíssimo conhecer a norma da ABNT para manter a segurança de todas as piscinas.

A ABNT/CEE-215 é subdividida em categorias, sendo que uma delas é específica para a segurança em escadas de piscinas. Assim, a ABNT NBR 11238: 1990 trata de “segurança e higiene de piscinas”.

Confira abaixo o que ela diz sobre os dois tipos de escadas: removíveis e fixas.

Escadas removíveis

Nesse tipo de escada, o fabricante deverá informar, por meio de uma etiqueta permanente, qual o peso máximo suportado por ela, o uso recomendado e a durabilidade dos degraus.

As escadas deverão ser testadas em laboratórios credenciados para tais avaliações.

Existem dois modelos de etiquetas permanentes, mas só há diferenciação na descrição quanto ao uso e ao peso suportado. Uma delas vem com o título “Escada residencial e comercial”, com capacidade máxima de 150 kg. A outra traz o título “Escada residencial” e suporta até 100 kg.

As outras informações idênticas em ambas as placas são:

  • não utilize a escada como trampolim;
  • não utilize a escada como suporte para ginástica;
  • não exceda a capacidade máxima permitida;
  • degraus plásticos devem ser substituídos a cada 3 anos de uso.

Escadas fixas

É obrigatório o uso de corrimão em escadas fixas. Essa obrigatoriedade existe por causa do fenômeno óptico de refração. Quando alguém entra em uma piscina, tal ocorrência faz com que, visualmente, a parte do corpo que já está submersa pareça deslocada lateralmente do restante do corpo, que ainda está fora da piscina.

Essa sensação visual pode fazer com que a pessoa que está descendo os degraus se confunda e enxergue um degrau onde não há e, assim, pise em falso.

Pessoas mais velhas ou portadoras de certas condições, como a labirintite, por exemplo, podem ter vertigens ao enxergar seu próprio corpo aparentemente modificado dentro da água.

Quais são os modelos de escada para piscina?

Para te ajudar a escolher o tipo de escada mais apropriado para a sua piscina, separamos alguns dos principais modelos encontrados no mercado.

Basicamente, pode-se dividir as escadas em três grupos. As de inox, as pré-fabricadas e as construídas. Em todas elas, o material em que são produzidas, o tamanho e o número dos degraus são fatores usados para distingui-las.

Veja abaixo e escolha o mais adequado à sua necessidade:

Escada Tradicional

Um dos tipos mais comuns, a escada tradicional é, geralmente, produzida em aço inox polido. Essa escada para piscina possui um corrimão com diâmetro de 1 ¹/2 polegadas e degraus que podem ser elaborados no mesmo material ou em plástico ABS anatômico, matéria-prima que segue o formato dos pés, proporcionando maior segurança.

Escada Reforçada

Com as mesmas características da escada de piscina tradicional, esse modelo apresenta como diferencial a presença de um corrimão com diâmetro maior, de 2 polegadas, oferecendo maior resistência, durabilidade e ainda mais segurança para os usuários.

Escada em inox sem corrimão

Pouco usual, por não oferecer o apoio superior, esse modelo não apresenta segurança e se assemelha às escadinhas feitas para subir em pequenos barcos de passeio (tipo escunas) após o mergulho.

Suas únicas vantagens envolvem a estética (ao olharmos do lado de fora da piscina, não parece haver nenhuma escada, proporcionando um visual uniforme para a área) e o menor custo em relação às tradicionais.

Escada Confort

Caso o uso da piscina seja realizado por idosos, crianças, gestantes ou pessoas com necessidades físicas especiais, esse modelo de escada é o mais indicado. Isso porque a escada confort é maior, menos inclinada e possui degrau duplo.

Essa escada para piscina foi justamente elaborada para dar ainda mais suporte e segurança tanto na entrada quanto na saída da água. Não é por acaso que seu nome em português significa conforto.

Outro item que auxilia na locomoção em casos de idosos, crianças e portadores de necessidades especiais são os corrimões. Com possibilidade de instalação submersa, essas peças são muito utilizadas em piscinas usadas para fisioterapia, garantindo maior estabilidade para os banhistas.

Escada de Alvenaria

Se o que você está procurando é uma escada que, além de auxiliar na segurança, ainda colabora no visual da piscina, a escada embutida é a melhor opção.

Essa escada é construída junto com a piscina e fica totalmente submergida. Seja no modelo de alvenaria, concreto ou fibra de vidro, o ideal é sempre utilizar material antiderrapante para o revestimento do degrau, para evitar escorregões que podem gerar quedas. Isso porque, muitas vezes, esse tipo de escada não possui corrimão.

Para embelezar, mas principalmente para facilitar o acesso e a visualização da escada, o início dela pode ser feito em um acesso na margem com degraus situados em um vão fora da piscina. Essa opção também deixa mais espaço na piscina para nadar, pois não haverá degraus atrapalhando. Há opções que também incluem a escada no tanque da piscina.

Escada para Piscina Inflável

Cada vez mais comuns de serem encontradas, as piscinas infláveis são uma ótima alternativa quando pensamos em custo-benefício. Para tal, não é preciso abrir mão da segurança. A escada para piscina inflável possui diversos modelos adaptados, sendo o com formato em “V” invertido um dos mais encontrados.

Sem a possibilidade de fixação nesse tipo de escada, esse modelo fica metade apoiado no chão, junto à parte externa e, a outra metade, na parte interna da piscina.

