Independentemente do modelo de sua estrutura, uma coisa é fato: para garantir que a área externa continue sempre impecável, você precisará ter um cuidado especial com a borda da piscina. A princípio, pode até parecer um detalhe irrelevante, mas, na prática, quando essa região não está devidamente higienizada, há mais chances de comprometer a purificação da água, assim como prejudicar todo o visual do fundo e das paredes.
Inclusive, não estamos falando de qualquer faxina. Para que você consiga, de fato, acabar de vez com os resíduos do local, será preciso ter uma atenção especial — como escolher adequadamente os produtos para essa finalidade.
Diante disso, decidimos ajudar você nessa empreitada. Neste post, mostramos o passo a passo para limpar a borda da piscina corretamente e se proteger contra uma série de problemas desagradáveis. Vamos lá?
Imagine a seguinte situação. Após uma semana exaustiva, você resolve dar um mergulho na piscina. Porém, ao se aproximar da estrutura, percebe que as bordas estão sujas, com um visual nada agradável. Não há como negar que esse detalhe é capaz de influenciar em nossa vontade de utilizar a área.
Em alguns casos, até desistimos do programa de lazer para proteger a nossa saúde e o bem-estar. E não estamos enganados: dependendo dos elementos acumulados na região, é possível que as bordas sujas colaborem para a transmissão de bactérias.
Já em condições mais simples, esse detalhe também compromete todo o visual da piscina, que passará a transmitir uma sensação de estar inapta ao uso. Logo, para que a sua piscina permaneça completamente limpa e própria para o lazer, é necessário que a sua higienização seja composta por algumas etapas, como:
Com todas essas informações em mente, chega a hora de aprender como fazer a limpeza da borda da piscina de um modo prático, acessível e eficiente. É só seguir as recomendações a seguir.
Ao escolher o limpa-bordas, prefira as versões com ação biodegradável, que são inofensivas ao meio ambiente. Ainda é indicado investir nas fórmulas que formam menos espuma para não interferir na qualidade da água.
Quer mais uma dica interessante? Evite postergar a limpeza da borda da piscina. Quanto mais você adiar esse cuidado, maior será o nível de dificuldade na próxima higienização.
Ao ignorar o problema, você aumentará as chances de acumular mais oleosidade e sujeira na superfície. Em certas situações, esse detalhe também pode acabar desequilibrando o pH da água. Ou seja, a indicação principal é realizar essa atividade sempre que for limpar o restante da piscina — periodicidade equivalente a trinta dias. Anote na agenda!
Viu só? Com essas dicas exclusivas, temos certeza de que você conseguirá limpar a borda da piscina corretamente.
Caso tenha gostado da leitura e queira continuar aprofundando-se nesse universo, aproveite para conferir o nosso artigo sobre os três erros na manutenção de piscinas que é necessário evitar.