VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Com possibilidades de implementação em projetos para casa ou para empreendimentos, a sauna seca é uma opção versátil e pode agregar mais valor às áreas de lazer. Você não está convencido disso? Então continue lendo este post.

Criamos este texto para que você entenda de que maneira a sauna seca pode ser um diferencial para o seu negócio. Nos próximos parágrafos, vamos falar sobre os diferentes tipos de sauna e os seus benefícios. Confira!

As diferenças entre os tipos de sauna

Hoje em dia, encontramos 3 modelos distintos de saunas:

Sauna a vapor

Também conhecida como sauna úmida, ela se mantém a uma temperatura média de 40 ℃ a 50 ℃. Isso faz com que a água se transforme em vapor e ofereça momentos de relaxamento.

Vale observar que esse tipo de sauna é bastante indicado para o tratamento de condições respiratórias, como asma ou bronquite. Isso se deve ao fato de que o vapor ajuda a desobstruir as vias e facilitar a respiração.

Sauna infravermelha

Mais popular em academias e em centros de estética, a sauna infravermelha funciona por meio de emissores de luz que aquecem o ambiente.

Como consequência, torna-se um complemento aos tratamentos para a perda de peso (similar ao benefício promovido pela sauna seca). Além disso, essa tendência também tem colhido adeptos por auxiliar a circulação sanguínea.

Sauna seca

Normalmente, a temperatura usada em uma sauna seca é superior aos modelos citados acima. Isso, aliado à secura do ambiente (cuja umidade máxima gira em torno de 15%), traz versatilidade para o uso da sauna.

O 1º deles possui finalidade desintoxicante. Quanto mais quente a sala (normalmente revestida de madeira, como cedro ou mogno), maior é a transpiração do corpo. O outro pode ser considerado o uso com propósito de relaxamento.

Para que você compreenda melhor os benefícios, vamos falar a respeito dessas e de outras vantagens da sauna seca. Acompanhe:

Os benefícios da sauna seca

Ajuda no processo de emagrecimento

Como dissemos, a sauna seca pode ser usada como um desintoxicante natural para o corpo. Com a transpiração trabalhando com mais agilidade, as toxinas são expelidas.

Além disso, o processo faz com que eliminemos bastante líquido do corpo, e isso ajuda na redução imediata de peso.

Auxilia na limpeza de pele

Também por conta da transpiração ocasionada pelo calor, os poros se abrem. Isso ajuda a remover todo tipo de partícula e sujidade sobre a superfície da pele.

Após finalizar uma sessão de sauna, portanto, o ritual de limpeza de pele pode ser melhor aproveitado com esse benefício.

Elimina toxinas

Diariamente, somos contaminados por diferentes substâncias, por diferentes vias. Pode ser aquilo que ingerimos ou que inspiramos. Ou seja, ao longo do dia, estamos sujeitos à entrada de todo tipo de toxina em nosso organismo.

Ao desfrutar de uma sauna seca, os usuários também são beneficiados pela estimulação do suor, um dos mais eficazes métodos para eliminar as toxinas presentes no corpo. Assim, a sauna é um poderoso agente para nos livrar de substâncias nocivas.

Promove mais saúde ao coração

Ainda com foco na promoção de nossa saúde, a sauna seca também tem sido utilizada para simular os efeitos de exercícios leves.

Vamos explicar: como o calor promovido nesse ambiente enclausurado dilata os vasos capilares, o fluxo sanguíneo é melhorado. E, de acordo com um estudo do Journal of the American College of Cardiology, isso ajuda na circulação e nas funções das células que revestem as artérias do coração.

Acha pouco? Pois saiba que o fluxo sanguíneo aprimorado pelo uso da sauna também influencia na saúde dos cabelos. Isso ocorre porque o estímulo ao crescimento dos fios se dá por meio da multiplicação celular (ação que depende da dilatação de vasos sanguíneos).

Relaxa o corpo e a mente

Piscina e sauna, juntas, são uma combinação imbatível para se refrescar no verão. Além disso, são atividades conhecidas por ajudar a espantar a tensão e o estresse acumulados.

Nesse sentido, é recomendável considerar a sauna seca para promover uma sensação maior de relaxamento. Entre os benefícios, podemos citar os seguintes:

  • combate a hipertensão e os efeitos do estresse;

  • ajuda a promover um sono qualitativo;

  • ajuda no relaxamento de músculos, tanto faciais quanto corporais;

  • minimiza os efeitos crônicos da fadiga;

  • o ambiente e o uso de ervas aromáticas ajudam a trazer à tona uma sensação maior de relaxamento.

Se você conta com um clube, hotel ou resort, vale a pena considerar uma sauna bem próxima às suas piscinas. Os clientes podem se apaixonar por esse prazeroso exercício.

Auxilia o sistema respiratório

Quem sofre com asma ou bronquite já deve saber que a sauna a vapor ajuda bastante o sistema respiratório. Mas a sauna seca também conserva benefícios nessa questão.

Isso porque ela ajuda na dilatação dos brônquios pulmonares. Isso facilita a entrada de ar e minimiza os efeitos dessas condições debilitantes.

As dicas e os cuidados ao usar a sauna seca

E então, o que achou dos benefícios de usar a sauna seca? São argumentos mais que convincentes para implementar um projeto desses no seu empreendimento, não acha?

Só que, além dos aspectos positivos, é importante aliar segurança no uso de saunas. Algo que você pode ter participação ativa na conscientização e na orientação dos usuários.

Entre os pontos que merecem atenção, destacamos os seguintes:

  • peça que os usuários se mantenham hidratados, pois a perda de líquidos é significativa;

  • oriente-os a fazerem sessões que não excedam 20 minutos, em uma frequência média de 3 vezes na semana;

  • a sauna não é indicada para gestantes, crianças, diabéticos, cardíacos e pessoas com pressão baixa;

  • proíba a entrada de pessoas sob influência de bebidas alcoólicas. O álcool é diurético e já facilita a perda de líquido, que é potencializada em uma sauna seca. Isso pode trazer problemas para as pessoas.

Dessa maneira, você pode ser o pivô de uma transformação no seu negócio, oferecendo conforto, comodidade e segurança aos usuários.

Agora, que tal dar o 1º passo para implementar a sauna seca no seu hotel ou clube? Para isso, compartilhe este post em suas redes sociais e confira o que os seus amigos, parceiros e clientes têm a dizer sobre o assunto!

POSTS RELACIONADOS


Share This