VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Com este clima cada vez mais quente no Brasil, você quer aproveitar as estações de temperatura mais amena para construir a sua piscina e se preparar para o próximo verão? Ou, quem sabe, pensar em algo novo para o seu clube, parque ou hotel, que deixe os clientes ainda mais satisfeitos no verão que se aproxima? Então, antes de construir, conheça a nova moda: a piscina personalizada!

Se nadar já é prazeroso, imagina em uma piscina diferente e bonita? Você pode aproveitar para reforçar uma marca, combinar cores, inovar no deck, usar diferentes desenhos… tudo para deixar uma boa impressão nos frequentadores!

Mas, afinal, você sabe como fazer uma piscina personalizada? Não se preocupe, é fácil! Continue lendo e confira as nossas dicas.

Iluminação

Para quem gosta de banhos noturnos, uma boa iluminação é fundamental. Não só pelo efeito aconchegante e acolhedor, mas também pela garantia de segurança a todos.

Os refletores em LED são perfeitos para isso, tanto os tradicionais quanto os coloridos. Inclusive, existem hoje modelos que alternam cores e que podem ser acionados por controle remoto. Você também pode optar por uma iluminação simétrica ou flutuante — como bolas feitas em PVC, por exemplo.

Se você se preocupa com a segurança dessa iluminação na piscina, saiba que existem ótimas formas de utilizar esse recurso. A fibra ótica, por exemplo, é uma opção moderna que vem sendo bastante utilizada.

Ela pode ser subaquática ou perimetral (se estendendo pela borda da piscina). Você também pode usá-la em pontos isolados, imitando o piscar dos vaga-lumes, ou aplicá-la em uma cascata, com mudanças de cores. E não se preocupe: todas essas opções são seguras e não oferecem nenhum risco de choques, desde que bem instaladas por profissionais do ramo.

Seja como for, essa iluminação deve ser suave, para não ofuscar a visão. Lembre-se: quanto mais claro for o revestimento, mais intenso será o efeito da luz. E, para proporcionar ainda mais conforto aos usuários, complemente as luzes com a climatização da piscina! Assim, as pessoas poderão nadar mesmo com temperaturas mais amenas.

Formato

Hoje em dia há muito mais formatos de piscina dos que as tradicionais formas geométricas quadradas, retangulares, redondas e ovais, com borda marcada ou infinita. Ela pode, por exemplo, ter curvas que aproveitem ao máximo a área disponível e acompanhem o desenho do seu terreno. A escolha vai depender do espaço existente e do uso que será dado à piscina.

Se a intenção é fazer treinos de natação, ela deverá ser retangular e extensa. Já se a finalidade for entretenimento mesmo, ela pode ser redonda, oval ou ter formatos únicos — como um violão ou um símbolo do infinito, por exemplo. E não precisa ser muito grande, pois o ideal é que ela seja adequada à decoração e ao espaço. Então, use a imaginação!

Desenhos

Você também pode escolher o desenho que mais combinar com a sua área de lazer, aplicado aos mais diversos tipos de materiais. Piscinas de vinil, por exemplo, vêm hoje recordadas e estampadas ao gosto do cliente; as de azulejo ou pastilhas podem ter formatos diferenciados e mosaicos; as de fibra recebem adesivos. Enfim, existe uma série de possibilidades!

Em clubes esportivos, é bem comum fazer uma aplicação com o escudo do time no fundo da piscina. Assim, o símbolo pode ser visto de cima e de longe. Já em ambientes particulares, uma ideia é aplicar o brasão da família ou algum desenho de que todos gostem.

Em piscinas infantis, é possível reproduzir o fundo do mar, deixando-o em 3D, para torná-las ainda mais divertidas. Imagine um monte de peixes, corais, estrelas-do-mar, ouriços e outros encantos pintados no fundo da piscina? Dá até para brincar de mergulhador!

Minimalismo

Bastante comuns em apartamentos de cobertura, as piscinas minimalistas estão em alta, pois são facilmente integradas aos projetos arquitetônicos cada vez menores. Nesses casos, a beleza está nos detalhes do acabamento:

  • o revestimento da parede, em pedra natural ou madeira;
  • o deck com poucos elementos, apenas mesas, guarda-sóis, cadeiras e espreguiçadeiras;
  • uma piscina em desenho simples e quadrado; etc.

No geral, quem opta por essa estilo de decoração quer apenas conforto e relaxamento nos dias quentes, mas sem abrir mão da elegância.

Paisagismo

O paisagismo é um belo complemento à área externa. Ter um pouco de vegetação ao redor da piscina traz frescor e beleza, integrando o entorno ao projeto. Caso não haja muitas plantas, grama ou árvores por perto, tente inserir alguns vasos no deck. Apenas opte por plantas que não costumam soltar folhas com facilidade, para evitar sujar a água, e que sejam resistentes.

