VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL Loja Virtual de Piscina Loja Virtual de Piscina

Já mostramos aqui no blog diversas orientações para que você aprenda como cuidar da sua piscina. Mesmo que você esteja por dentro do assunto, às vezes, um problema pode trazer muita dor de casa: o barulho da casa de máquinas.

Pensando nisso, resolvemos listar várias formas de superar esse obstáculo. Algumas medidas simples são suficientes para deixar tudo em ordem. Quer saber como?

Então, continue acompanhando este artigo e conheça as nossas orientações!

Afinal, o que é motobomba da piscina?

Tem como objetivo promover a circulação forçada da água. Muitas pessoas definem o filtro como o pulmão da piscina; já a motobomba, podemos considerá-la como o coração.

Ela deve estar situada abaixo do nível de água da piscina para evitar a entrada de ar no sistema.

Como lidar com o barulho da casa de máquinas?

Agora que você já sabe o que é motobomba, continue acompanhando este artigo e descubra como lidar com esse barulho.

1. Identifique a causa do barulho

Para tentar resolver o problema, primeiro, temos de descobrir o motivo pelo qual está ocorrendo o barulho da casa de máquinas.

Geralmente, o ruído é oriundo de vibração. Se esse for o seu caso, basta colocar uma plataforma simples para amortecer sua base.

2. Derrube o bloqueio

Um dos problemas que afeta a casa de máquinas é a cavitação, que ocorre no interior das bombas de água, especialmente quando ela funciona com pouca ou nenhuma água.

Aqui, o ideal é observar se há algum empecilho prejudicando a passagem da água na tubulação de sucção. Para se ter uma ideia, uma série de fatores pode resultar nesse tipo de fenômeno, entre os quais:

  • camisa;
  • crianças brincando com a sucção de água;
  • sacolas plásticas.

3. Combata a cavitação

Precisamos falar novamente sobre a cavitação. Ela pode ser causada pela falta de aperto na tampa do pré-filtro da bomba.

A sua bomba está gritando ou fazendo muito barulho? Às vezes, o problema pode ser nos rolamentos. Eles são essenciais em motobombas, têm um tempo finito e quando começam a geral qualquer tipo de ruído, não há dúvidas: é hora de fazer a substituição.

A boa notícia é que as peças são baratas. Por outro lado, dá um pouco de trabalho para remover a motobomba, desmontá-la e trocar as peças.

4. Limpe os cestos

Você já verificou como está o cesto da bomba e o cesto do skimmer (ou coador)?

Quando eles estiverem cheios de detritos, o motor da bomba trabalha mais do que o normal para puxar a água da piscina, com o intuito de empurrá-la ao filtro. Essa sobrecarga é responsável pelo barulho da casa de máquinas. Portanto, mantê-los limpos é essencial.

5. Eleve o nível de água da piscina

Uma ótima solução contra os barulhos é aumentar o nível de água da piscina. Quando ela está abaixo da metade da placa do skimmer, o ar pode entrar no sistema de filtração da piscina.

O ar bloqueia o vácuo da bomba, que é responsável por filtrar a água. Com esse cenário, há mais pressão sobre a bomba da piscina, fazendo com que ela trabalhe mais e consequentemente faça muitos barulhos.

6. Coloque uma porta de isolamento acústico

Você já parou para pensar o quanto um ruído fora de controle pode ser prejudicial para a sua saúde? Para se ter uma ideia, o alto volume pode gerar perda de audição, zumbidos, ansiedades, nervosismo e até impotência sexual. Então, não deixe que o barulho da casa de máquinas da piscina atormente a sua vida.

Para evitar grandes problemas, invista em um isolamento acústico. Dessa forma, tanto você como a sua família terão uma vida muito mais tranquila.

7. Solicite ajuda a um técnico, caso não tenha conhecimento

Quando o barulho da casa de máquinas da piscina começa a incomodar, geralmente, muitas pessoas optam por solucionar o problema. No entanto, caso você não tenha conhecimentos suficientes sobre os processos, recomendamos que você não siga o mesmo procedimento. Afinal, somente profissionais especializados estão preparados para resolver a situação.

A vontade de eliminar o barulho pode resultar em graves acidentes e até mesmo outros problemas nos equipamentos. Às vezes, o custo com um técnico pode trazer mais benefícios do que prejuízos no futuro. Pense nisso!

8. Invista em bombas modernas

De todas as sugestões citadas acima, acreditamos que essa é uma das mais importantes. No mercado, é possível encontrar bombas que têm o poder de reduzir o ruído no seu funcionamento, como a Alaska Plus.

Esse modelo é durável e bastante confiável. A sua fabricação possui componentes resistentes à oxidação, eixo do motor em aço inoxidável e rolamentos blindados em que não há necessidade de lubrificá-los.

Para completar, seu corpo termoplástico é resistente a temperaturas extremas e a corrosão. Entre em contato com uma empresa especializada e busque mais informações.

Como evitar novos barulhos na casa de máquinas?

Para que esse tipo de ruído não atrapalhe novamente o seu sossego, siga abaixo algumas orientações para que a casa de máquinas funcione corretamente:

  • limpe o cesto do pré-filtro com frequência;
  • evite que a motobomba trabalhe sem água, pois isso danifica o selo mecânico e o rotor;
  • quando a motobomba estiver funcionando, mantenha os registros abertos.

Antes de terminar este artigo, gostaríamos de deixar uma informação muito importante: não se esqueça de fazer a manutenção da sua piscina. Além da limpeza, analise se todos os equipamentos estão funcionando corretamente. Dessa forma, você não será surpreendido por aquele barulho desagradável, não é mesmo?

Durante toda a vida útil da piscina, a casa de máquinas deve funcionar corretamente, pois ela garante uma boa filtração e mantém o sistema de circulação em ótimo estado.

Agora que você já sabe como lidar com o barulho da casa de máquinas da piscina, acreditamos que o seu ambiente estará muito mais tranquilo para você curtir um momento de lazer da melhor forma. Porém, se ainda surgir alguma dúvida, não deixe de compartilhar a sua pergunta nos comentários; talvez, ela pode ajudar outros leitores!

Powered by Rock Convert

POSTS RELACIONADOS


Share This