VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

A área da piscina é um espaço especial de lazer, diversão e união para a família, que vai passar boas horas por ali. Também é um local único para reunir amigos. Por conta disso, após planejar bem como fazê-la, decidir onde vai ficar e pensar na instalação, está na hora de se preocupar com o piso antiderrapante que será usado ao seu redor.

Além de fazer a ligação desse ambiente com a casa e contribuir para uma decoração bonita, a pavimentação deve proporcionar conforto e segurança para aqueles que o frequentam. A característica antiderrapante é essencial, pois pode garantir tais benefícios.

Existem muitas regras para a utilização da piscina: não consumir bebida alcoólica próximo a ela, não correr em sua borda, não mergulhar logo após as refeições etc. A escolha do piso correto para o local com certeza será um fator importante para prevenir acidentes e manter todos protegidos.

Propriedades que o piso antiderrapante deve ter

Um gramado ou jardim próximo à piscina compõe uma decoração muito bonita, mas a vegetação não deve estar logo ao redor dela. Durante a movimentação de entrada e saída da água, mergulhos, os pés dos amigos e familiares vão se sujar, por isso é importante que o entorno tenha um piso limpo.

Alguns aspectos devem ser levados em consideração na hora de revestir a borda da piscina. Como citamos acima, uma das necessidades principais é que seja antiderrapante, já que se trata de uma área que está sempre molhada. Este fator previne quedas e acidentes que podem resultar em fraturas graves e até letais. Se crianças ou idosos também frequentam o local, o cuidado com a segurança deve ser redobrado. Fuja dos pisos polidos e sem textura.

Além disso, o chão costuma ficar exposto ao sol constantemente; para que ele não esquente muito e cause desconforto, é recomendado investir em um material que seja atérmico e não retenha muito calor. O preço também é um fator que pesa muito na hora de escolher como revestir a área, mas existem opções variadas, algumas bem acessíveis. Com certeza, alguma se encaixará no seu orçamento.

Tipos de pisos antiderrapantes

Cimentícios ou fulget

Criados há cerca de uma década, os pisos cimentícios são confeccionados com uma composição que utiliza cimento como base, misturando-o com pedras e outros materiais.

Há versões destes produtos que levam componentes químicos atérmicos, garantindo que não esquentem. Este tipo de piso é uma boa opção quando o critério é o custo-benefício.

Existe uma série de linhas, acabamentos e cores, proporcionando diversidade para você escolher o efeito que quiser.

Resinados

Os fulgets resinados possuem estrutura parecida com os cimentícios, entretanto, como o nome já diz, são misturas à base de resina. Estes são mais caros, mas possuem algumas vantagens em relação ao primeiro. São mais bonitos e uniformes, não possuem manchas e nem precisam de juntas quando são colocados.

Outro benefício é a durabilidade, o resinado é mais resistente à ação do tempo e, por ser um material mais maleável, corre menos risco de rachaduras. Sua instalação também é mais rápida e exige menos etapas.

Pedras

Muito populares em áreas externas por conta da beleza e da qualidade, as pedras são ótimos revestimentos. Quanto à estética, podem proporcionar tanto um visual delicado quanto um rústico. A única desvantagem que este tipo de piso apresenta é que suas juntas acumulam sujeiras, escurecendo com o tempo.

As variedades são muitas, vão desde as opções de pedras disponíveis no mercado até o tipo de assentamento, gerando muitas possibilidades para a decoração ao redor da sua piscina. As mais indicadas são sempre as antiderrapantes e atérmicas, jamais utilize pedras polidas.

Entre as mais utilizadas e que atendem aos requisitos necessários estão as pedras São Thomé, a Mineira e a Goiás. Existem também outras alternativas, como o mármore bruto e suas variações, granitos com tratamento antiderrapante, itacolomi, quartzito, pedras importadas, arenitos, e mosaicos portugueses.

Madeira

A madeira é um material muito bom para piso ao redor da piscina. Além de antiderrapante, é um excelente isolante térmico, mantendo a temperatura confortável para os pés. Outro benefício é o estético, sua utilização deixa o ambiente bonito e aconchegante. Existem deques já prontos disponíveis, que facilitam e agilizam a instalação.

A única desvantagem deste material é que precisa de manutenção constante e de alguns cuidados na hora da escolha. Não é qualquer madeira que pode ser utilizada na área da piscina. Alguns tipos indicados para esta função são o cumaru e o ipê, por exemplo. O importante é que ela seja de lei, certificada e receba o tratamento adequado.

Um dos procedimentos possíveis é a autoclavagem, método moderno e industrial que impregna o material profundamente com inseticidas e fungicidas, tornando-o protegido contra infestações de cupins, mofo, apodrecimento e outras deteriorações causadas por agentes biológicos.

Madeira plástica

A madeira plástica ou ecológica é um material sustentável produzido industrialmente, sua confecção leva componentes naturais e reciclados. Os resíduos de plástico e fibras são misturados, produzindo peças muito parecidas com a madeira de verdade.

É uma ótima opção para o entorno da piscina, pois não cria fendas, não apodrece, não mofa e nem corre o risco de ser infestada por cupins. Também é resistente a diversos produtos químicos fortes, tornando a limpeza mais fácil.

Cerâmicas e porcelanatos

A cerâmica é muito utilizada em casas, tanto na área interna quanto na externa, sendo, portanto, uma escolha barata. Já o porcelanato é um piso mais nobre e resistente, com qualidade um pouco superior à primeira.

A manutenção de ambos é fácil, mas a escolha deve ser cuidadosa. Atenção para a textura, nenhum dos dois deve ser polido de forma alguma, porque será escorregadio. O tratamento que ele receberá não deve afetar a característica natural com uma cobertura rústica e grossa.

Todas estas opções de piso antiderrapante para a área ao redor da piscina proporcionam segurança e conforto para o lazer da família. Agora, basta escolher qual se encaixa melhor no projeto e combina mais com a decoração da sua casa.

Gostou do nosso post? Visite o nosso blog e aprenda mais dicas de como manter sua piscina segura para as crianças!

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS


Share This