Powered by Rock Convert

Aliás, o próprio deck faz parte do paisagismo! Se for feito de madeira ou pedras, por exemplo, ele é capaz de tornar o espaço mais rústico. Você pode construir uma piscina natural aproveitando as rochas do terreno e até criar pequenas cascatas. O importante é que o revestimento combine com o restante da decoração.

Muitas vezes, por outro lado, para personalizar uma área e deixá-la moderna bastam alguns detalhes bem escolhidos.

Uma parede verde ao fundo já é capaz de valorizar o espaço e a integração com a natureza. Você também pode montar um jardim vertical, de flores ou temperinhos perfumados. E, para deixar esse espaço ainda mais relaxante, inclua poltronas, futons, espreguiçadeiras, mesinhas e outros móveis, também de acordo com o resto do estilo.

Transparência

As piscinas de vidro transparente chegaram com tudo. Elas deixam o lugar sofisticado e atraem olhares, além de combinarem com qualquer tipo de decoração.

O mais interessante do material é que ele permite a quem está do lado de fora ver a escada, o mergulho e todos os movimentos de quem está dentro d’água. Assim como quem está mergulhando enxerga tudo que está fora da água.

Essa tecnologia foi importada da Austrália por algumas empresas brasileiras e funciona como um aquário gigante, que mistura de partes de alvenaria e vidro. Infelizmente, o seu custo ainda é alto, mas se pode investir e quer se diferenciar, tenha certeza de que terá um produto bastante atrativo!

Cor

Em contraponto à piscina transparente, também cresce o mercado de modelos coloridos. Nesse caso, podem ser utilizados azulejos de vidro e fibra ótica. A tecnologia é ideal para hotéis, onde o hóspede pode controlar as cores e os tons — alguns já a utilizam até em pequenas piscinas dentro dos quartos.

Existem também pastilhas de cores diferentes do azul, como laranja, verde, vermelho e até preto, que podem ser usadas de acordo com o que mais combinar com o restante do lugar. Mas é possível ir além, criando mosaicos com várias cores de pastilhas, personalizando ainda mais a piscina.

Outra opção é colorir a água com corantes orgânicos, que não causam nenhum dano à saúde, mesmo se engolidos, e nem mancham as roupas. Nesse caso, é interessante procurar entender como fazer uma piscina usando o que cada cor representa, antes de escolher o corante. Algumas podem dar sensação de relaxamento, ao passo que outras são mais vibrantes.

Diversão

Relaxar é fundamental, mas o lazer também importa quando o assunto é piscina. Então, para clubes e lugares frequentados por crianças, é interessante incluir alguma diversão a mais, como:

  • tobogãs;
  • trampolins;
  • chafarizes;
  • chuveirinhos;
  • pequenas cachoeiras e outros elementos que garantam horas de brincadeiras.

Antes de instalar, porém, verifique se todos os materiais e equipamentos são seguros e atendem às normas regulamentares. Escorregadores, por exemplo, devem ser bem fixados para não se soltarem. Lembre-se: a segurança da sua família, amigos, hóspedes e clientes deve vir em primeiro lugar.

Bar molhado

Já que falamos em diversão e em receber os amigos, que tal investir em um bar molhado? Afinal, muitas pessoas adoram bebericar alguma coisa à beira da piscina, seja um coquetel, seja uma água de coco ou um suco geladinho.

Nesse modelo de bar, os bancos ficam imersos e podem ser coloridos e iluminados para deixar a decoração moderna e interessante, e o balcão fica acima do nível da piscina, com as bebidas à disposição. Inclua uma cobertura de palha ou outro material natural, para manter o local à sombra.

Ilha

Como fazer uma piscina do zero dá certa liberdade, se você tiver espaço disponível pode ser uma boa ideia acrescentar uma pequena ilha no centro dela! Isso dá um charme tropical ao lugar. Você pode criar um jardim, ou plantar apenas uma palmeira para remeter às ilhas desertas. Se ela for um pouco maior, pode até abrigar espreguiçadeiras, para as pessoas relaxarem após o mergulho.

Integração com espaço gourmet

É acada vez mais comum a integração da piscina com o espaço gourmet, esse local preferido de muita gente. Assim, as pessoas se divertem à beira da piscina, enquanto o chef prepara uma deliciosa refeição para todos! Essa integração pode ser feita em residências particulares ou condomínios, o que vai agradar em cheio os moradores.

E aí, algumas dessas ideias conseguiu inspirar você a criar o seu projeto de piscina? No aplicativo Pinterest você pode encontrar uma série de opções para inspirá-lo ainda mais! Entretanto, aqui vai um alerta importante: não saia por aí fazendo tudo sozinho. Busque apoio nas melhores empresas e profissionais do mercado sobre como fazer uma piscina personalizada que seja não só agradável e bonita, mas segura.

E agora, se você gostou deste artigo e quer saber ainda mais sobre como manter e tratar piscinas, garantir momentos de lazer sem grandes investimentos e outros assuntos relacionados, assine a nossa newsletter! Assim, você receber nossos materiais informativos em primeira mão.

Powered by Rock Convert