Por não ser fixa em nenhum lugar, é necessário ter cuidado redobrado no momento de usar esse tipo de escada. A cautela deve ser ainda maior com ralação às crianças pequenas, que sempre devem ser supervisionadas quando entrarem ou saírem da piscina.

Escada para piscina elevada desmontável

Algumas piscinas desmontáveis são muito altas e fundas — como aquelas redondas e fortemente estruturadas, comuns em filmes americanos. As escadas destinadas a elas são altas e possuem um platô superior para acessar o outro lado da escada, na hora da descida, para dentro ou fora da piscina.

Convém lembrar que essa escada deve ser colocada em chão nivelado, ou o mais próximo disso, visando a segurança de quem entra ou sai da piscina.

Escada monobloco

Também conhecida como escada big step, a escada tipo monobloco é feita de fibra de vidro e pode ser utilizada em piscinas de fibra, de concreto e de vinil. É ideal para quem já tem piscina mas não tem escada, já que ela pode ser instalada posteriormente. Há modelos com três ou quatro degraus e com ou sem corrimão, sendo o segundo perfeito para piscinas rasas.

É indicada, ainda, para hotéis, pois é considerada segura, diminuindo as chances de escorregões.

Em geral, são produzidas na cor branca ou azul e seu design e leveza facilitam a instalação e também a remoção da escada, pois ela pode ser feita em poucos minutos.

Uma vantagem importante é a maior durabilidade, já que seu material resiste à ação da água, do sol e dos produtos químicos para piscina.

Como devo escolher os números de degraus para minha escada de piscina?

Outra característica de suma importância na hora de escolher a escada para piscina ideal é a quantidade de degraus. Eles complementarão a segurança do espaço e devem ser escolhidos de acordo com a profundidade da piscina.

Isso é importante e podemos ilustrar essa informação com um exemplo: imagine uma piscina muito funda, equipada com uma escada de apenas três degraus.

Nesse caso, o comprimento da escada não alcança a profundidade correta e segura. Dessa forma, entrar e sair da piscina ficaria muito difícil e até perigoso, podendo resultar em acidentes.

Confira o número de degraus recomendado de acordo com a profundidade da piscina:

  • piscinas de 0,7 a 1 metro de profundidade devem ter escadas com, ao menos, 2 degraus;
  • piscinas de 1 a 1,3 metro de profundidade devem ter escadas de 3 degraus;
  • piscinas de 1,3 a 1,6 metro de profundidade precisam de escadas com 4 degraus;
  • piscinas com mais de 1,6 metro de profundidade devem conter escadas com, pelo menos, 5 degraus.

Aqui, vale lembrar que a quantidade adequada de degraus garante melhor suporte na entrada e saída da água.

Como limpar minha escada de inox?

A limpeza correta da escada é tão importante quanto a da piscina. Ela garantirá maior durabilidade e até mais segurança para o item. Como a grande maioria das escadas são produzidas em inox, separamos algumas dicas para realizar a limpeza desse modelo. Confira abaixo:

  • realize a limpeza da escada de piscina com água e sabão. É possível também usar detergente neutro e removedores à base de amônia. Sempre utilize-os diluídos em água morna;
  • a aplicação dos produtos deve ser realizada com pano macio ou esponja, usando apenas o lado macio;
  • após a limpeza, realize o enxágue com água abundante, e de preferência morna;
  • lembre-se de realizar a secagem da parte externa da escada. Isso ajuda a evitar o surgimento de manchas na superfície;
  • se o processo de corrosão permanecer, uma dica é utilizar uma mistura feita com bicarbonato de sódio dissolvido em álcool doméstico. Misture os produtos até formar uma pasta e, depois, aplique diretamente onde estiver ocorrendo a corrosão.

Se, mesmo assim, a superfície não apresentar melhoras consideráveis, a saída é optar por produtos mais agressivos, como o sapólio. Porém, não se esqueça de esfregá-los no sentido do escovado do inox. Esse “escovado” significa textura em apenas uma direção, com linhas curtas, aparentes e paralelas.

Após a aplicação, enxágue com água. Para facilitar a limpeza dos produtos aplicados, utilize um pano umedecido em álcool isopropílico ou solvente orgânico.

A parte da escada que fica submersa é, geralmente, fácil de limpar. Pode ser realizada com a própria escova da piscina ou com esponja macia, sem a necessidade de aplicação de produtos.

Como limpar minha escada de alvenaria?

Os modelos de concreto podem acumular limo (uma mistura de algas verdes e sujeira que se assemelha ao musgo). Essa substância pegajosa é muito escorregadia e, por isso, deve ser removida assim que começar a se formar.

Se a escada não tiver degraus largos o suficiente para passar o aspirador para piscinas, a limpeza deve ser feita com escova e sabão líquido, preferentemente próprio para piscinas ou neutro.

Também é possível impedir a formação das algas mantendo o nível ideal de pH e aplicando cloro e algicidas com a frequência indicada para o tipo e o tamanho de piscina.

E como as algas crescem mais em presença da luz, outra maneira de preveni-las é cobrindo a piscina (ou, pelo menos, a área da escada) quando ela não for usada.

A segurança é um fator de grande importância para garantir e complementar a diversão entre famílias e amigos. Além da escada para piscina, você já pensou nos outros cuidados que precisam ser tomados quando se possui crianças em casa? Baixe agora o e-book Guia da Piscina Segura para Crianças e saiba mais como tornar sua área de lazer em um espaço mais seguro para os pequenos!

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS


Share This